Depois de um ano de relações sexuais regulares sem alcançar a gestação, já se pode suspeitar de alguma alteração. Caso a mulher já tenha mais de 35 anos, o ideal é investigar com seis meses de tentativas.
A espécie humana não tem um alto poder reprodutivo, fala-se de 25% de chance de gravidez na relação sexual mantida durante a ovulação de uma mulher. Aproximadamente 1 em cada 6 casais em idade fértil sofre com a infertilidade. Esse parâmetro é para mulheres com menos de 35 anos; a partir dessa idade o potencial reprodutivo diminui e, depois dos 40 anos, a possibilidade de gravidez por mês é inferior a 10%.
O diagnóstico para identificar a causa de infertilidade inclui histórico clínico e exames tanto do homem quanto da mulher.
No caso da mulher, os exames básicos são os hormônios, a ultrassonografia e a histerossalpingografia, mas, dependendo de cada caso outros exames podem ser solicitados. Para completar o diagnóstico será necessário avaliar também o homem, através da análise seminal, também conhecido como espermograma.
Este guia é destinado para homens e mulheres que querem realizar o sonho de aumentar a família e muitas vezes são acometidos pela dificuldade de engravidar. Muitas pessoas não sabem que a infertilidade pode ser masculina, ou de ambos.
Baixe agora nosso guia gratuitoA esterilidade é a incapacidade de um indivíduo ou de um casal conceber. A infertilidade é a dificuldade de alcançar a gestação por algum problema no sistema reprodutor do homem, da mulher, ou de ambos.
O período fértil da mulher acontece no meio de cada ciclo, por volta do décimo-quarto dia num ciclo de 28 dias. Está comprovado que 24 horas depois da ovulação a temperatura basal sofre um aumento. Este sintoma constitui a base do método de controle que permite saber quais os dias em que se ovula.
O ideal é que se mantenha uma relação sexual no período fértil em dias alternados.
Dar esse tempo entre uma relação e outra é importante por que quando o homem passa de 1 a 3 dias sem ejacular, o homem garante melhor qualidade seminal, ou seja, espermatozoides maduros e fortes, com maiores chances de gravidez.
Outra coisa é que o espermatozoide sobrevive até 72h dentro do útero, podendo acontecer a gravidez mesmo em um dia que houve relação sexual. E o óvulo pode sobreviver até 24h no útero.
É um centro médico especializado em tratamentos e técnicas de reprodução humana, que possui pessoal específico altamente preparado, bem como as mais modernas tecnologias.
Apesar de não existir uma idade legal que impeça um casal de tentar ter um bebê, o Conselho Federal de Medicina por meio da resolução CFM2013 determina 50 anos a idade limite para submeter-se a um tratamento de reprodução assistida para evitar riscos para mãe e filho.
Infertilidade primária é quando o casal ainda não tem filho e não consegue engravidar após um ano de tentativas sem proteção. Já a infertilidade secundária é quando o casal já tem pelo menos um filho e não consegue engravidar novamente.