O excesso de peso pode ser um obstáculo para conseguir a gravidez. Por isso, antes de iniciar um tratamento de reprodução humana, os ginecologistas recomendam um plano de redução de peso onde o esporte e uma dieta equilibrada são o alicerce para conseguir atingir a meta. Inclusive, a obesidade influencia negativamente em todos os aspectos relacionados com a fertilidade. As mulheres com excesso de peso ou obesidade demoram mais tempo para conseguir engravidar e sofrem um risco 3 vezes maior de não conseguir a gravidez quando comparadas com as pessoas dentro do IMC ideal. As taxas de abortamento e riscos de complicações com o feto também são superiores quando existe um problema de excesso de peso, sem contar que a resposta ovariana aos medicamentos de estimulação é mais baixa e as taxas de implantação e gestação em tratamentos de reprodução assistida são inferiores.
A redução de peso para quem quer engravidar não pode ser restritiva em nutrientes, por isso a melhor solução é uma alimentação saudável e variada e uma atividade física que queime calorias. É muito importante escolher uma atividade física que você goste para não desanimar. Isto não significa que no começo você terá preguiça e terá que fazer certo esforço de disciplina para cumprir com este compromisso que você está estabelecendo com você mesma, mas vale a pena!
Se você está acima do peso ideal (IMC 25) e quer enfrentar uma maternidade sem riscos, apresentamos 10 benefícios de correr para uma mulher.
- Emagrece
Correr é uma das atividades que consome mais quantidade de calorias. Durante a corrida, o corpo se alimenta da energia da glicose e da gordura, em seu lugar você vai ganhando músculos.
- Salva vidas
Está comprovada a relação entre o risco de sofrer um infarto com o diâmetro da cintura. Uma pessoa com pouca ou nenhuma barriga reduz ao mínimo as possibilidades de sofrer um ataque cardíaco.
- Músculos e ossos mais fortes
Sem exercício, os ossos e músculos enfraquecem e se deterioram progressivamente. Uma atividade física de intensidade meia-alta, como correr vários dias da semana contribui com o fortalecimento da musculatura e ossos de todo o corpo.
- Previne enfermidades
Correr aumenta o colesterol bom e reduz o risco de coágulos, além de melhorar a eficiência dos pulmões em aproximadamente 50%. Além disso, correr mantém a elasticidade das artérias protegendo o corpo do colesterol e também da arteriosclerose.
- Regula os sistemas internos
Praticar “running” contribui a estabilizar a digestão e o sono, controlar melhor o apetite e horas de refeições.
- Evita problemas menstruais
Sair para correr periodicamente não apenas evita, mas também reduz as dores menstruais e a TPM. Para quem tem um ciclo muito irregular, a prática do esporte ajuda a regular porque estimula o sistema hormonal. Na menopausa o exercício também é uma excelente terapia para combater os sintomas desta fase, além de ajudar a controlar o típico aumento de peso e mudanças de humor que chegam com ela.
- Reduz o estresse
Um dos grandes benefícios de correr e de outros esportes do gênero é a descarga de energia e eliminação de pressões e tensões acumuladas. Consequentemente o estresse e doenças causadas pelo estresse podem ser prevenidas.
- Melhora a flexibilidade e a coordenação
Com a corrida, a flexibilidade do corpo aumenta e a coordenação é potencializada. Dois elementos fundamentais para garantir uma vida cômoda e auto-suficiente quando estiver na chegando na terceira idade.
- Estiliza
Este exercício é eficaz para trabalhar principalmente a parte inferior do corpo: Pernas e glúteos. Também ajuda a melhorar a postura, alonga a lombar, fortalece braços, ombros e abdominais.
- Fortalece sua determinação e mente
O esporte ajuda a fortalecer a mente, estimula a determinação e disciplina. Você vai se sentir mais motivada e disposta para encontrar e superar desafios.