Inseminação Artificial (IA)

O objetivo da Inseminação Artificial (IA) é respeitar o máximo possível o ambiente natural dos gametas, promovendo assim a fertilização. Essa técnica consiste em colocar uma amostra de sêmen, previamente preparada em laboratório, dentro do útero da mulher, a fim de aumentar o potencial do sêmen e as possibilidades de fecundação do óvulo.

Inseminação Artificial (IA)
play_arrow https://img.youtube.com/vi/dAxYjDWNRi0/0.jpg

A inseminação artificial é um tratamento de reprodução assistida de baixa complexidade. Consiste na introdução de uma amostra de sêmen, do parceiro ou de um doador, no útero da mulher.

Com este procedimento, as chances de gravidez aumentam em comparação à relação sexual por vários motivos:

  • A amostra de sêmen é processada em laboratório: para selecionar apenas os espermatozoides móveis capazes de fertilizar o óvulo.
  • É necessário realizar a estimulação ovariana, que tem como objetivo o desenvolvimento de vários folículos ovarianos; dessa forma, o crescimento e a maturação dos folículos são controlados por medicações, o que aumenta as chances de gravidez.
  • A amostra é depositada no útero aproximadamente no momento em que o ovário libera um ou dois óvulos para serem fertilizados.
  • O procedimento é programado para que ocorra no momento ideal de crescimento e maturação dos óvulos.

Em que casos é indicado?

A inseminação artificial pode ser realizada com uma amostra de sêmen do parceiro ou de um doador e é indicado nos seguintes casos:

Mulher sem parceiro

  • Com boa reserva ovariana
  • Com alterações na ovulação
  • Com alterações no colo do útero

Casais heterossexuais

  • Com alterações na ovulação
  • Com alterações no colo do útero
  • Com alterações leves e moderadas no sêmen
  • Portadores de doenças genéticas que não podem ser estudadas no embrião

Casais de mulheres

  • Com boa reserva ovariana

Procedimento da inseminação artificial

Estimulação ovariana
PASSO 1

Estimulação ovariana

Com o início do tratamento - que é marcado pelo ciclo menstrual da mulher - começa a estimulação ovariana, que dura cerca de 10-12 dias. Esse estímulo aumenta as chances de sucesso, já que a mulher, naturalmente, só produz um óvulo em cada ciclo menstrual, garantindo assim o desenvolvimento de um ou dois.

Preparação Folicular / Controle
PASSO 2

Preparação Folicular / Controle

O especialista monitora de perto a estimulação por meio de exames de ultrassom e exames de sangue. Assim que os folículos atingirem o número e tamanho adequados, deve-se administrar uma dose do hormônio hCG para induzir a ovulação e, 36 horas depois, é programada a inseminação artificial.

Preparação da amostra de sêmen
PASSO 3

Preparação da amostra de sêmen

No dia da inseminação, no laboratório de Andrologia da clínica IVI, a amostra de sêmen é preparada para otimizar sua qualidade e assim aumentar as chances de fertilização. Se o sêmen for do parceiro, o homem deve coletar a amostra na própria clínica, cerca de 2 horas antes do tratamento. Essa preparação permite que nossos andrologistas selecionem e concentrem os espermatozoides com melhor mobilidade, descartando aqueles que estão mortos, imóveis ou se movendo lentamente.

Inseminação
PASSO 4

Inseminação

A inseminação artificial é realizada em consultório, sem sedação e sem a necessidade de centro cirúrgico. Após a colocação do espéculo, a amostra de sêmen é introduzida no útero por meio de uma cânula. Após esse processo, e após alguns minutos de repouso, nossos especialistas informam sobre a data ideal para realizar o teste de gravidez de sangue, que geralmente é de 14 a 15 dias após a inseminação. Os especialistas do IVI recomendam levar vida normal durante esse período, evitando apenas atividades de alta intensidade.

Resultado do beta/ acompanhamento gestacional
PASSO 5

Resultado do beta/ acompanhamento gestacional

Se o resultado for positivo, 20 dias depois é realizada uma ultrassonografia de controle, na qual é confirmado o saco gestacional. Depois de receber alta, você deve iniciar o pré-natal com o obstetra de sua preferência.

Por que IVI?

badge

Experiência

Há mais de 30 anos oferecendo as melhores técnicas de reprodução assistida

microscope

Investigação

Investimos em investigação para que ser mãe te custe menos


Solicite mais informação sem compromisso

Você também pode nos ligar gratuitamente em +55 71 3014-9999
Descripció imatge

Baixe nosso guia sobre Inseminação Artificial

Tire suas dúvidas sobre o Tratamento de Inseminação Artificial neste Guia que preparamos especialmente para você.

Obrigado por baixar o guia.
Você receberá o guia por e-mail em breve.

Enviando
Enviado

Perguntas frequentes

Homens com qualidade seminal inadequada ou diminuída.

É um procedimento minimamente invasivo e não doloroso; o desconforto pode ser semelhante ao de um exame preventivo. Pode haver algumas cólicas, mas geralmente está mais relacionado à ovulação do que à própria inseminação.

O número depende das características de cada mulher ou casal. O número máximo é geralmente 4, mas em algumas ocasiões recomendamos ir para a fertilização in vitro com menos de 4.

 

Uma vez que o sêmen é depositado no útero, ele não vaza. No entanto, pode haver aumento de umidade após o procedimento porque o cateter solta o muco do colo do útero e permite que ele flua para fora.

A presença de 2 a 3 folículos oferece a melhor chance de engravidar, enquanto um número maior simplesmente aumenta o risco de múltiplos.

Com o início do tratamento, que é iniciado pelo ciclo menstrual da mulher, inicia-se a estimulação ovariana, que dura aproximadamente 10 dias. Assim que o folículo atinge o tamanho adequado, a ovulação é induzida e a inseminação é agendada 36 horas depois. No total, todo o processo dura cerca de 12 dias.

A inseminação artificial é um procedimento que é realizado no consultório e que não necessita de centro cirúrgico. Após a realização da inseminação a mulher deve descansar por 15-20 minutos para maior conforto e tranquilidade. Depois de sair da clínica, você pode levar uma vida normal.

O tratamento e acompanhamento pode ser realizado na própria clínica IVI.

Informações sobre nossos planos e valores você pode obter em nossa central de atendimento: 71 3014-9999

Conheça nossa clínica IVI em Salvador

Conheça nossa clínica IVI em Salvador

Plano IVI com você

Sabemos que muitas vezes o caminho é árduo e longo, e através desse programa, você pode obter condições especiais.

Plano IVI com você
Voltar ao topoarrow_drop_up