junho 15, 2016

Candidíase vaginal pode causar infertilidade?

Candidíase é uma infecção vaginal que provoca um corrimento esbranquiçado, além de outros fatores que vamos comentar nesse post. Esta infecção é provocada por um fungo que habita naturalmente a flora vaginal e também pode existir na boca e aparelho digestivo, porém por algum desequilíbrio ou baixa imunidade, o fungo ganha força para multiplicar-se e provocar os sintomas. Sua relação com a infertilidade é pequena, mas deve ser tratada.

Se você tem candidíase, não sinta vergonha, pois estima-se que cerca de 75% das mulheres em algum momento da sua vida terão ao menos um episódio dessa micose. Consulte seu ginecologista para fazer o tratamento; ele receitará uma medicação via oral ou local que irá solucionar o problema rapidamente.

Sintomas da Candidíase:

  • Corrimento esbranquiçado;
  • Coceira;
  • Ardores na região vulvar;
  • Coloração vermelha na vagina.

Como é diagnosticada a Candidíase?

Pode ser identificada no Papanicolau, mas o ginecologista é capaz de reconhecer a candidíase no próprio consultório pelos sintomas e aspecto da área afetada.

A candidíase pode ser transmitida sexualmente?

Sim, no entanto a Candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível, pois na maioria das vezes irá manifestar-se pela multiplicação do fungo que já está presente no organismo.

Fatores que provocam a candidíase:

Uso de antibióticos: Os antibióticos por combater as bactérias, costumam causar um desequilíbrio nas defesas do corpo, o que pode provocar o desequilíbrio da flora vaginal e permitir a multiplicação do fungo da cândida.

Deficiência imunológica, que pode ser provocada por uma baixa imunidade ou algum medicamento imunossupressor.

Roupas que facilitem a multiplicação do fungo: Como por exemplo ficar com o biquíni molhado, usar roupas de lycra ou muito apertadas que aumentem a temperatura vaginal.

Duchas vaginais em excesso desregulam as defesas próprias da vagina, por isso não são recomendáveis. Evite também sabonetes com pH alcalino na região.

Diabetes: Os diabéticos têm mais facilidade de desenvolver a candidíase.

Gravidez: Por causa da temperatura do corpo, as gestantes têm um risco maior de desenvolver candidíase.

Candidíase e infertilidade. Qual é a relação?

Uma consequência da candidíase é a alteração do pH da região íntima. Ocasionalmente isso pode provocar que o ambiente seja hostil para os espermatozoides. Além disso, durante o tratamento com uso de antifúngicos e cremes vaginais, os espermatozoides terão mais dificuldades de movimentação para chegar ao óvulo.

Após o tratamento da candidíase, qualquer dificuldade que poderia estar dificultando a gravidez terá desaparecido.

Quanto melhor a saúde, melhor a fertilidade

Estar em plena saúde não evita todas as causas de infertilidade, mas certamente diminui o risco e facilita o tratamento. Por isso, sempre que notar que algo não vai bem com seu corpo, consulte um médico para solucionar qualquer desequilíbrio que afete seu bem-estar.

 

Solicite a sua primeira consulta:

12 Comentários

  • Marcelo Faustino da,silva says:

    Minha esposa tem. 19 anos e já teve infecção urinária e vaginal e agora quer engravidar será que ela consegue?

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Marcelo,

      A infecção urinária e vaginal de forma geral não impediria a gravidez. Para tirar as dúvidas é possível fazer uma avaliação da fertilidade com o próprio ginecologista.

  • marcia joao says:

    gostei das dicas

  • Bruna says:

    Tenho um filho d 11 anos e há seis anos q tento engravidar d novo. Recentemente consegui mas tive um aborto espontâneo com menos d oito semanas. Será q tem haver c a candidíase q tenho há anos e ñ consigo ficar curada?

    • Blog.BR says:

      Olá Bruna, a infecção por candidíase tem uma relação pequena com a fertilidade, mas deve ser tratada antes de engravidar. Outros fatores que podem interferir para a demora em obter a gestação é a idade superior a 35 anos e até mesmo fatores masculinos. Tudo isso precisa ser avaliado por um especialista em reprodução humana.
      É importante que vocês consulte o médico o mais rápido possível, pois 6 anos de espera é um tempo muito longo e o aumento da espera pode agravar alguma obstrução que ainda não foi identificada.
      Estamos à disposição!

  • Aline santos says:

    A mais de 7 meses to tentando engravidar e não consigo e estou com candidiase será que é por isso que não estou conseguindo?

    • Blog.BR says:

      Olá Aline, a candidíase não irá influenciar. No entanto, pessoas totalmente férteis podem demorar até um ano para conseguir engravidar mesmo sem ter nenhum problema. No entanto, se você tiver mais de 35 anos, é recomendável fazer um checkup da fertilidade para estar mais tranquila e também para que no caso de existir qualquer obstáculo, você possa solucionar rapidamente e conseguir engravidar.

  • rosi says:

    Mantive relação com camisinha horas depois senti uma grande ardência na vagina ,no FIA seguinte tava com fungos e hj to com um corrimento esverdeado com mal cheiro ,pode ser da camisinha ??

  • Eliane says:

    Estou com candidiase e meu marido também isso impede deu engravidar?
    Y

  • Adriane Lino dos Santos says:

    Tento engravidar a quase 4 anos mais não consigo, estava com infecção vaginal, passei pomada e não está mais me dando mal odor, porém o corrimento branco parece leite coalhado aumentou depois do tratamento, pode ser candidiase?
    Esse é contínuo só não tenho quando estou mentruada.
    E devido esse corrimento minha vaginal não fica lubrificada por dentro, será que é por isso que não consigo engravidar?
    Mexe com eu ph .
    Lembrando que já fiz tratamento para candidiase e infecção vaginal.
    Por que eu não saro?

    • Luciana says:

      Bom Dia. Todas as questões médicas, recomendamos que você pergunte ao médico na consulta. Se você estiver interessado pode ligar para 71 3014 9999. Atenciosamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up