Ter o ciclo regular normalmente é um sinal de fertilidade. Lembrando que a regularidade do ciclo menstrual é medida quando a mulher não está tomando anticoncepcionais, já que neste caso o ciclo é regulado pela dosagem da pílula. No entanto, a menstruação regulada não necessariamente implica em ovulação regulada. Aqui você entenderá o porquê.
A menstruação regular demostra que a mulher está produzindo hormônios, porém nem sempre isso significa que a ovulação ocorreu. Ciclos de menstruação sem ovulação podem acontecer, prova disso é que 35% das mulheres em algum momento de sua vida terão ciclos de anovulação, ou seja, com ausência de ovulação.
O que é um ciclo regular?
É considerado um ciclo regular aquele com intervalos entre 21 e 35 dias, uma hemorragia normal (entre 20 e 60 mililitros) e uma duração aproximada de dois a cinco dias. Como é lógico, a regularidade implica que todos os meses o intervalo seja o mesmo. As irregularidades menstruais estão por trás 21% dos casos de infertilidade, sendo o problema ovulatório mais frequente (85% dos casos) a síndrome dos ovários policísticos.
Uma de cada 3 mulheres tem a menstruação irregular, mas a irregularidade menstrual nem sempre significa que a mulher terá problemas para engravidar, porém sempre é preciso consultar um ginecologista para comprovar os fatores que estão levando à irregularidade menstrual e solucionar algum eventual problema.
Como é possível um ciclo regular sem ovulação?
A ovulação não é apenas a produção de hormônios e a formação de folículos, que são uma espécie de capsulas que guardam os óvulos, mas também é a ruptura do folículo que, ao acontecer, libera o óvulo para a ovulação.
Durante o ciclo menstrual pode acontecer que o folículo se desenvolva normalmente e no momento da ruptura que libera o óvulo para a ovulação, esta ruptura não acontece. Este fenômeno é tecnicamente chamado de folículo não roto.
Mesmo em ciclos de folículo não roto a menstruação pode acontecer normalmente. Por isso, mulheres que não engravidam após um ano de tentativas, mesmo que tenham um ciclo regular, precisam realizar exames para constatar que a ovulação realmente está acontecendo.
Como saber se ovulei?
O controle para comprovar que houve ovulação pode ser feito através de uma ecografia (ultrassonografia). Através desse exame simples coberto pelo SUS e planos de saúde, o especialista poderá observar se houve a ruptura do folículo, que se detectada, será a evidência que a ovulação aconteceu.
Se a ovulação não está acontecendo, é preciso consultar um especialista em reprodução humana para investigar e tratar a causa de forma personalizada.
17 Comentários
Boa noite meu nome é Vanilda tenho 44 anos tenho um sonho grande que é ser mãe, ja engravidei 2 vezes tive um aborto e um parto prematuro de 5 meses de gestão a 10 anos atrás,daí fiquei com medo de tentar e me decepcionar novamente,por favor me ajuda,
A três dias mestruei gostaria de saber como esta minha ovulação e como será possível ser mãe
Bom dia sra. Vanilda. O ideal é realizar uma consulta com um especialista em reprodução humana assistida. Vários fatores serão investigados para indicar o tratamento mais adequado.