novembro 23, 2016

É possível ter ciclo regular e não ovular

Ter o ciclo regular normalmente é um sinal de fertilidade. Lembrando que a regularidade do ciclo menstrual é medida quando a mulher não está tomando anticoncepcionais, já que neste caso o ciclo é regulado pela dosagem da pílula. No entanto, a menstruação regulada não necessariamente implica em ovulação regulada. Aqui você entenderá o porquê.

A menstruação regular demostra que a mulher está produzindo hormônios, porém nem sempre isso significa que a ovulação ocorreu. Ciclos de menstruação sem ovulação podem acontecer, prova disso é que 35% das mulheres em algum momento de sua vida terão ciclos de anovulação, ou seja, com ausência de ovulação.

O que é um ciclo regular?

É considerado um ciclo regular aquele com intervalos entre 21 e 35 dias, uma hemorragia normal (entre 20 e 60 mililitros) e uma duração aproximada de dois a cinco dias. Como é lógico, a regularidade implica que todos os meses o intervalo seja o mesmo. As irregularidades menstruais estão por trás 21% dos casos de infertilidade, sendo o problema ovulatório mais frequente (85% dos casos) a síndrome dos ovários policísticos.

Uma de cada 3 mulheres tem a menstruação irregular, mas a irregularidade menstrual nem sempre significa que a mulher terá problemas para engravidar, porém sempre é preciso consultar um ginecologista para comprovar os fatores que estão levando à irregularidade menstrual e solucionar algum eventual problema.

Como é possível um ciclo regular sem ovulação?

A ovulação não é apenas a produção de hormônios e a formação de folículos, que são uma espécie de capsulas que guardam os óvulos, mas também é a ruptura do folículo que, ao acontecer, libera o óvulo para a ovulação.

Durante o ciclo menstrual pode acontecer que o folículo se desenvolva normalmente e no momento da ruptura que libera o óvulo para a ovulação, esta ruptura não acontece. Este fenômeno é tecnicamente chamado de folículo não roto.

Mesmo em ciclos de folículo não roto a menstruação pode acontecer normalmente. Por isso, mulheres que não engravidam após um ano de tentativas, mesmo que tenham um ciclo regular, precisam realizar exames para constatar que a ovulação realmente está acontecendo.

Como saber se ovulei?

O controle para comprovar que houve ovulação pode ser feito através de uma ecografia (ultrassonografia). Através desse exame simples coberto pelo SUS e planos de saúde, o especialista poderá observar se houve a ruptura do folículo, que se detectada, será a evidência que a ovulação aconteceu.

Se a ovulação não está acontecendo, é preciso consultar um especialista em reprodução humana para investigar e tratar a causa de forma personalizada.

Solicite a sua primeira consulta:

15 Comentários

  • SULEIMANA ABUDO says:

    tenho 3filho,e o meu ultimo filho tem 8anos nao consigo engravidar mais

    • Blog.BR says:

      Boa tarde Suleimana,
      Após um ano tentando engravidar, é importante que você e seu parceiro procurem um especialista em reprodução humana para avaliar a fertilidade do casal e, caso seja necessário realizar um tratamento.

  • elisa says:

    Boa tarde meu nome é elisa tenho 32anos e há um ano e meio estou tentando engravidar fiz cirurgia de miomectomia há dois anos também fiz histerossalpingografia agora o meu médico está induzido meu ciclo com premarim do segundo ao décimo segundo dia do ciclo e serofene do quinto ao nono e injeção de decedron no décimo terceiro gostargostaria de saber pois já estou no terceiro ciclo será que no terceiro ciclo meu corpo responderá melhor ao tratamento

    • Blog.BR says:

      Bom dia Elisa,
      Para responder sua pergunta é preciso estar acompanhando a evolução do seu tratamento, por isso a pessoa indicada para esta avaliação é o especialista que está acompanhando seu caso.
      boa sorte!

  • Joana says:

    Bom dia. Aqui Joana tenho 25anos, ha um ano que estou tentando engravidar, meu periodo é irregular e nao consigo fazer calculos do meu periodo fertil. Peco ajuda… No dia 26/03/2017 foi de 29 dias, no dia 15/04/2017 foi de 21 e este mes 11/05/2017 foi de27 dias…

    • Blog.BR says:

      Bom dia Joana, para saber se você está ovulando corretamente você precisa consultar um ginecologista especialista em reprodução humana. Ele te pedirá exames para comprovar que você está ovulando e inclusive para regularizar sua ovulação e assim te ajudar a engravidar.

  • Franciane de andrade quintas says:

    Ola qiero saber pra mim desceu dia 15 de julho e terminou dia 19 de julho mas ai nao tomei o remedio anticpcional agora desceu pra mim de novo dia 11 a 12 de agosto quero saber se a mestruaçao e de 15 em 15 dias ou menos de 15 e queria saber como faço pra ver os dias das ovulaçao e quais sao os metodos pra vir menos mestruaçao

  • Maria Helena says:

    Bom dia, preciso da vossa ajuda por favor tenho 25 anos a minha ultima DUM foi dia 1/3/2017 o meu ciclo as vezes dura 28,22 e ouve uma vez q durou 14 dias mas em média ele tem durado 22 dias. Mês de Abril e Maio a menstruação nao desceu procurei uma G.o no dia 10/5/2017 fiz um teste de sangue e resultado deu negativo, fiz uma eco. E detetaram um cisto de ovario direto. Entao a G.o mandou apanhar injeções de progesterona durante 3 dias 2 ampolas/dia. E a menstruação nao desceu então dia 29/05 voltei a G.o e ela mandou repetir as injecoes. No dia 17/5/2017 tive relacao desprotegida. Dia 03/7/2017 fiz uma eco. Bateu 9+2 fiz outra dia seguinte nouta clinica bateu 11+2 dia 21/7 fiz outra eco bateu 12+6 dia 25/7 fiz a ultra morfologica bateu 13+4 dia 22/8/2017 bateu 17+6 não sei qual ecografia está certa. Será q é possivel eu ter engravidar no dia 17/5 ou antes?por favor me ajudem.

  • Grazy says:

    Bom dia! Tenho um ciclo de 28 dias, minha ultima menstruação foi dia 28/08/2017 estaria fértil no dia 10/09/17 tive relação no dia 6 e estou grávida! É possível a ovulação ter adiantado?

  • francineth Baptista says:

    Boa noite , minha menstruação desceu dia 17 de setembro antes disso tive relação sexual do dia a 16 tenho possibilidadede engravidar?

  • Ana Flavia Junqueira says:

    Bom dia, Dra!
    Tenho 32 anos e estou tentando engravidar a mais ou menos 1 ano. Quando vi que talvez à espera poderia ser ainda maior, procurei um GO que me solicitou varios exames, entre eles o FSH e o AMH. Meu FSH deu 15,52 e o resultado do AMH 0,86, ou seja, ele decretou a menopausa precoce de cara. E sugeriu a inseminação. Porém, não consigo acreditar em menopausa, já que meu ciclo é super regular e não tenho nenhum sintoma que chegue perto desse diagnóstico. Há possibilidade mesmo de falência Ovariana mesmo menstruando?
    Obrigada desde já.

    • Blog.BR says:

      Olá Ana, sim é possível. Menstruar regularmente não é garantia de ovulação. Porém, você pode procurar uma segunda opinião para confirmar o diagnóstico.

  • jaine says:

    oi meu nome é jayne a exatamente 1 ano e 7 mês estou tentando engravidar…meu ciclo é regular ….

  • Vanessa moretti says:

    Oi meu nome e Vanessa faz um ano que tento engravidar e não consigo fiz TDS os exames TD ok só progesterona baixa tenhov2 filhos e so irregular

    • Luciana says:

      Bom Dia. Recomendamos que você tenha uma consulta com um médico especialista da IVI Salvador, que pode indicar a melhor opção para você. Se você estiver interessado pode ligar para 71 3014 9999. Atenciosamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up