A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o dia 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco. A luta contra o vício de fumar está dando frutos, campanhas de conscientização, regras de publicidade e a proibição de fumar em espaços públicos coincidem com a diminuição do consumo de tabaco no Brasil. O estudo sobre os anos de 2006 a 2012 realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP mostra bons resultados. Essas são boas notícias porque deixar de fumar, além de reduzir as mortes, também pode reduzir as dificuldades de gravidez, pois o consumo de cigarro está ligado à infertilidade.
O cigarro afeta a fertilidade do homem porque incide diretamente na qualidade do espermatozoide. Esta foi a conclusão da pesquisa coordenada pelo Dr. Sergio Soares, diretor da clínica IVI Lisboa. “As mutações no esperma podem ser transmitidas aos descendentes de forma permanente e irreversível, interferindo na composição genética e, portanto, podendo persistir nas gerações futuras do fumante” – alerta o especialista. Já não se pode dizer que o problema de fumar somente diz respeito ao fumante.
Em termos gerais, os efeitos do tabagismo na infertilidade podem ser revertidos após um ano livre do vício, melhorando a saúde em geral e também as possibilidades de sucesso de um tratamento de reprodução humana. Vale lembrar que o cigarro também prejudica a fertilidade da mulher, que é três vezes menor comparada com não fumantes.
Como parar de fumar naturalmente?
Parar de fumar é um passo importante e exige muita força de vontade e apoio psicológico. Se você está tentando deixar de fumar, veja a seguir algumas dicas que vão ajudar:
- Comece o dia com um pouco de atividade física;
- Evite bebidas como café e álcool principalmente nas primeiras etapas de desintoxicação;
- Escove os dentes imediatamente após as refeições, aumentando a sensação de frescor na boca e inibindo um pouco a tentação de fumar;
- Quando bater a vontade de fumar, tenha em mente seu principal motivo de abandonar o vício;
- Seja consciente que o desejo de fumar é grande no começo, mas diminuirá com o tempo, portanto quanto mais tempo sem fumar, mais fácil será para você;
- Dê pequenas recompensas para você mesmo para premiar sua disciplina
- Procure estar em ambientes onde não se pode fumar e quanto mais não fumantes tiver ao redor, melhor!