Com o verão pela frente temos muito que curtir, mas as grávidas devem ter cuidados especiais e algumas dúvidas são comuns, como por exemplo, se pode tomar sol ou banho de imersão. Estas e outras questões são respondidas aqui:
Exposição ao sol e a altas temperaturas:
- Durante a gravidez podem aparecer manchas escuras na pele, conhecidas como melasmas, devido ao aumento de alguns hormônios. Assim, é importante sempre utilizar protetor solar todos os dias para evitar que estas manchas escuras aumentem e continuem marcando o rosto depois da gravidez. Normalmente o protetor solar habitual pode ser usado na gravidez, mas se quiser tirar dúvidas específicas, peça orientação ao seu médico.
- No primeiro trimestre a hipertermia (aumento excessivo da temperatura corporal materna), especialmente no abdômen, pode afetar o futuro bebê, razão pela qual é aconselhável evitar tomar banho com água muito quente ou estar muitas horas exposta ao sol em altas temperaturas.
Posso tomar banho de mar e de piscina?
Tomar banho de mar e piscina não representa risco se a gravidez é normal, no entanto em determinadas situações a imersão em piscina e mar não é aconselhada, como, por exemplo, em casos de sangramento ou infecções de repetição. Na dúvida, converse sempre com seu médico.
De que forma o calor e umidade afetam a gravidez?
As condições de umidade genital provocadas pelo suor ou uso prolongado de biquíni molhado das grávidas pode aumentar o risco de fungos genitais, a famosa Candidíase. Para evitar este risco você pode sempre levar roupa íntima e biquíni reservas para trocar quando estiver molhada.
Posso comer e beber de tudo?
Com o calor o consumo de sorvetes e bebidas frias com grande quantidade de açúcar podem ser um risco para o aumento de peso e também para aquelas que sofrem de diabetes gestacional, hipertensão e obesidade. Evite também as bebidas alcoólicas, que em qualquer dose são prejudiciais para a gravidez. E não se esqueça do mais importante: beber muita água diariamente.
É perigoso viajar de avião ou fazer viagens longas de carro?
Até o sétimo mês, caso sua gravidez seja normal e não haja contraindicação médica, você pode viajar de avião tranquilamente, lembrando que para viagens de mais de 3 horas é necessário movimentar as pernas para não aumentar o risco de trombose, e o mesmo conselho se aplica às viagens de carro. Lembrar-se de sempre usar suas meias elásticas pelo mesmo motivo. Nos últimos dois meses de gravidez não é recomendável viajar de avião.
Apesar dos cuidados, lembre-se: gravidez não é doença! Simplesmente é um estado natural do corpo que requer atenção para que você e o futuro bebê curtam as férias com tranquilidade e segurança.