Solicite mais informações

Encontro de Tentantes: evento gratuito promove bem-estar entre mulheres que passam por tratamento de infertilidade

encontro-tentantes-ivi-salvador

Aproveitamos o mês de maio para realizarmos um encontro especial com mulheres que estão em busca do sonho de ser mãe. No Encontro de Tentantes, que acontece no dia 3 de maio às 17h, nossas convidadas vão compartilhar suas dores, incertezas, dúvidas e experiências na jornada que começa a partir da decisão de ter um filho.

Este será um evento gratuito, que possibilita a participação de quem vem tentando engravidar há mais de um ano. Na loja Novo Projeto, espaço de decoração com ambiente agradável e aconchegante, teremos a presença da psicóloga Fabiane Bonfim, que vai encabeçar um bate-papo informal entre ex-tentantes e tentantes.

A notícia do diagnóstico de infertilidade

A maioria dos casais que deseja engravidar tem em mente que esse processo se dará de forma natural. Porém, após um longo período de tentativa sem sucesso, cerca de 10% a 15% dos casais acabam se deparando com o diagnóstico de infertilidade. Logo após o diagnóstico, vem a sensação de choque, impotência e até perda de controle.

Esses sentimentos são naturais por conta da expectativa gerada em torno de ter um filho. Quando o casal procura ajuda especializada numa consulta de reprodução assistida, numa fase inicial, depara-se com uma série de exames e análises a realizar. Em geral os exames são mais invasivos para a mulher, mas é fundamental que os dois participem e se apoiem na exploração do problema.

No Encontro de Tentantes, vamos trazer a experiência de quem lida com todos esses sentimentos diariamente dentro do consultório. A psicóloga Fabiane Bonfim, com sua  experiência em casos de homens e mulheres que iniciam o tratamento de reprodução assistida, vai trazer à luz algumas maneiras de lidar com a falta de senso de direção ou sentimento de injustiça. A aceitação da necessidade do tratamento é fundamental para que o casal possa seguir em frente com a construção de sua família

Confiança nos profissionais 

É preciso salientar que a saúde reprodutiva está profundamente ligada à vida social e à realização pessoal dos indivíduos, por isso existe uma carga emocional afetada que precisa de atenção. É natural nesta fase sentir a necessidade de procurar muitas informações sobre o tema, de explorar histórias de pessoas que tenham vivido alguma experiência semelhante.

No entanto, casais tentantes devem estar conscientes que algumas vivências são altamente subjetivas e podem não  corresponder à sua situação específica, mesmo que tenham alguns pontos em comum. Entender a existência de casos parecidos é essencial para sentirem que não são estão sozinhos e que há estratégias que os outros utilizam para lidar com o problema que podem funcionar. Todavia, obter informações junto dos profissionais de saúde é fundamental, porque serão adequadas à situação específica de cada casal.

“Pensando no estresse psicológico causado por essa jornada que é o tratamento de reprodução, entendemos que o acolhimento aos pacientes precisa ser multidisciplinar, envolvendo a equipe médica e psicoterapêutica. Por isso, cada vez mais, buscamos essa proximidade às tentantes”, diz Genevieve Coelho, diretora médica do IVI Salvador.

Depoimentos de quem conseguiu engravidar

Para falar de sua experiência como ex-tentante, o evento contará com a presença de Gabriela Lacerda, jornalista e autora do blogue Bendizer, onde ela compartilha dicas de um estilo de vida positivo para quem recebe o diagnóstico de infertilidade. Grávida de seu segundo filho após Fertilização in Vitro, Gabby Lacerda vai contar às tentantes como se preparou para as duas FIVs e quais recursos usou para se manter positiva. Com mais de 40 mil seguidores no Instagram, Gabby Lacerda é autora de dois livros e ministra workshops pelo Brasil.

 

SERVIÇO

Evento: Encontro de Tentantes IVI Salvador

Quando: 3 de maio (quinta-feira), às 17h

Onde: Loja Novo Projeto – Av. Paulo VI, 1209, Pituba.

Como participar: Inscrever-se pelo site http://bit.ly/encontro-tentantes-ivi. Vagas limitadas.

 

Compartilhar Facebook Twitter Google +