A infertilidade de origem desconhecida é um termo genérico que caracteriza o fato de após, o estudo da fertilidade do casal por um especialista em reprodução humana, não seja identificada uma causa para que a gravidez não tenha acontecido após 1 ano de tentativas, quando a mulher tem menos de 35 anos, ou após 6 meses, quando a mulher está acima dos 35.
A infertilidade sem causa aparente é um diagnóstico de exclusão, não significa que não existe causa para a infertilidade, mas sim que esta causa não foi identificada. Estima-se que cerca de 20% das causas de infertilidade são por razões desconhecidas pela ciência atual.
Como é a consulta com um especialista em fertilidade?
Consultar um especialista em reprodução humana é fundamental para concluir o diagnóstico, pois esta especialização permite identificar fatores fora da rotina de um ginecologista e urologista. O tempo para a decisão sobre a consulta também é determinante para aumentar as chances de sucesso do tratamento, que não necessariamente passa por soluções complexas como a Fertilização in Vitro.
A fertilidade naturalmente começa a reduzir a partir dos 35 anos da mulher, e acima dos 38 anos não apenas a reserva ovariana está reduzida para a maioria, mas também a qualidade dos óvulos existentes é menor, o que aumenta a quantidade de alterações cromossômicas nos mesmos e afeta não apenas as chances de sucesso do tratamento, mas também aumenta os riscos de perda gestacional e nascimento de bebê portador de síndromes cromossômicas.
Durante a primeira consulta, o médico especialista em reprodução humana irá analisar diversos fatores para identificar a causa da infertilidade:
– Comprovar que a paciente tenha ciclos regulares e ovule. Solicitando exames hormonais que avaliam a reserva ovariana.
– Comprovar a concentração e morfologia dos espermatozoides através do espermograma.
– Avaliar o aparelho reprodutor da mulher através de uma ultrassonografia transvaginal para analisar o útero e os ovários.
– Poderá ser solicitado também uma histerossalpingografia para determinar o nível de permeabilidade das trompas
– O cariótipo do casal, para descartar o risco de alterações genéticas que podem existir mesmo entre pessoas que não manifestam sintomas.
Quanto mais completa é a primeira consulta, mais informação terá o especialista para identificar a causa da dificuldade de engravidar e dar uma solução personalizada à mesma.
Qual é o tratamento para a infertilidade em causa aparente?
Não existe um consenso sobre o tratamento a seguir, a solução dependerá principalmente da idade dos pacientes, de quanto tempo estão tentando engravidar e de sua decisão sobre as alternativas que o especialista em reprodução humana apresentar.
As possibilidades de engravidar naturalmente reduzem drasticamente após 3 anos de tentativas sem sucesso. Normalmente este é um dos pontos mais importantes na hora de tomar uma decisão sobre os próximos passos na direção da realização do sonho de ter filhos.
Entre as possíveis medidas terapêuticas para estes casos, destacamos as seguintes:
• Mudança de estilo de vida: parar de fumar, se for o caso, ajustar o peso dentro do índice de massa corporal (IMC) ideal, diminuir o consumo de álcool e cafeína. Todos fatores citados podem produzir efeitos negativos na fertilidade da mulher e do homem.
• Planejamento do coito programado com ou sem a estimulação controlada do ovário para a produção de óvulo maduro.
• Realização de tratamento de Inseminação Artificial com um limite máximo de tentativas.
• Realização de Fertilização in Viro, principalmente indicado quando as tentativas terapêuticas anteriores fracassaram ou quando a idade da paciente é superior aos 38 anos.
• Realização de ciclos de tratamento com óvulos ou sêmen doados diante de fracassos de FIV.
Longe de ser uma batalha perdida, consultar um especialista em fertilidade é o primeiro passo para entender o que está acontecendo, ter a possibilidade de tomar medidas para superar os obstáculos e realizar o objetivo da gravidez.
15 Comentários
Venho tentando engravidar já fiz todos os exames e nu deu nada vou começar a fazer um acompanhamento médico mas já fiz de tudo é nada agora é só esperar mas tô vendo a hora de entrar em depressão pó causa disso…. Presciso de uma ajuda 061995795143..zap
Bom Dia. Coragem! Recomendamos que você consulte um médico especialista em IVI Salvador e, se necessário, também recomendamos que você tenha uma consulta com o psicólogo da IVI que pode ajudá-lo a se movimentar neste momento. Se você estiver interessado pode ligar para 71 3014 9999. Atenciosamente
boa tarde venho tentando engravidar ja tem quase 1 ano tenho 24 anos e nao tomo anticoncepcional a quase dois ja fiz exames e nao deu nada nao consigo engravidar de forma alguma.
Olá, tudo bem? É preciso realizar uma consulta com um especialista em reprodução humana para investigação. Nós realizamos consultas online e presencial: 71. 3014-9999. Informações em nosso site: ivi.net.br
Olá tudo bem tenho 37 anos fiz todos os exames deu tudo normal mais não conseguir engravidar ja fiz duas inseminação artificial e uma em vitro eestava com tsnta Esperança de está grávida mais não fiquei porque eu não consigo engravidar?
Olá. Tudo bem? O seu médico assistente deve realizar uma investigação mais profunda.