setembro 12, 2017

Não tenho nada, mas não consigo engravidar, por quê?

Imagem de mulher abraçando o travesseiro triste pela infertilidade sem causa aparente

A infertilidade de origem desconhecida é um termo genérico que caracteriza o fato de após, o estudo da fertilidade do casal por um especialista em reprodução humana, não seja identificada uma causa para que a gravidez não tenha acontecido após 1 ano de tentativas, quando a mulher tem menos de 35 anos, ou após 6 meses, quando a mulher está acima dos 35.

A infertilidade sem causa aparente é um diagnóstico de exclusão, não significa que não existe causa para a infertilidade, mas sim que esta causa não foi identificada. Estima-se que cerca de 20% das causas de infertilidade são por razões desconhecidas pela ciência atual.

Como é a consulta com um especialista em fertilidade?

Consultar um especialista em reprodução humana é fundamental para concluir o diagnóstico, pois esta especialização permite identificar fatores fora da rotina de um ginecologista e urologista. O tempo para a decisão sobre a consulta também é determinante para aumentar as chances de sucesso do tratamento, que não necessariamente passa por soluções complexas como a Fertilização in Vitro.

A fertilidade naturalmente começa a reduzir a partir dos 35 anos da mulher, e acima dos 38 anos não apenas a reserva ovariana está reduzida para a maioria, mas também a qualidade dos óvulos existentes é menor, o que aumenta a quantidade de alterações cromossômicas nos mesmos e afeta não apenas as chances de sucesso do tratamento, mas também aumenta os riscos de perda gestacional e nascimento de bebê portador de síndromes cromossômicas.

Durante a primeira consulta, o médico especialista em reprodução humana irá analisar diversos fatores para identificar a causa da infertilidade:
– Comprovar que a paciente tenha ciclos regulares e ovule. Solicitando exames hormonais que avaliam a reserva ovariana.

– Comprovar a concentração e morfologia dos espermatozoides através do espermograma.

– Avaliar o aparelho reprodutor da mulher através de uma ultrassonografia transvaginal para analisar o útero e os ovários.

– Poderá ser solicitado também uma histerossalpingografia para determinar o nível de permeabilidade das trompas

– O cariótipo do casal, para descartar o risco de alterações genéticas que podem existir mesmo entre pessoas que não manifestam sintomas.
Quanto mais completa é a primeira consulta, mais informação terá o especialista para identificar a causa da dificuldade de engravidar e dar uma solução personalizada à mesma.

Qual é o tratamento para a infertilidade em causa aparente?

Não existe um consenso sobre o tratamento a seguir, a solução dependerá principalmente da idade dos pacientes, de quanto tempo estão tentando engravidar e de sua decisão sobre as alternativas que o especialista em reprodução humana apresentar.

As possibilidades de engravidar naturalmente reduzem drasticamente após 3 anos de tentativas sem sucesso. Normalmente este é um dos pontos mais importantes na hora de tomar uma decisão sobre os próximos passos na direção da realização do sonho de ter filhos.
Entre as possíveis medidas terapêuticas para estes casos, destacamos as seguintes:
• Mudança de estilo de vida: parar de fumar, se for o caso, ajustar o peso dentro do índice de massa corporal (IMC) ideal, diminuir o consumo de álcool e cafeína. Todos fatores citados podem produzir efeitos negativos na fertilidade da mulher e do homem.
• Planejamento do coito programado com ou sem a estimulação controlada do ovário para a produção de óvulo maduro.
• Realização de tratamento de Inseminação Artificial com um limite máximo de tentativas.
• Realização de Fertilização in Viro, principalmente indicado quando as tentativas terapêuticas anteriores fracassaram ou quando a idade da paciente é superior aos 38 anos.
• Realização de ciclos de tratamento com óvulos ou sêmen doados diante de fracassos de FIV.
Longe de ser uma batalha perdida, consultar um especialista em fertilidade é o primeiro passo para entender o que está acontecendo, ter a possibilidade de tomar medidas para superar os obstáculos e realizar o objetivo da gravidez.

Solicite a sua primeira consulta:

11 Comentários

  • meiriane says:

    Eu tenho tudo normal.ovulo direitinho .minha menstruacao e direitinha so tenho uma trompa direita obistruida mais a outra e normal porque eu não consigo engravidar a tenho35 anos já tomei clomide uma vez so e não. Conseguir engravidar porque? Posso engravidar normal do com uma trompa

    • Blog.BR says:

      É possível engravidar com apenas uma trompa. Mas é importante que faça também uma avaliação da fertilidade para ter um acompanhamento médico para solucionar qualquer problema que possa estar dificultando a gravidez.

  • Raisa maria says:

    Tive um aborto no dia 26/03/18,n precisou fazer curetagem. No mesmo dia fiz uma ultra,o resultado,tudo limpo,sem cistos ou miomas,nao tinha nem sangue no utero.sangrei por apenas 5 dias,apos termino da mestruacao tive relacao desprotegida durante todo o tempo,porem ate hj n consegui engravidar,ja se passaram 2 meses,minha mestruacao acabou hj dia 01/06/18. O aborto foi espontaneo,com apenas 5 semanas. Mas o que esta acontecendo pq n consigo engravidar. Meu marido tem um filho de 14 anos,entao nao e nada com ele. Por favor porque meu tao sonhado positivo nao veio ainda….

  • Janaína guimaraes says:

    Estou tentando engravidar a dez anos já fiz inúmeros exames e nada consta tudo certinho e meu atual marido tem dois filhos o que eu devo fazer

  • Girlene says:

    Olá eu sou casada há 10 anos eu i meu esposo temos 27 anos de idade .somos tentantes há 10 anos tentando engravidar e nada já fise ultravaginal. Papa .ultra som .tudo normal só meu esposo que não fez ainda. Uma vez ele fez mas tínhamos namorado um dia antes aí o exame saiu confuso e no relatório pediu para fazer outro. Só que aí está com uns 5 anos que aconteceu Agora estamos tentando de novo agora fis o ultransvaginal de novo deu tudo certo não tenho nada vou marcar para ele fazer o exame do esperma para ver se é ele
    Mé agude aí tirar dúvidas

    • Blog.BR says:

      Girlene, 40% dos casos de infertilidade são por fatores masculinos. Pode ser que o seu marido tenha alguma alteração no sêmen, por isso é muito importante fazer o espermograma. Busquem ajuda profissional na cidade onde moram para ter um diagnóstico preciso. Boa sorte!

  • Cintia says:

    Já tive 5 aborto em 3 anos já estou tendo engravidar ha 4 mês ,o q fazer para engravidar

    • Luciana says:

      É importante que você tenha uma consulta com um médico da IVI Salvador, que pode indicar a melhor opção para o seu caso. Se você estiver interessado pode ligar para 71 3014 9999. Atenciosamente

  • Carolina do Nascimento souza says:

    Venho tentando engravidar já fiz todos os exames e nu deu nada vou começar a fazer um acompanhamento médico mas já fiz de tudo é nada agora é só esperar mas tô vendo a hora de entrar em depressão pó causa disso…. Presciso de uma ajuda 061995795143..zap

    • Luciana says:

      Bom Dia. Coragem! Recomendamos que você consulte um médico especialista em IVI Salvador e, se necessário, também recomendamos que você tenha uma consulta com o psicólogo da IVI que pode ajudá-lo a se movimentar neste momento. Se você estiver interessado pode ligar para 71 3014 9999. Atenciosamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up