Nesta jornada de desafios para aumentar as chances de gravidez, você pode prevenir muitos problemas obtendo informação adequada de fontes confiáveis que permitem decisões assertivas para que o sonho de ser mãe se realize com sucesso. Quando tiver toda informação disponível, confie no seu poder de avaliar o que é melhor para você.
O 18º desafio rumo ao sonho de ser mãe para quem ainda não deu esse passo, é prevenir problemas fazendo uma revisão completa do seu aparelho reprodutor, incluindo os exames hormonais, avaliação da reserva ovariana, além de descartar doenças sexualmente transmissíveis como a clamídia, que pode causar infertilidade de forma assintomática.
Cuidado com os mitos e receitas estranhas que você irá encontrar durante suas pesquisas! Anote as receitas e dicas que te gere dúvida para perguntar durante sua consulta com um especialista em reprodução humana e nunca tome remédios, mesmo que considerados naturais, sem indicação médica personalizada ao seu caso.
Com os exames na mão e tudo ok, você tem muito ao seu favor. Confira algumas informações para começar:
- Calcular o período fértil: Você pode encontrar muitas calculadoras automáticas pela internet, no entanto, lembre-se que manter relações sexuais frequentes (3 vezes por semana) é mais efetivo que programar as relações apenas durante o período fértil.
- Teste de ovulação: o teste de ovulação adquirido em farmácia ou por internet de certa forma detecta o nível de fertilidade, já que identifica o nível do hormônio LH (luteinizante), mas esta informação não garante que a ovulação ocorreu, e caso tenha ocorrido, não indica se o óvulo é saudável. Portanto, continua sendo preferível manter as relações constantes.
- Temperatura basal: não perca seu tempo medindo a temperatura, isso irá provocar mais estresse que ajudar.
- Evite lubrificantes íntimos: eles podem dificultar a mobilidade dos espermatozoides.
Fique atenta aos fatores que podem causar infertilidade e consulte um especialista caso se identifique com algum dos pontos a seguir:
– Portadora de endometriose: As portadoras de endometriose podem engravidar, porém têm um risco mais elevado de serem afetadas pela infertilidade, por isso é importante um acompanhamento médico.
– Varicocele: Quando os testículos têm uma espécie de varizes, que algumas vezes também podem causar dor, é preciso consultar um urologista, pois a varicocele é uma das principais causas de infertilidade masculina.
– Menopausa precoce na família: Você sabe quando sua mãe, avó e tias entraram na menopausa? Se isso aconteceu antes dos 45 é importante ter um acompanhamento médico, pois a menopausa precoce é hereditária.
– Ciclos irregulares: É importante saber a causa de ciclos irregulares, é possível que possam ser causados por alterações hormonais que afetem a fertilidade.
Comentários estão fechados.