expand_more

O que é a endometriose e como afeta as mulheres?

O nome endometriose deriva da palavra endométrio, que é o tecido que reveste o útero no seu interior, e que se descama todos os meses com a menstruação. A endometriose consiste na presença deste tecido endometrial fora da sua localização habitual, que é dentro do útero. A localização mais frequente da endometriose é nos ovários, nas trompas e no revestimento da cavidade pélvica. Este tecido é sensível às alterações hormonais que se produzem com a menstruação, e por isso os sintomas costumam se relacionar com o ciclo menstrual e os tratamentos para a endometriose costumam bloquear a menstruação. No entanto, existem portadoras de endometriose que não apresentam sintomas. As consequências mais frequentes desta patologia são dores e infertilidade.

A infertilidade relacionada com a endometriose pode derivar das alterações que ocorrem na anatomia pélvica destas pacientes durante os ciclos menstruais. Também existem estudos que associam a endometriose a uma pior qualidade da reserva ovariana. A endometriose pode provocar obstrução das trompas ou formação de cistos ovarianos de endometriose que, em determinadas ocasiões, necessitam de cirurgia, com a consequente perda de tecido ovariano e diminuição da fertilidade. Existem tratamentos, tanto médicos como cirúrgicos, e em muitos casos a obtenção de uma gravidez pode melhorar a evolução da doença.

 

Como se detecta a endometriose?

O diagnóstico pode ser confirmado pela visualização em ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética, no entanto, um diagnóstico preciso só poderá realizar-se através da visualização direta das lesões, que em determinadas ocasiões têm um tamanho mínimo e apenas é possível identificá-las através de laparoscopia.

 

No caso de endometriose grave, a cirurgia é necessária antes de iniciar um tratamento de reprodução?

Esta avaliação diz respeito ao ginecologista, que irá considerar o tamanho dos cistos e a reserva ovariana ou capacidade de resposta do ovário afetado. A FIV é um tratamento apropriado para a esterilidade associada à endometriose quando outras técnicas para conseguir engravidar fracassaram. A gestação será uma terapia temporária excelente para a melhoria da endometriose.

Enviando

En breve recibirás la guía en tu bandeja de entrada

Obrigado por baixar o guia


GUIA DE ENDOMETRIOSE

Neste guia, você encontrará as chaves para conhecer a doença e como o IVI pode ajudá-la.
Esperamos que ele ajude a solucionar todas as dúvidas relacionadas a esta doença ginecológica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.

Solicite mais informações

Voltar ao topoarrow_drop_up