O que é a infertilidade?

expand_more

O que é a infertilidade?

Depois de um ano de relações sexuais regulares sem alcançar a gestação, já se pode suspeitar de alguma alteração. Caso a mulher já tenha mais de 35 anos, o ideal é investigar com seis meses de tentativas.

A espécie humana não tem um alto poder reprodutivo, fala-se de 25% de chance de gravidez na relação sexual mantida durante a ovulação de uma mulher. Aproximadamente 1 em cada 6 casais em idade fértil sofre com a infertilidade. Esse parâmetro é para mulheres com menos de 35 anos; a partir dessa idade o potencial reprodutivo diminui e, depois dos 40 anos, a possibilidade de gravidez por mês é inferior a 10%.

 

Exames para identificar a infertilidade

O diagnóstico para identificar a causa de infertilidade inclui histórico clínico e exames tanto do homem quanto da mulher.

No caso da mulher, os exames básicos são os hormônios, a ultrassonografia e a histerossalpingografia, mas, dependendo de cada caso outros exames podem ser solicitados. Para completar o diagnóstico será necessário avaliar também o homem, através da análise seminal, também conhecido como espermograma.

Qual a diferença entre esterilidade e infertilidade?

A esterilidade é a incapacidade de um indivíduo ou de um casal conceber. A infertilidade é a dificuldade de alcançar a gestação por algum problema no sistema reprodutor do homem, da mulher, ou de ambos.

Como saber qual meu período fértil?

O período fértil da mulher acontece no meio de cada ciclo, por volta do décimo-quarto dia num ciclo de 28 dias. Está comprovado que 24 horas depois da ovulação a temperatura basal sofre um aumento. Este sintoma constitui a base do método de controle que permite saber quais os dias em que se ovula.

Com qual frequência devo ter relação sexual para alcançar a gestação?

O ideal é que se mantenha uma relação sexual no período fértil em dias alternados.

Dar esse tempo entre uma relação e outra é importante por que quando o homem passa de 1 a 3 dias sem ejacular, o homem garante melhor qualidade seminal, ou seja, espermatozoides maduros e fortes, com maiores chances de gravidez.

Outra coisa é que o espermatozoide sobrevive até 72h dentro do útero, podendo acontecer a gravidez mesmo em um dia que houve relação sexual. E o óvulo pode sobreviver até 24h no útero.

O que é uma clínica de Reprodução Assistida?

É um centro médico especializado em tratamentos e técnicas de reprodução humana, que possui pessoal específico altamente preparado, bem como as mais modernas tecnologias.

Qual o limite de idade para a mulher ter filhos?

Apesar de não existir uma idade legal que impeça um casal de tentar ter um bebê, o Conselho Federal de Medicina por meio da resolução CFM2013 determina 50 anos a idade limite para submeter-se a um tratamento de reprodução assistida para evitar riscos para mãe e filho.

Qual a diferença entre infertilidade primária e secundária?

Infertilidade primária é quando o casal ainda não tem filho e não consegue engravidar após um ano de tentativas sem proteção. Já a infertilidade secundária é quando o casal já tem pelo menos um filho e não consegue engravidar novamente.

Solicite mais informações

Voltar ao topoarrow_drop_up