A Endometriose é uma patologia caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina, ou seja, o endométrio se instala em outro órgão, como por exemplo, atrás do útero, nos ovários ou até na bexiga. É diagnosticada normalmente, em torno dos 30 anos de idade.
Os principais sintomas da endometriose são: cólica menstrual intensa, fluxo irregular e intenso, dores durante as relações sexuais e principalmente a infertilidade.
O tratamento vai variar de paciente para paciente, podendo ser hormonal (para reduzir a excessiva quantidade de estrógeno no corpo) ou cirúrgico, através da laparoscopia.
A Síndrome de Ovários Policísticos, também conhecida como SOP, é uma doença endocrinológica identificada pelo aumento excessivo da produção dos hormônios masculinos, principalmente a testosterona.
Os principais sintomas da SOP são: ciclo menstrual irregular, anovulação (quando os ovários não liberam óvulo), o aumento do volume dos ovários, alteração morfológica dos ovários com a presença de cistos, ganho significante de peso e a infertilidade.
O tratamento para SOP normalmente é simples, mudanças no estilo de vida, alimentação balanceada e exercícios físicos regulares são as indicações médicas.
Os miomas são tumores benignos formados por tecido muscular e fibroso que aparecem no útero, devido a distúrbios hormonais. Aparecem normalmente durante a idade fértil.
Os principais sintomas que identificam os miomas são: aumento do fluxo menstrual, aumento do volume do abdômen, prisão de ventre, dor abdominal, anemia devido à maior perda de sangue durante o ciclo menstrual, infertilidade, aborto espontâneo, parto prematuro e perda urinária.
Depende cada paciente, podendo ser com medicamentos ou indicação cirúrgica.
A laqueadura é uma técnica voluntária de esterilização definitiva da mulher. Cirurgia simples que faz a obstrução das tubas uterinas. O procedimento impede que espermatozoides e óvulos se encontrem e ocorra a fecundação. A cirurgia é indicada para mulheres com 25 anos ou mais e que tenha pelo menos dois filhos vivos.
A vasectomia é uma cirurgia simples que impede a circulação dos espermatozoides que são conduzidos através do epidídimo, um canal em forma de novelo localizado na parte superior dos testículos, para os canais deferentes que desembocam na uretra.
Após a cirurgia a ejaculação permanece, apenas não haverá espermatozoides no líquido ejaculado.