Atualmente, 90 % dos casais encontram solução para infertilidade graças às técnicas de reprodução assistida. Assim, a infertilidade deixou de ser irreversível.
O ideal é agendar a primeira consulta com um médico especialista em reprodução humana se depois de um ano de tentativas o casal não alcançar a gravidez. E como a infertilidade pode ser por causa feminina ou masculina, o ideal é que ambos estejam presentes na consulta.
Na primeira consulta o médico vai solicitar exames tanto para o homem quanto para mulher, também vai colher informações clínicas e sobre o histórico familiar.
Será solicitado para o homem a análise seminal, também conhecido como espermograma. O espermograma avalia a concentração de espermatozoides, a sua mobilidade e morfologia, detectando possíveis alterações genéticas.
O exame é colhido através da masturbação na própria unidade IVI.
O tratamento é indicado após a avaliação dos exames do casal. O médico também explica quais suas chances de sucesso.
Depois de um ano de relações sexuais sem uso de método anticoncepcional e sem conseguir engravidar, pode-se suspeitar da existência de alguma alteração.
Caso a mulher tenha mais de 35 anos, deve-se procurar ajuda profissional depois de 6 meses de tentativa.
Não há lista de espera para tratamentos. Pode ser que exista uma pequena espera para o tratamento com ovodoação, pois buscamos óvulos de pessoas com características parecidas à paciente. No entanto, nossa clínica possui banco de óvulos, que pode agilizar o processo.