Técnica para melhorar as características do endométrio e aumentar as probabilidades de gravidez com plasma rico em fatores de crescimento (PRGF)
Plasma rico em fatores de crescimento (PRGF) é uma nova tecnologia que tem proporcionado importantes avanços clínicos no campo da medicina e que começa a ser utilizada como alternativa no tratamento do endométrio refratário e nos casos de falência ovariana precoce e baixa reserva ovariana.
Esta tecnologia baseia-se nos princípios da Medicina Regenerativa cujo objetivo é restaurar “o ambiente biológico”, imitando e acelerando os processos de regeneração do próprio organismo. Esse tratamento consiste na obtenção dos fatores de crescimento do plasma sanguíneo da própria paciente, que posteriormente será aplicado no endométrio ou no ovário para regenerá-los.
Tratamentos em que não é possível que o endométrio cresça fisiologicamente ou por indução hormonal até a espessura que garanta maiores chances de gravidez.
Para mulheres com diagnóstico de falência ovariana precoce ou baixa reserva ovariana.
Nos tratamentos de reprodução assistida, o estado do endométrio pode determinar o resultado de um ciclo de fertilização in vitro. Sabemos que as condições endometriais ideais são necessárias para a implantação do embrião e que a espessura endometrial está diretamente relacionada ao sucesso ou não do tratamento.
Há momentos em que não podemos fazer o endométrio crescer fisiológica ou farmacologicamente até a espessura de que precisamos, e isso é o que na medicina reprodutiva é conhecido como endométrio refratário.
Com o IVI Regenera Endo, procuramos regenerar esse endométrio através da obtenção de fatores de crescimento do plasma sanguíneo do próprio paciente. Graças aos fatores de crescimento ativos liberados durante este tratamento, teremos uma melhor chance de fazer os endométrios refratários atingirem uma espessura específica que favoreça a implantação.
O denominador comum de mulheres com diagnóstico de falência ovariana precoce é que elas não podem ovular por terem um número muito limitado de folículos primordiais, portanto seu tratamento é considerado um desafio no contexto do tratamento de fertilidade. Encontramos algo semelhante em mulheres com baixa reserva ovariana, onde a escassez de folículos que possam responder à estimulação ovariana resulta em baixo desempenho oocitário e alta taxa de cancelamento após um tratamento de reprodução assistida.
IVI Regenera Ovário surge como uma nova alternativa de tratamento em que a injeção de plasma enriquecido com fatores de crescimento nos permitirá restaurar e reparar os processos fisiológicos envolvidos no recrutamento folicular e que ajudará a recuperar a função ovariana.
Tanto para o tratamento do endométrio refratário quanto para a restauração e melhora da função ovariana, o processamento da amostra de sangue é semelhante, e inclui a recuperação de um plasma enriquecido em fatores de crescimento da paciente.
No caso do IVI Regenera Endo, o tratamento consiste na aplicação seriada de três frações desse plasma enriquecido a cada 48 horas. Quando o endométrio atinge a espessura desejada, a transferência do embrião prossegue. Por sua vez, o tratamento IVI Regenera Ovário envolve a administração de um pequeno volume de plasma enriquecido em cada ovário, num procedimento semelhante ao da punção de óvulos. Em ambos os casos, o tratamento é ambulatorial e após um curto período de observação o paciente pode ir para casa.