As técnicas de preservação da fertilidade oferecem a possibilidade de adiar o sonho de ter filhos para o momento mais adequado. Homens e mulheres podem ter seu material genético preservado seja por razões pessoais ou por conta de diagnóstico de alguma doença que possa afetar a fertilidade, como o câncer.
As técnicas de preservação da fertilidade oferecem a possibilidade de adiar o momento de ter um filho às pessoas que assim o desejem ou que tenham alguma condição de saúde que possa prejudicar a sua fertilidade. Muitas mulheres estão optando por congelar seus óvulos para poderem ter a chance de realizar o sonho da maternidade no futuro. Este também é o caso de homens que vão passar por quimioterapia e que desejam congelar o sêmen.
A preservação da fertilidade está disponível tanto para mulheres quanto para homens.
RESULTADOS
Confira os resultados clínicos do IVI neste site.
ATENDIMENTO
97% dos nossos pacientes recomendam o IVI.
O IVI oferece atendimento personalizado e acompanhamento em todas as fases do tratamento.
TECNOLOGIA
O IVI é pioneiro em tecnologia de reprodução humana para oferecer os melhores resultados.
QUALIDADE-PREÇO
Não somos a opção mais cara. Somos a que mais alternativas de tratamento oferece para conseguir os melhores resultados.
As técnicas que oferecemos no IVI com o objetivo de preservar a fertilidade são:
A vitrificação de óvulos permite que os óvulos maduros conseguidos após a estimulação ovariana sejam criopreservados para utilização posterior quando a paciente decidir com o mesmo prognóstico que se tinha no momento de serem vitrificados. Devido à ausência de formação de cristais de gelo, as taxas de sobrevivência dos óvulos são elevadas, permitindo atrasar a maternidade com garantias razoáveis.
A transposição dos ovários tem indicações concretas e pode ser compatível com outras técnicas. Dependendo do campo de irradiação, a fixação pode realizar-se na parte superior das goteiras paracólicas ou atrás do útero.
Oferece proteção gonadal de até 60 % dos casos, e preserva a função ovariana em cerca de 83-88 % dos casos, dependendo de se tratar de laparotomia ou laparoscopia. Dentro das possíveis complicações destacam-se: lesões vasculares, enfarte da trompa de Falópio e formação de quistos.
No IVI contribuímos para melhorar a autoestima dos pacientes com câncer através das possibilidades que as diferentes técnicas de reprodução assistida podem oferecer-lhes. A melhoria dos tratamentos oncológicos e a eficácia dos programas de diagnóstico precoce conseguiram que as taxas de cura e sobrevivência aumentassem consideravelmente. Este aumento de esperança de vida obriga a dar uma maior importância aos efeitos secundários dos tratamentos com quimioterapia e radioterapia e, nesse sentido, a função ovariana e a manutenção da fertilidade são dois dos aspetos que mais preocupam os pacientes com câncer. Por isso, os nossos profissionais trabalham para oferecer possibilidades reprodutivas a estes pacientes.
Consequências do câncer na fertilidade:
Atualmente existem diferentes opções e tratamentos para a preservação da fertilidade em pacientes com câncer:
Atualmente a MIV é considerada como uma técnica complementar à estimulação ovariana, útil para os casos em que não há tempo de realizar a estimulação ou para quando se obtenham óvulos imaturos após a estimulação e como complemento à obtenção do córtex ovariano.
Estes tratamentos direcionados para preservação da fertilidade para pacientes com câncer não podem garantir a consecução de uma gravidez no futuro, mas sim a possibilidade de ao menos tentar.