Quando existem evidências de que a esterilidade ou a infertilidade possa ter uma origem genética (segundo os dados clínicos ou a história familiar) podemos realizar testes laboratoriais para identificar a causa. Os resultados obtidos com estes testes são decisivos na hora de propor a cada casal o tratamento de reprodução mais adequado
Por vezes, os futuros progenitores podem estar afetados ou ter antecedentes familiares de qualquer doença de base genética. Dado que estas patologias são uma causa importante de infertilidade e de mortalidade infantil e adulta, é fundamental identificar os casais com um risco elevado da sua descendência vir a contrair estas doenças.
Nós apostamos na qualidade e o nosso laboratório de genética participa em programas externos de controle de qualidade da EQA (External Quality Assessment) e da AEDP (Associação Espanhola de Diagnostico Pré-Natal), para a realização de diagnósticos de citogenética, estando certificado pela empresa SGS, acreditada pela ENAC (Entidade Nacional de Acreditação), em relação à norma ISO 9001:2000.
Na Unidade de Cirurgia de Ambulatório avaliamos individualmente o risco de cada patologia e oferecemos o conselho e tratamento mais adequado.
Diagnóstico pré-natal
O meio mais eficaz para prevenir as doenças genéticas consiste em disponibilizar o diagnóstico pré-natal (antes do nascimento) às gestantes de risco: