abril 22, 2014

Atividades físicas durante tratamento de reprodução assistida

Uma pergunta frequente entre as pacientes do IVI é sobre as indicações ou riscos das atividades físicas durante o tratamento de Reprodução Assistida, daremos aqui algumas dicas gerais, no entanto as recomendações podem variar dependendo da pessoa em tratamento (ou já gestante) e também se costumava praticar atividades físicas periodicamente.

As atividades físicas são comprovadamente uma medida para reduzir o estresse ao mesmo tempo que se mantêm uma vida saudável. Para encontrar a motivação para fazer atividades físicas é fundamental encontrar uma atividade que ideal para você, que te dê prazer. Forçar-se a fazer um esporte simplesmente porque precisa é um dos principais motivos da desistência.

Se você ainda não começou o tratamento de reprodução humana, mas está tentando engravidar, saiba que praticar atividades físicas pode te ajudar a aumentar suas chances, pois irá atuar no combate ao estresse, que quando muito alto pode interferir na sua saúde.

Outra grande vantagem das atividades físicas, quando acompanhadas de uma alimentação equilibrada é que os exercícios te ajudam a chegar ao seu peso ideal, o que não significa estar magro, mas sim com plena saúde.

Se você está em tratamento, temos algumas outras recomendações, no entanto, sempre é importante conversar com seu ginecologista, que irá personalizar as indicações às suas necessidades.

Posso praticar esportes durante o tratamento de fertilidade?

Durante a fase de estimulação ovariana, é recomendável levar uma vida tranquila, pois os ovários aumentam de tamanho por efeito das gonadotrofinas; hormônio utilizado para a estimulação ovariana. Com o aumento de tamanho dos ovários, a paciente pode sentir-se incômoda ao movimentar-se e existe o risco de torção ovariana. Por isso é preciso consultar seu especialista em reprodução sobre que tipo de exercício poderá ser praticado durante este período.

Após transferência embrionária:

Após a realização da transferência embrionária, que é o momento em que o tratamento está quase finalizado e cabe esperar que os embriões, que agora estão no útero materno se fixe estabelecendo as conexões que confirmarão o sucesso do tratamento com o positivo da gravidez, é recomendável não realizar exercícios intensos ou que requeiram grande esforço. Quando está confirmada a gravidez as atividades físicas suaves, como caminhada e natação, podem ser retomadas como qualquer outra gestante.

Exercícios durante a gravidez:

O pilates e yoga adaptado a gestantes, podem trazer grandes benefícios principalmente para preparar-se para o parto e diminuir dores nas costas independente da gravidez ser obtida por reprodução assistida ou de maneira espontânea. Outro exercício muito recomendável é a hidroginástica, que pode ser praticada pela gestante (desde que liberada pelo seu médico) em qualquer fase da gestação já que, mesmo com o abdome volumoso, não tem nenhum impacto, é um ótimo exercício aeróbico, fortalece a musculatura e relaxa.

Para tentantes

Para as pessoas que não estão em tratamento de reprodução assistida e nem grávidas, recomendamos praticar atividades físicas. Os benefícios são para o corpo e para a mente, pois ajudam a diminuir o estresse, a dormir melhor, além de proporcionar mais vitalidade e força ao corpo e ajudar a manter o peso adequado.

 

 

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up