Ao tomar a decisão de procurar um especialista em Reprodução Humana, normalmente o casal já passou por um primeiro processo de um ano tentando engravidar sem êxito, ou menos tempo quando existem casos de infertilidade na família e também se a mulher tem mais de 35 anos. Muitas vezes o problema pode ser simples e corrigido rapidamente, por isso não convém sofrer antes do tempo. Hoje vamos apresentar como é a primeira consulta com um especialista para que o casal chegue ao consultório preparado e tranquilo.
A infertilidade tem sido um problema crescente, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), aproximadamente 15% da população sofre de infertilidade, no entanto também é certo que 90% dos casais que procuram uma clínica de Reprodução Assistida acabam conseguindo engravidar.
Passo a passo consulta sobre infertilidade
Na primeira consulta nas clínicas de reprodução humana do IVI, o médico inicialmente revisa o processo clínico do casal, casos de infertilidade ou menopausa precoce na família, histórico de tentativas anteriores de tratamento de fertilidade e análise de exames anteriores, no caso de existirem. O médico poderá pedir novos exames para atualizar o diagnóstico ou confirmar a informação existente.
Quando vou saber qual o tratamento indicado para mim?
Quando o médico tiver toda a informação necessária sobre o casal, será apresentado o tratamento adequado para seu caso.
Tratamento de infertilidade é caro?
Depende do tratamento necessário. Os custos de inseminação artificial, também conhecida como inseminação intrauterina são bastante econômicos, já os tratamentos de Fertilização in Vitro, são mais caros, porém existem opções de tratamento para pessoas com baixa renda. Antes de preocupar-se com o custo do tratamento é melhor saber qual é a solução para engravidar no seu caso.
Quais exames são solicitados?
Veja o post “Como é feita a avaliação da fertilidade da mulher?” onde detalhamos todos os exames que existem para a avaliação da fertilidade feminina. No caso do homem, inicialmente o exame solicitado é o espermograma.
50 Comentários
Boa tarde,eu e meu namorado queremos ter um filho,mas eu já não mestruo a um ano,fui a ginecologista e fiz pré câncer e alguns exames está tudo OK comigo,ela só não pediu exames para saber o porquê não mestruo mais, não tenho nenhum sintoma de estou na menopausa,essa é a minha preocupação,oque devo fazer?
Olá Joselaine, você não comentou com a ginecologista que não menstruava? Nem sempre a menopausa apresenta outros sintomas além da ausência da menstruação.
Você deve retornar à médica para que ela possa responder esta dúvida para você.
Olá Joselaine, você não comentou com a ginecologista que não menstruava? Nem sempre a menopausa apresenta outros sintomas além da ausência da menstruação.
Você deve retornar à médica para que ela possa responder esta dúvida para você.
boa tarde tive uma gravidez na tropas e o aborto foi expontanio estava fazendo tratamento com clomid agora quero saber se posso tomar o mesmo de novo se nao qual tratamento mais recomendado ja outros e muito caros
Ana, você estava tomando clomid com acompanhamento médico? este medicamento pode ser perigoso quando auto-medicado. Você precisa passar por um acompanhamento médico para avaliar os próximos passos para conseguir engravidar.
Boa tarde, gostaria de saber se é muito caro uma fiv pois tive meu bebe ee depois de 18 dias ele faleceu quero muito ser mae novamente só que infelizmente fiz laqueadura como fasso minha renda é baixa mais meu sonho e alto.
Olá Jaqueline, sinto muito sua perda. Antes de uma nova tentantiva de gravidez vocês precisam analisar a causa do aborto para evitar a repetição. Consulte um especialista em reprodução humana, além de fazer esta avaliação ele também poderá te orientar sobre a FIV.
boa noite, Estou no meu 2 ciclo com indux no 1 ciclo ovulei do lado direito onde não tenho a trompa e no 2 ciclo fiz us transvaginal no 13 dia do ciclo e a medica disse que não ovulei e o maior folículo que tenho é de 8mm e meu endométrio estava de 6,4mm. Minha pergunta é tenho chance de ovular ainda nesse ciclo? a espessura do meu endométrio pode aumentar? por favor me jude.
Olá Silvia, suas perguntas são técnicas e precisam ser feitas para o médico que está acompanhando seu caso. Por aqui e somente com estas informações não podemos estimar uma resposta para você.
Olha nunca consegui consultá com nenhum médico.tenho 37 anos tive 2eqtopica e não tenho filho oq eu Fasso.
Bom dia Luciane, você precisa justamente consultar um especialista em reprodução humana. É importante não deixar o tempo passar, pois as soluções ficam mais difíceis com o avanço da idade.