abril 1, 2014

Consequências do tratamento de câncer na fertilidade

O Programa Preserva por razões oncológicas, é uma iniciativa das clínicas de fertilidade do IVI para apoiar às pessoas com câncer, que tem como objetivo aumentar a conscientização dos pacientes sobre a possível consequência do tratamento de câncer na fertilidade e oferecer acesso à preservação da mesma.

Através do Programa Preserva, os pacientes obtêm a preservação da fertilidade com condições acessíveis para o tratamento e compra da medicação.

Quimioterapia e radioterapia afetam gravemente a fertilidade: Estar consciente das consequências do tratamento de câncer na fertilidade é essencial para prevenir o problema e tomar providências com o apoio do oncologista.

O que é fundamental saber sobre o tratamento de câncer e a infertilidade?

– Nem todos perderão a capacidade reprodutiva, mas o fato da menstruação não desaparecer não é sinônimo de fertilidade. Embora se recupere a função ovariana, a qualidade ovocitária pode estar abaixo do ideal.

– O número de folículos primordiais que sobrevivem após a exposição à quimioterapia depende de fatores como a idade, o tipo de câncer, o agente utilizado (quimio ou radioterapia), a dose e o número de ciclos.

– No homem, estes tratamentos danificam as células precursoras dos espermatozoides nos testículos, além de causar alterações nos mecanismos intratesticulares de espermatogênese e frequentemente resultam em infertilidade temporária ou esterilidade permanente.

Existe uma grande possibilidade de superar o câncer quando a doença é detectada precocemente (80% em casos de câncer de mama segundo estimativas do INCA – Instituto Nacional de Câncer), nestes casos, o diagnóstico de câncer, não deve impedir os planos de futuro e inclusive é bom ter esta perspectiva para encarar o tratamento com mais forças. Por isto a conscientização sobre as consequências do tratamento de câncer na fertilidade é um tema importante que deve ser amplamente difundido socialmente.

Interessados em preservar a fertilidade por razões oncológicas têm prioridade no IVI. Converse com seu oncologista e solicite informação em nossas clínicas.

Preserva

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up