Infertilidade: motivar e incentivar conversas sobre o tema é de fundamental importância para quebrar mitos. A falta de conhecimento acaba perpetuando estigmas, culpas e desinformação sobre o assunto. E, claro, tudo o que ele acarreta para mulheres e casais que querem iniciar uma família.
Dessa maneira, podemos contribuir para formarmos uma rede de apoio, repleta de empatia e confiança para aqueles que enfrentam o caminho da reprodução assistida. Mas, o que poder ser feito, para conseguirmos desmitificar a infertilidade?
A origem da infertilidade está na mulher?
A mulher já carregou sozinha, e por bastante tempo, a culpa pela infertilidade. Mas, como sabemos, a causa dela pode estar tanto nas mulheres, quanto nos homens. E, ainda existem casos em que o problema é de origem desconhecida. Atualmente, cerca de 800 mil casais sofrem com a infertilidade.
Aumentar a família com um bebê é o sonho de muitos casais. Mas nem sempre é simples. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como infertilidade a ausência de gravidez após 12 meses de tentativas com relação sexual sem contraceptivo.
“Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), cerca de 35% dos casos são relacionados à mulher, 35%, relacionados ao homem. Em 20% dos casos corresponde a ambos, e em 10% as causas permanecem desconhecidas”, explica a Dra. Graziele Reis, médica do IVI Salvador.
Depois de um ano de tentativas sem alcançar a gestação, é recomendável que o casal busque um médico especialista em reprodução humana para investigar as causas. É importante reforçar que tanto o homem quanto a mulher devem ser avaliados.
Já sou mãe, sempre serei fértil!
Uma boa capacidade reprodutiva, não é um indicador de fertilidade no presente, ou no futuro. Como sabemos, a principal causa de infertilidade na mulher é a idade. Por isso, existem casos em que o período entre o primeiro filho, e o tempo até iniciar a tentativa para o segundo, pode implicar em uma infertilidade secundária.
A infertilidade secundária ocorre quando o casal tem problemas para conseguir uma nova gravidez, mesmo já tendo filhos.
As mulheres só são inférteis em idade avançada?
Embora a idade seja um fator agravante para a fertilidade da mulher, esse não é o único motivo para o problema.
Existe uma série de outras causas como a endometriose; Síndrome do Ovário Policístico (SOP); falência ovariana precoce; desequilíbrios na ovulação; anormalidades no sistema reprodutor; e patologias nas trompas. Esses fatores podem, por si só, ser uma causa de infertilidade feminina.
A fertilidade masculina não diminui com o tempo!
A fertilidade masculina é menos afetada pelo tempo, do que no caso das mulheres. Mesmo assim, a idade também pode ser um fator de infertilidade nos homens. Eles continuam produzindo espermatozoides ao longo dos anos, mas, essa passagem de tempo acaba afetando a qualidade e a quantidade dos espermatozoides.
Além disso, a idade também afeta a concentração de espermatozoides, sua motilidade (a capacidade de se mover), e sua morfologia (formato e estrutura). E como consequência, os problemas acima afetam a capacidade de fertilizar o óvulo.
Por outro lado, a passagem do tempo também pode estar relacionada ao aparecimento de alterações genéticas nos gametas.
Infecções Sexualmente Transmissíveis afetam a fertilidade!
A infertilidade é provavelmente uma das piores consequências após sofrer de uma IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Entre as ISTs está a doença inflamatória pélvica (DIP). A DIP é uma síndrome causada por vários microrganismos. Ocorre devido à entrada de agentes infecciosos pela vagina em direção aos órgãos sexuais internos.
A DIP pode afetar as trompas, formando bloqueios ou tecido cicatricial, e causando inflamações. O que acaba dificultando a fecundação do óvulo ou a implantação do embrião no útero.
O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres. Ele provoca verrugas na região genital e no ânus, e alterações no colo do útero. O que pode resultar em um câncer no colo uterino, a depender do tipo de vírus.
O HPV não causa a infertilidade diretamente. Mas o seu tratamento requer procedimentos cirúrgicos ou radioterápicos, que são necessários para lidar com suas consequências. Tais tratamentos podem acarretar a infertilidade.
Vale ressaltar que a infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o vírus pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).
A principal razão para a infertilidade pode ser o estresse!
O estresse pode impactar negativamente na saúde e no bem-estar de qualquer pessoa. Mas, em geral, não há comprovação científica que ele pode ser uma razão para a infertilidade. Embora essa condição possa afetar o ciclo hormonal da mulher, nenhuma relação direta foi estabelecida com a incapacidade de engravidar.
Alimentação e fertilidade estão relacionadas
Em geral, levar um estilo de vida saudável interfere na saúde global de todo indivíduo. Inclusive na fertilidade feminina e masculina. Hábitos alimentares saudáveis e equilibrados ajudam para que a função reprodutiva se desenvolva em condições ideais.
Por conta disso, a obesidade pode afetar negativamente a ovulação e a qualidade do sêmen. Por outro lado, um baixo peso pode ser uma causa de amenorreia.
Existem certos nutrientes que são essenciais incluir na dieta diária e que estão intimamente relacionados com a saúde reprodutiva. Garantir níveis adequados de ácidos graxos, ômega-3, ferro, vitaminas D, E e C; zinco e ácido fólico. Além disso, incluir alimentos ricos em antioxidantes, evitando assim que os radicais livres danifiquem óvulos e espermatozoides.
Mantenha níveis adequados de hidratação. Isso ajuda a proteger a produção de muco cervical nas mulheres e a qualidade do sêmen nos homens.
Ciclos menstruais regulares não são sinônimo de fertilidade
Ter ciclos menstruais regulares não é um indicador definitivo da capacidade reprodutiva de uma mulher. É importante saber que, embora o ciclo menstrual e, portanto, a ovulação, esteja ocorrendo regularmente, pode haver outros fatores que estão alterando a fertilidade.
O primeiro passo para realizar o sonho de ser mãe
Seja qual for o seu caso, se você está buscando uma gravidez e suspeita que pode haver um problema de fertilidade, aqui no IVI podemos ajudá-lo. O primeiro passo será fazer um diagnóstico adequado da fertilidade, que permita aos nossos especialistas estabelecer o tratamento correto assertivo para realizar o seu sonho de ter um filho.
Comentários estão fechados.