março 31, 2020

Coronavírus: Vamos cuidar da ansiedade e melhorar nossa vida?

Comitê Editorial IVI Salvador

Trabalhar com reprodução humana é trabalhar com os sonhos e expectativas de um casal. É uma montanha russa de emoções. Os tratamentos de reprodução assistida algumas vezes são longos e exigem dedicação, paciência e cuidado. É uma especialidade onde a relação de confiança e cumplicidade entre o médico e os pacientes é enorme. Muitas vezes, é cuidar da ansiedade de toda família. Os casais e até seus familiares, passam por muitas emoções, angústias e medo. Muitos até se questionam sobre a continuidade do tratamento, principalmente quando já tem histórico anterior de tentativas frustradas, aborto ou perda gestacional.

Certa vez, um paciente disse, depois de um monte de perguntas numa consulta: “Dr, tenha paciência com a gente, o senhor ajuda pessoas que não conseguem fazer em casa o que a maioria das pessoas fazem, imagine a frustração…” lembra Dr. Agnaldo Viana, médico especialista em reprodução humana do IVI Salvador.

Nós trabalhamos arduamente para que o dia mais feliz da vida de um homem e de uma mulher chegue. O dia do nascimento do seu filho. Ou de sua filha. Ou ambos talvez. No IVI, a maioria das pessoas consegue alcançar seu desejo e obter a tão sonhada gravidez.

Ansiedade em tempos de caos

Só quem viveu ou vive o desejo de ter um filho, pode descrever essa angustia. Sabemos que é muito difícil, é árduo. Por acompanhar muitos casos, imaginamos o quão doloroso seja o que estamos propondo agora. Estamos vivendo uma pandemia. Nunca imaginada. Um caos que se instalou no mundo sem aviso prévio. Não tivemos tempo de organizar nossa vida, nem de realizar sonhos. Tivemos que nos adaptar a nova maneira de trabalhar, fazer atividades físicas em casa, ter contato virtualmente ao invés de presencialmente. Fomos obrigados a fazer uma pausa em nossa vida.

Pare para pensar o absurdo que seria, se um ano atrás, em março de 2019, o seu médico lhe dissesse: “Por favor, prepare-se, ano que vem seremos afetado por uma doença que teremos que parar o mundo. Parar tudo. Ficar isolados em casa. Ter contato apenas com os moradores de sua casa. Shoppings, escolas, faculdades, eventos, pontos turísticos, Olimpíadas, tudo será fechado, adiado ou cancelado.” Seria uma loucura. Mas, estamos vivendo.

Vamos adiar projetos, prorrogar decisões e sonhos. Tudo ficará para depois. Mas vamos resolver. Vai passar. Tudo vai passar. Vamos olhar para o futuro com pensamentos positivos! 

Vamos aguardar o momento certo…

No grupo IVI, assim como em todo o mundo, estamos deixando o seu tratamento para depois. Nossa prioridade é a segurança de nossos pacientes, por isso, estamos seguindo as orientações dos órgãos de saúde, nacionais e internacionais.

Alguns estudos apontam que não há risco para o bebê, e que o coronavírus não é transmitido da mãe para o feto. Porém, estamos aguardando estudos mais conclusivos e dados que nos tranquilize de que não há risco de uma mulher engravidar em tempos de pandemia. Adiar um tratamento eletivo para gravidez pode ser algo bem banal para quem está assistindo de longe. Mas sabemos que para você não é. Sabemos que o seu desejo de ser mãe ou pai continuará crescendo e ardendo dentro de seu peito e causando mais ansiedade. E esse adiamento é doloroso para você. Para nós também.

Mas é necessário. É responsável. Com a gente e com todos. O desejo de engravidar é grande, mas prevenir outros problemas é maior.

Continuamos lutando contra a propagação do COVID-19, sempre priorizando a saúde e a segurança de todos. Por isso, manteremos você sempre informado de cada progresso ou notícia, sempre respeitando as recomendações das autoridades de saúde nacionais e internacionais.

Sem ansiedade! Muita calma nessa hora!

Nesse momento tão difícil e de grande impacto para todo o mundo, estamos aqui para te ajudar! A superação desses dias tristes depende de cada um de nós, precisamos nos proteger nessa fase de caos.

Vamos praticar ações que liberem nossa tensão, controlem nossa ansiedade e nos ajudem a manter a calma?

  • Cuide de seu corpo, ele é a sua casa, a sua morada. Pratique atividades físicas em casa (sempre com acompanhamento de um profissional) e tenha uma alimentação equilibrada;
  • Beba bastante água. Ela mantém pele e cabelos saudáveis, e regula o intestino;
  • Cuide da mente. Pratique meditação e relaxamento;
  • Cultive a espiritualidade;
  • Aproveite os momentos em família durante o isolamento social;
  • Coloque as pendências em ordem. Arrume sua casa para as energias fluírem;
  • Tenha cuidado com o excesso de informações negativas, isso aumenta a ansiedade, o stress e a preocupação;
  • Busque apoio emocional nos amigos e familiares, mesmo que virtualmente;
  • Cultive pensamentos positivos para atrair coisas boas;
  • Afaste os pensamentos de tristeza e pessimismo;
  • Ouça músicas calmas que te levem paz e tranquilidade;
  • Organize as fotos de sua família e de suas viagens;
  • Leia livros. A leitura exercita nosso cérebro;
  • Assista filmes e séries;
  • Aproveite seu tempo livre fazendo o que te traz alegria e que não tinha tempo de fazer antes.

Tudo vai passar…

Vamos superar isso. E estaremos aqui, a postos, para dar seguimento a sua batalha pessoal e a realização de seu sonho. A sua luta é nossa luta.

Por isso, não perca o contato conosco, estamos atendendo por telefone ou internet para que você não fique desassistida.

E depois que isso tudo passar, após vencer o coronavírus, vamos vencer também junto com você. Bons dias estão chegando! Você vai engravidar. Com saúde. Em tempos de paz. E quando você tiver com seu bebê nos braços, você vai perceber como valeu a pena esperar…

 

 

 

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up