julho 25, 2019

 “O sonho de ser mãe” foi o assunto da semana para os pacientes do IVI Salvador

O sonho de ser mãe é um desejo que atinge a maioria das mulheres em algum momento da vida. E, quando algum tipo de infertilidade é identificado na relação do casal, elas enfrentam medos, dúvidas e incertezas. É um caminho de angústia, cheio de ansiedade e muitas vezes, de bastante tristeza e sofrimento. E quando vem junto com a cobrança familiar, pode ser uma das fases mais difíceis da vida de um casal. Infelizmente, esses sentimentos estão presentes no momento da busca pela tão sonhada maternidade.

Com o intuito de trazer mais informação e conforto para as pacientes que estão em tratamento através de técnicas de reprodução assistida, a clínica IVI Salvador realizou uma roda de conversa com as pacientes.

O evento aconteceu ontem, dia 24 de julho, na Loja Habitat, que abriu as portas para receber nossa equipe, no Caminho das Árvores, em Salvador.

Contamos com a presença de mais de 50 pessoas, entre pacientes, tentantes e convidados. 

O apoio emocional

O encontro foi ministrado por Dra. Genevieve Coelho e Gabriela Lacerda.

Genevieve Coelho é ginecologista formada pela Universidade Federal da Bahia. A médica possui duas especialidades na Europa. Pós-graduação em Vídeo Cirurgia pelo Instituto São Rafael, em Milão. E pós-graduação em Reprodução Humana pelo IVI – Instituto Valenciano de Infertilidade, na Espanha. Dra. Genevieve é diretora médica do IVI Salvador e referência em reprodução humana assistida.

“O tratamento de reprodução assistida deve ser individualizado e humanizado. O programa IVI Bem-Estar foi criado diante da necessidade de acolher nossos pacientes nessa jornada do sonho de ser mãe. O programa oferece palestras, sessões de acupuntura e disponibiliza também o contato com nosso laboratório, através da Jornada do Embrião, evento que acontece quinzenalmente em nossa clínica”, afirma a médica.

Gabby Lacerda é ex paciente, que engravidou na primeira tentativa da fertilização in vitro na clínica IVI.

Depois de três anos, engravidou novamente do seu segundo filho, após a transferência do único embrião congelado no laboratório IVI Salvador.

Em 2016, lançou o blog Bendizer para compartilhar dicas com casais que estão em busca da gravidez. Ela é autora de alguns livros sobre a jornada da tentante e o último lançamento foi o Bendizer: o livro das tentantes numa visão espiritual.

“A infertilidade é sempre uma pista de que há algo mais profundo que precisa ser curado, por isso, a meu ver, deve ser sempre encarada como um sinal de que a tentante precisa mergulhar mais em si mesma e fazer o seu movimento, ativando a sua própria bondade. Desta forma, ela passa a confiar mais em si mesma e deixa que o seu médico cuide da parte física, do preparo do seu corpo e do seu embrião, em caso de fertilização in vitro. Purificar o coração, abençoar seu médico e se conectar com o bebê: eis a tríade perfeita de quem está buscando superar a dificuldade para engravidar” afirma Gabby Lacerda.

Juntas, falaram sobre a maternidade do lado científico e espiritual. Foi o momento de apoio emocional, esclarecimento de dúvidas e conversa sobre as angústias dos casais que enfrentam a barreira de uma gravidez natural.

 Acupuntura na reprodução assistida

O evento também teve a participação de Yasmin Chung, biomédica especialista em acupuntura em reprodução assistida. A biomédica explicou para nossas pacientes, de que forma a acupuntura influencia no corpo e no sistema reprodutor feminino.

A acupuntura vem influenciando e ganhando espaço na vida das mulheres que desejam engravidar. Isso porque a estimulação através das agulhas pode melhorar o fluxo sanguíneo, regular os níveis de hormônios e aumentar a taxa de implantação nas técnicas de reprodução assistida. Ela age melhorando a qualidade do endométrio, os níveis hormonais, taxas de ovulação, beneficia pacientes com SOP (sigla para Síndrome de Ovários Policísticos), endometriose e baixa reserva ovariana. Também pode proporcionar o aumento da qualidade e quantidade seminal e de óvulos. A Drª Yasmin Chung oferece um cronograma de acupuntura específico para fertilidade. Nosso último texto do blog fala sobre todas as vertentes dessa técnica milenar chinesa. 

Programa IVI Bem-Estar

Com o intuito de ajudar homens e mulheres na desafiadora jornada da busca pela gravidez, o IVI Salvador desenvolveu o programa IVI Bem-Estar.

O objetivo do programa é abordar assuntos que agreguem de forma positiva na vida das mulheres tentantes. No mês de julho, com o tema “O Sonho de ser Mãe”, contamos com um evento voltado a boas energias e espiritualidade. Fizemos também parceria com a clínica de acupuntura e a inclusão de duas sessões no ciclo das pacientes em tratamento. Nos próximos meses, serão realizados eventos com pratica de atividade física, yôga, nutrição, fisioterapia, psicologia e autoconhecimento. Pretendemos atingir os pilares que elevam a qualidade de vida da mulher, mantendo a saúde em dias. Consequentemente, melhorando o organismo de forma geral e preparando o sistema reprodutor feminino para receber o tratamento da infertilidade. Obtendo assim, maiores chances de sucesso para se tornar mãe.

Exercícios físicos podem ajudar a melhorar os níveis de humor e de energia. Eles também reduzem o estresse, o que é bom neste período. Portanto, é de extrema importância a mulher estar com a saúde em dias e em forma antes do tratamento de fertilização. Isso melhora a imunidade, aumentando as chances de o corpo absorver o embrião.

Se quiser saber mais sobre nossos eventos e encontros entre em contato através do e-mail [email protected].

 

 

 

 

 

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up