julho 17, 2019

Acupuntura e a fertilidade

Ainda que com o avanço das técnicas de fertilização in vitro, infelizmente nem sempre a resposta é positiva na concretização do sonho de engravidar. Cada vez mais, os casais têm adiado a paternidade e maternidade. Infelizmente, para a mulher, a idade influencia em sua habilidade reprodutiva. Ao nascer, a mulher tem 100% da sua reserva ovariana. No entanto, a partir dos 30 anos, tem cerca de 50% dos óvulos remanescentes e aos 35 anos, tem 35% da reserva ovariana inicial.

Muitas mulheres passam por inúmeras tentativas, pesquisas de doenças genéticas e tratamentos imunológicos. A frustração muitas vezes é um sentimento que predomina junto ao medo de não conseguir o beta positivo. A cada dia podemos ver que a acupuntura tem sido indicada como tratamento complementar da infertilidade.

A acupuntura como auxiliar no tratamento da infertilidade

A acupuntura potencializa o tratamento ocidental para a infertilidade masculina e feminina. No que diz respeito à infertilidade masculina, estudos sugerem que a acupuntura pode trazer diversos benefícios.

Dentre eles, estão o aumento da mobilidade dos espermatozóides, aumento da quantidade e melhora na qualidade morfológica. Além disso, observa-se um efeito benéfico na disfunção erétil e na varicocele, amenizando a estase de sangue na região dos testículos. Portanto, a acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa podem ser utilizadas na busca da melhoraria de todos os parâmetros do espermograma.

Já na infertilidade feminina, há uma melhora na qualidade do endométrio, dos níveis hormonais, nas taxas de ovulação, traz beneficios para pacientes com SOP – Síndrome de Ovários Policísticos, endometriose e baixa reserva ovariana. O ciclo menstrual também é influenciado, melhorando o fluxo sanguíneo para o útero e preparando o endométrio para a transferência do embrião.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, os quadros de infertilidade estão normalmente relacionados à estase de sangue. Também é diagnosticada a deficiência do rim, calor, invasão de frio, deficiência do canal baço-pâncreas, dentre outros. É fundamental um bom diagnóstico e acompanhamento do profissional acupunturista para definir o tratamento e não perder tempo com o estímulo incorreto. Estudos demonstram que a acupuntura aumenta as taxas de sucesso em até 15-20% associada à fertilização in vitro. Esta técnica milenar auxilia na redução do estresse e da ansiedade durante o o ciclo e o tratamento. Além disso, diminui as contrações do útero no período da transferência dos embriões e consequentemente oferece um ambiente mais propício à implantação. Aumenta o fluxo de sangue dos ovários, do útero e carreia mais nutrientes para os mesmos. Diminui os efeitos colaterais das medicações, como inchaço nos seios e dores abdominais.

História da acupuntura na fertilidade

O primeiro estudo da acupuntura na fertilidade foi em 2002, e ocorreu na Alemanha. Paulus comparou 160 pacientes submetidas à FIV – Fertilização In Vitro. Do total, 80 pacientes fizeram acupuntura antes e após o procedimento. Houve uma diferença de 42% de sucesso neste grupo contra 26% do grupo que não fez sessões de acupuntura.

Além da técnica utilizada em todo o tratamento, existem, atualmente, dois protocolos cientificamente comprovados para acupuntura na transferência do embrião. Uma delas é uma sessão aproximadamente dois dias antes e outra dois ou três dias após. A outra é uma sessão trinta minutos antes, no dia da transferência e outra logo após. Ambas apresentam eficácia e comprovação científica.

A clínica IVI Salvador oferece um diferencial no tratamento de infertilidade. Em parceria com a Drª Yasmin Chung, biomédica especialista em Reprodução Assistida e Acupuntura, da Chung Acupuntura, a clínica oferece um protocolo de específico para fertilidade.

O IVI oferece como cortesia duas sessões ao longo do tratamento, realizadas dentro do conforto da própria clínica. A primeira sessão é agendada diretamente com a clínica e a segunda com a profissional acupunturista. A acupunturista dá dicas de como manter uma boa energia dos principais meridianos responsáveis pela fertilidade.

A Medicina Tradicional Chinesa

Além da acupuntura, técnicas como a ventosaterapia, moxa e auriculoterapia podem ser associadas para melhor aproveitamento da Medicina Tradicional Chinesa.

Aquecer o útero é uma das principais manobras utilizadas. Na Medicina Tradiiconal Chinesa, a essência do rim nutre o útero e espessa o endométrio, deixando-o apto para o embrião, um útero receptivo para a implantação, é um útero quente. Considera-se útero frio aquele que não responde ao efeito de aquecimento da progesterona. Exposições ao frio, como andar descalço, ingestão de alimentos crus e gelados também podem prejudicar o aquecimento interno necessário. Usar bolsas de água quente, manter os pés aquecidos por chinelos, meias ou pantufas e fazer escalda pés são boas opções. No final da tarde opte por sopas aquecidas e prefira sempre vegetais cozidos. Outra dica é tentar substituir o café por chás. 

Como ajudar seu organismo 

Estudos mostram que a cafeína presente no café pode diminuir as taxas de ovulação bem como aumentar as chances de aborto. Infusões de camomila e erva-cidreira são boas opções para quem está tentando engravidar. Além de reduzir a ansiedade, a camomila age nos meridianos na energia do fígado, essencial no processo de ovulação. A técnica auxilia ainda, em casos de umidade do baço-pâncreas, que também é responsável na infertilidade em alguns casos.

Além disso, aposte sempre em uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Evitar a o açúcar refinado é necessário, pois este está diretamente ligado à deficiência do baço-pâncreas e consequentemente à infertilidade. A ingestão de água apropriada é essencial para uma boa mobilidade dos espermatozóides e melhor maturação dos óvulos. Boas noites de sono preservam a energia do baço-pâncreas e o sangue do fígado, regula a energia do coração e regenera o Yin e Yang do rim.

Assim é a Medicina Tradicional Chinesa, andando lado a lado com as técnicas de reprodução humana assistida. A clínica IVI conta com uma equipe unida e focada no principal objetivo: conquistar, juntos, o sonho da maternidade e paternidade.

 

 

 

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up