julho 22, 2015

Detalhes da gravidez

detalhes da gravidez

Nem tudo é só alegria durante a gravidez. Das náuseas matutinas à aparição de manchas de pele, durante a gestação podem surgir algumas situações típicas, que apesar de não ser uma regra, é bom você saber para evitar ou administrar melhor o que pode vir por diante. Vamos explicar algumas dessas “particularidades” que podem aparecer durante a gravidez:

O corpo faz um esforço para criar uma nova vida, por isso durante a gravidez é difícil manter o mesmo ritmo de vida que você estava acostumada.

  1. Náuseas

São mais frequentes durante o primeiro trimestre e normalmente desaparecem a partir do segundo. As náuseas podem surgir a qualquer hora do dia, mas normalmente acontecem de manhã, principalmente quando a mulher ainda está de jejum. As náuseas não afetarão o bebê enquanto você continua engordando e conseguindo se alimentar bem.

Para combater o enjoo coma mais vezes e em menor quantidade, coma algo leve antes de ir dormir e imediatamente após levantar fazendo um pequeno descanso depois. Evite odores fortes, tenha sempre a mão uma bala de menta e coma gengibre, que é um remédio natural para aliviar as náuseas.

  1. Cansaço

No principio da gravidez e também no final é comum sentir cansaço, acompanhado de uma vontade irresistível de dormir o tempo todo. O corpo faz um esforço maior que o habitual para gerar uma nova vida no seu interior, razão pela qual custa manter o ritmo de vida ao que estava acostumada, principalmente ao anoitecer. Não lute, descanse sempre que possível, faça atividade física moderada e adapte seu tempo para esta nova etapa. Siga estes conselhos e você se sentirá com mais energia no seu dia-a-dia.

  1. Intestino preso

Alguns hormônios, concretamente a progesterona, diminui o ritmo intestinal provocando que a digestão seja mais lenta que o habitual. Além disso, na medida em que a barriga vai crescendo o aparelho digestivo precisa mudar de posição e, talvez, cada vez que precise ir ao banheiro, seja um pouco difícil. Para regular o intestino coma muita fibra (frutas, verduras, produtos integrais) e beba muita água. Fazer caminhada ou exercícios diários também ajuda.

  1. Gengivite

Inflamações na gengiva podem aumentar durante a gravidez porque ocorre um aumento da sua sensibilidade. Para evitar o problema, mantenha a saúde bucal escovando os dentes regularmente e utilizando produtos específicos para o tratamento da gengivite recomendados pelo seu dentista, que você deve procurar nos primeiros sinais de inflamação. Muitos estudos relacionam a gengivite com partos prematuros e baixo peso do bebê ao nascer, por isso, dê atenção a este assunto.

  1. Manchas de pele

Nove de cada dez mulheres sofrem mudanças na pigmentação de sua pele; 70% destas mudanças ocorrem no rosto e são conhecidas como melasmas. Isto ocorre porque os hormônios da gravidez aumentam a melanina, pigmento responsável de dar cor mais escura a certas áreas do corpo, como o bico do peito e os genitais e também pode provocar a famosa linha escura que se forma do umbigo ao púbis. Depois da gravidez estas manchas normalmente desaparecem, apesar de que é melhor prevenir sua aparição limitando o tempo de exposição ao sol, tanto no verão quanto no inverno, utilize sempre protetor solar.

  1. Distração

Durante toda a gravidez você pode se sentir um tanto estabanada e mais distraída: esquece coisas ou tropeça muito. Não se preocupe, isto acontece em virtude das mudanças hormonais que o seu corpo sofre.

Para evitar tantos contratempos, uma boa técnica é ter uma agenda ou bloco para anotar seus compromissos e tarefas, também é útil descansar muito e evitar o estresse, pois isso também afeta na capacidade de concentração.

  1. Incontinência urinaria

Na medida em que o feto cresce dentro do útero, vai aumentando a pressão nos órgãos ao redor, o que também afeta a bexiga. Pode acontecer algum episódio de cistite durante a gravidez, o que provoca ardor e vontade de urinar muitas vezes. Nesse caso é preciso fazer um exame de urina para manter uma possível infecção controlada com o acompanhamento do seu obstetra sempre.

Se for viajar, leia também as dicas de férias para grávidas e aproveite ao máximo esse período incrível que é a gestação.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up