O espermatozoide fecunda o óvulo. Assim começa a grande aventura sobre como surge a vida. Mas, este momento mágico e cheio de mistérios nos leva a questionar nossos conhecimentos sobre como se forma o ser humano:
Você sabe como é o dia-a-dia do embrião?
A reprodução humana assistida ajuda a nascer anualmente cerca de 350 mil bebês em todo o mundo e, muitos deles um dia vão sentir a curiosidade, típica das crianças, de saber como chegaram ao mundo. No IVI te ajudamos a responder esta pergunta com uma riqueza de detalhes completa:
Dia 1: Depois da união entre óvulo e espermatozoide, a informação genética de ambos gametas se reorganizam formando um novo núcleo celular composto por 46 cromossomos. Neste processo nasce o pré-embrião, que leva o nome de zigoto e mede aproximadamente 0,15 milímetros.
Dia 2: Começa a divisão celular do zigoto. Primeiro em duas células, depois cada célula se divide outra vez em duas chegando a 4 células.
Dia 3: As divisões celulares continuam até atingir 8 células. Neste momento, a qualidade dos embriões é avaliada, pois nem todos se desenvolvem corretamente. Os embriões com melhor desenvolvimento serão transferidos ao útero materno.
Dia 4: As divisões continuam aumentando o número de células ao mesmo tempo que se compactam para formar o que denominamos mórula. Este processo de compactação celular é fundamental para que as células, que até o momento se multiplicavam sem estabelecer relação entre elas, comecem a gerar conexões que permitem a evolução para o seguinte passo do desenvolvimento embrionário: A formação de blastocisto.
Dias 5 e 6: Se o desenvolvimento é correto e o embrião viável, entre o dia 5 e 6 o embrião alcança o estado de blastocisto. A partir da forma de mórula no dia 4, as células começam a conectar-se e isto permite não apenas continuar a divisão celular a aproximadamente 100 células, mas também uma distribuição em dois grupos. Um grupo de células se distribui pelo contorno periférico formando uma esfera denominada trofoectoderme e outro grupo forma uma massa compacta unida ao trofoectoderme denominada Massa Celular Interna, que será o futuro bebe. O trofoectoderme tem um papel fundamental durante o processo de implantação no endométrio uterino.
Apesar de algumas transferências serem realizadas no terceiro dia do desenvolvimento embrionário, cada vez existem mais casos denominados cultivo sequencial ou cultivo prolongado a blastocisto, onde a transferência acontece entre o dia 5 ou 6. O objetivo destes cultivos é garantir a formação do blastocisto, passo fundamental para a próxima fase, que é a implantação no útero materno depois da transferência embrionária.
Dias 7 a 12: Graças às enzimas segregadas pelo trofoectoderme, o endométrio estará mais receptivo, facilitando que o blastocisto possa implantar-se aderindo às paredes do útero. O endométrio começará a segregar o hormônio hCG que permite a produção contínua de progesterona. Consequentemente, o ciclo menstrual é interrompido preparando o corpo para a gravidez.
A partir deste momento, o saco amniótico inicia sua formação e o embrião, implantado no endométrio, cresce pouco a pouco. Através de ultrassonografias é possível acompanhar o desenvolvimento dos órgãos, do esqueleto e as extremidades do corpo, que vai adquirindo autonomia funcional de forma progressiva de um bebê.
Emocionante fenômeno, não? Mas provavelmente você vai precisar de uma versão simplificada para seu futuro filho…
51 Comentários
dia 06/12 fiz uma fertilização(transferência de embrião) dia 17/12 fiz o exame BETA QUE O MEDICO SOLICITOU, PORÉM DEU NEGATIVO. Só que estava tomando os medicamentos: primogyna 2mg e utrogestan (óvulo vaginal)200mg. Também não tive sangramento e desconforto nenhum.Será que estes medicamentos podem estar trancando o sangramento, já que o exame deu negativo?
Olá Ana,
Desculpe responder somente agora, estávamos em período de férias no BLOG. Imagino que já tenha solucionado sua dúvida. Espero que esteja bem.
Feliz ano novo!
Bom dia, fiz a minha transferência de dois embriões no dia 3 de fevereiro, já estou no quarto dia,certo?, mas não tenho nenhuns sintomas. Será que consegui engravidar após tantos anos de tentativas? Tenho medo, não sei que fazer. Vou fazer meu teste dia 14 de fevereiro.
Boa tarde Patricia, a maioria das pessoas não têm sintomas após a transferência, por isso não se preocupe. Até chegar o dia do seu beta, tenha uma rotina tranquila e pense positivo. Estaremos torcendo por você!
Olá Patricia, vc fez a tranferencia no mesmo dia q eu. Tbem nao tenho sintomas apenas cólicas leves as vezes.
Bomdia eu estou com 07 de implantação nos 01 até o 05dias eu sinto cólica e umas fígados mas agora não estou sentindo nada .Será é normal. E até agora não tive sinal de borra de café. Min ajudar estou muito preocupado .
Bom dia Lara,
O sangramento da nidação nem sempre ocorre. Acesse o link que estou te indicando por aqui para obter a explicação completa do processo:
https://ivi.net.br/blog/sangramento-nidacao/
Boa sorte! estamos torcendo por você!
Alo tenho 39 anos Fiz colecta hoje e tive 10 ovulos Maduro mais um D’r mim disse que vai congelar e que eu tenho ligar no primeiro dia da mestruacao para descongelar para empilatar eu nao enteldo podem mim anjudar por favor
Bom dia Ana,
O ideal é você perguntar as razões para ele, pois poderia ser simplesmente a prática de muitas clínicas baseada em teorias que afirma que as transferências em ciclos posteriores oferecem mais chances de gravidez,ou que ele identificou que você estava um pouco hiperestimulada e por isso teria mais chances de gravidez em um ciclo posterior.