janeiro 14, 2015

14/01, Dia do enfermo

dia do enfermo

A infertilidade é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados desta organização, aproximadamente 15% da população é infértil. Esse devido reconhecimento é um forte argumento na luta pelos direitos da saúde plena pela qual lutam muitos pacientes que não podem engravidar sem tratamento de reprodução humana assistida. Hoje no dia do enfermo queremos detalhar em que consiste esta doença:

Definição de infertilidade:

A infertilidade é uma doença que impede um casal que consegue a gravidez conclua a mesma com um recém-nascido saudável.

Definição de esterilidade:

A esterilidade é a incapacidade de um indivíduo ou de um casal conceber, ou seja, de engravidar.

 

Como detectar a infertilidade?

Um ano de relações sexuais regulares sem obter a gravidez em casais onde a mulher tem menos de 35 anos é o primeiro indicador de um eventual problema para ter filhos.

Outros indicadores como histórico de menopausa precoce ou casos de infertilidade na família também são razões suficientes para não esperar mais de 6 meses para procurar um especialista em reprodução humana. Também recomenda-se consultar um médico especialista após 6 meses de tentativas quando a mulher tem mais de 35 anos.

 

Principais causas de infertilidade feminina:

  • Idade avançada: a partir dos 35 anos o potencial de reprodução é mais reduzido.
  • Fator tubo-peritoneal: Lesões nas trompas de Falópio.
  • Endometriose: Tecido que reveste o útero (endométrio) se encontra fora do útero.
  • Outros fatores de risco: doenças sexualmente transmissíveis (principalmente clamídia) e doenças da tiroide.

Principais causas de infertilidade masculina:

– Alterações na produção de esperma: Baixa quantidade e/ou falta de mobilidade dos espermatozoides

– Varicocele: Dilatação de uma das duas veias que transportam o sangue do escroto, causada por um problema nas válvulas testiculares. Cerca de 40% dos casos de infertilidade masculina são produzidos devido a esta causa.

 

Como tratar a infertilidade?

Como visto, existem muitas causas de infertilidade e pela mesma razão muitos tipos de tratamentos que vão desde uma baixa complexidade, onde é preciso apenas um ajuste de hábitos, como por exemplo uma dieta para perder peso, e outros casos onde é preciso um tratamento mais complexo como pode chegar a ser a fertilização in vitro com gametas (óvulos ou espermatozoides) de doadores. No IVI realizamos todos os tratamentos de fertilidade e também temos opções de acesso a tratamentos para pessoas com baixa renda.

Solicite a sua primeira consulta:

2 Comentários

  • Rasooljan says:

    diz:ola estou com 32anos e estamos a tetnar a algum tempo.Mas com a materia que passaram, ne3o sei se fico ainda mas por baixo.Rezo a Deus que consiga ter os meus com safade e sem problemas.

    • Luciana Barbosa says:

      Se já faz um ano que vocês estão tentando, é recomendável fazer uma avaliação da fertilidade. Quanto antes for identificado o que causa a dificuldade, mais fácil é resolver a questão, pois a fertilidade feminina vai diminuindo com o passar dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up