julho 15, 2014

É possível menstruar estando grávida?

Sabemos que 1 de cada 4 mulheres podem ter sangramentos durante a gravidez coincidindo com o momento em que o embrião é implantado no endométrio, lugar onde o feto irá se desenvolver até o nascimento. Às vezes este sangramento é algo muito suave, em outros casos pode chegar a ser confundido com a própria menstruação por suas características e duração (de dois a três dias). Este fenômeno costuma ocorrer quando a mulher ainda desconhece o fato de estar grávida, entre o sexto e décimo dia posterior à fecundação do óvulo, momento em que ocorre a implantação, fazendo com que pareça que é possível menstruar estando grávida.

O endométrio está preparado para receber o embrião no período que chamamos de “janela de implantação”, quando o embrião estabelece conexões vasculares com os pequenos vasos do endométrio que lhe permitirá obter nutrientes e oxigênio do sangue da gestante e se implantar adequadamente. A ruptura de pequenas veias e artérias que irrigam o endométrio durante o processo gera o sangramento citado acima. Como estes dias irão coincidir com o período em que a mulher espera menstruar, será fácil confundir-se. Não existe um padrão definido para o sangramento e tão pouco necessariamente ocorrerá da mesma maneira em diferentes gravidezes da mesma mulher.

É normal sangrar depois da transferência em reprodução assistida?

Da mesma forma que ocorre o sangramento descrito anteriormente após a implantação do embrião no endométrio depois de uma fertilização espontânea, o sangramento durante a implantação do embrião também pode ocorrer em reprodução assistida, no entanto nesta ocasião vai provocar certa ansiedade porque o casal é consciente da transferência embrionária e está na expectativa de confirmar a gravidez e, portanto estará preocupado que o sangramento seja sinal do inicio da menstruação.

Caso ocorra o sangramento, ainda é cedo para desanimar ou perder as esperanças, pois até o momento de confirmar o teste de gravidez não é possível saber o resultado do ciclo. No entanto, recomendamos informar a equipe médica ou enfermeira responsável sobre a ocorrência de um eventual sangramento para que qualquer dúvida seja esclarecida.

O que fazer se tiver sangramento?

Aproximadamente 30% das mulheres podem apresentar sangramentos em algum momento da gestação. O sangramento durante a gravidez desperta um sentimento de emergência e causa temores. Sempre que ocorra é preciso informar o ginecologista de forma imediata, mas na maioria dos casos não será uma situação grave. Muitas vezes pequenos sangramentos são gerados em virtude de esforços físicos ou coincidem com relações sexuais, já que a mucosa do colo do útero costuma estar mais irrigada e tem uma maior tendência de sangramento nesta etapa da gravidez. Esse tipo de sangramento não interfere na evolução da gestação.

O grau de urgência dependerá do momento da gestação e o volume do sangramento. Como visto, durante o primeiro trimestre o sangramento pode ser causado pela própria implantação embrionária. Mas é preciso que o ginecologista descarte complicações como abortamento, gravidez ectópica ou mola hidatiforme. Para tanto, serão realizadas ultrassonografias e análises de sangue para completar o diagnóstico. Através do ultrassom, podem ser visualizadas áreas de descolamento subcoriônico que devem ser acompanhadas pelo obstetra e, na grande maioria das vezes, a gravidez evolui normalmente.

Durante o segundo e terceiro trimestres, outros diagnósticos devem ser pensados em caso de sangramento, como placenta prévia e descolamento de placenta. Em qualquer caso, o sangramento exige contato imediato com o médico para avaliação da vitalidade do feto. 

Solicite a sua primeira consulta:

13 Comentários

  • Andreza says:

    Ontem foi meu 12 dia pos fiv,fiz aí na Ivi,e menstruei, estou muito triste, Ainda vou fazer meu beta terça dia 18 mas acredito que não deu certo, um tratamento muito caro onde arrecadamos dinheiro para tentarmos realizar nosso sonho mas não foi dessa vez. Gostaria de saber se mesmo menstruada tenho que continuar usando o ultrageran?

    • Blog.BR says:

      Olá Andreza, existe um sangramento de implantação, esperamos que seja este! Continue seguindo as instruções que te passaram a equipe de enfermagem. Qualquer dúvida, ligue para elas, pois eu não faço parte da equipe técnica e nem tenho acesso ao seu histórico de tratamento para dar este tipo de instrução.

  • Susana says:

    Oi eu fui ao médico pensando que estava com gastrite e no final me mandaram fazer o beta deu maior que 5 falaram ser positivo. 3 dias depois eu tive um sangramento pensei que era a menstruação mas normalmente dura entre 4 e 5 dias. Mas durou só 2. Depois de uns 4 dias desse sangramento eu comecei a aumentar os sintomas sono dor de cabeça fome carocinhos na auréola do peito e náuseas até hj não passo perfume pq ou embrulha o estômago se for muito doce ou dói a cabeça fora isso de vez enquanto pontadas no pé da barriga e minha barriga está muito dura. Há duas semanas tive relações e saiu um corrimento rosa e depois uma borra marrom e depois uns pinguinhos de sangue e fui ao upa pediram outro beta e deu menor que cinco sangrou esses pinguinhos durante dois dias e parou. Mas quando foi ontem dia 4/12/16 desceu pra mim pouca quantidade de sangue e hj um pouco mais com uns fios de sangue e quase não tenho cólica só muita dor de cabeça agora estou confusa se estou ou não. Os sintomas continuam só a fome que está menor e não estou vomitando mas as náuseas continuam
    A final estou ou não grávida ?? 🙁 tá atrasando minha vida essa dúvida

    • Blog.BR says:

      Olá Susana,
      Repita o teste de gravidez. Se der positivo você precisa fazer o exame Beta HCG, que te dará a certeza, somente pelos sintomas não é possível ter certeza.

  • Oi fiz minha transferência no dia 09/12 quando foi ontem dia 18/12 comecei ter um leve sangramento e depois ficou mais intenso, ate sair pequenos coágulos de sangue! Liguei para o meu médico ele disse que está muito cedo para ser menstruação!!! e pediu para eu aumentar a dose de ultrogestan!!! Hoje dia 19/12 pela manha saiu somente um risco de sangue no absorvente e agora sai somente um sangue mais claro somente no papel higiênico!!! O meu beta ta marcado para quarta feira, a secretária do médico me ligou agora pela manhã perguntando como eu extava contei e ela disse que me ligaria caso o médico mudasse a data do beta!!!
    Será que devo perder as esperanças ou ainda posso ter meu positivo???
    Grata!!!

    • Blog.BR says:

      Eliani, não perca a esperanças, se fosse assim o médico não teria adaptado o tratamento ao que você estava sentindo. Permaneça seguindo as instruções que a equipe médica passou para você e não faça esforços durante estes dias.
      Estaremos torcendo por você!!

  • Adriana says:

    Ola me chamo Adriana moro fora do Pais e fiz a Fiv segunda feira dia 20/2/2016 tenho que fazer o beta ,mas hoje estou com coloca e raminhos de mestrucao ! Estava pesquisando e vi que o sangramento pode acontecer entre 6 a 10 dias depois da implantacao quer dizer entao que posso perder as esperança???

    • Blog.BR says:

      Bom dia Adriana, cada corpo pode reagir de uma forma, o importante é tentar manter uma rotina tranquila e informar o seu médico no caso de sangramento e cólicas. A esperança você não deve perder nem em caso de negativo!
      Boa sorte!

  • Marta Diniz says:

    Boa noite . Realizei minha Fiv em 06/07 dei positivo…porém hj em 31/06 tive um sangramento claro que durou pouco tempo …será que eu perdi meu bebê? Estou tão tensa…me ajudem bj

  • Jolanha Braz Da Silva says:

    Bom dia.Realizei minha fiv 23/08/17 e só 7 dias e a bastante cólica sangramento,
    sangramento não é escuro é claro pode não ter chance de engravidar.

  • Marilia says:

    Fiz a transferência de embriões D3 no dia 30/08/17 após 9 dias iniciou um corrimento marrom escuro, se repetiu no dia 8, 9, 10 veio um sagramento leve hoje no dia 11 aumentou o sagramento fiz o teste de farmácia e deu negativo. amanha no dia 12 era o dia que me passaram para realizar o teste de farmácia.

    Será que minha transferência não deu certo ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up