maio 9, 2017

Por que o médico falou que eu tinha que emagrecer para engravidar?

Algum médico te falou que você precisava perder peso para conseguir engravidar? Este é um assunto muito delicado de se tratar, principalmente porque perder peso não é nada fácil, além de que dependendo de como é dito, mesmo que não seja a intenção do médico, pode parecer ofensivo para quem escuta em um momento tão difícil e sensível quanto é o de quem está esperando pela cegonha.

É verdade e cientificamente comprovado que perder peso pode ajudar a engravidar mais rápido. E, apesar de que você provavelmente conhece muitos casos de pessoas com obesidade que conseguiram engravidar, também existem casos onde será preciso tratamento para que a gravidez seja possível. O que para algumas pessoas não foi um obstáculo, para outras pode ser um impedimento… um bom por exemplo é quando a obesidade está associada à Síndrome dos Ovários Policísticos.

Perder peso pode chegar a evitar um tratamento de reprodução humana

Se por um lado é duro ouvir que precisa perder peso, por outro, significa que você tem uma margem para aumentar suas chances de gravidez quando fizer o tratamento ou inclusive de engravidar naturalmente. É importante ver este lado positivo para motivar-se e encarar o desafio de emagrecer!

Como conseguir emagrecer para engravidar?

Nem sempre simplesmente comer menos irá automaticamente fazer com que você emagreça. Principalmente se você tem uma tendência para engordar, será preciso muito controle e ajuda especializada para atingir ao peso ideal que irá aumentar a fertilidade. Por isso, preparamos para você algumas dicas importantes para reduzir o peso e manter os nutrientes importantes para ter uma gravidez saudável:

  • Conte com o apoio de um nutricionista: Esqueça estas dietas radicais que prometem perder peso rápido e são muito restritivas. Elas não apenas são difíceis de manter, quanto são perigosas para o equilíbrio da saúde.
  • Coma devagar: O cérebro demora um pouco para dizer ao estômago que você já está satisfeita, por isso comer devagar e mastigar mais vezes será seu maior aliado para sentir-se satisfeita comendo menos. Para tanto, não passe muitas horas sem comer, porque nestas situações a fome te força a comer rápido e comer mais do que você precisa.
  • Complemente sua dieta com atividades físicas: A maioria das pessoas não emagrece apenas com uma mudança de dieta, também é preciso incorporar uma grade de atividades físicas apropriada. Porém, assim como não é bom fazer uma dieta restritiva, também é importante não abusar dos exercícios, pois você pode se lesionar e precisar de tanto tempo para se recuperar, que o dia que malhou muito acaba não surtindo efeito.
  • Seu parceiro precisa te apoiar: É importante que seu parceiro participe da mudança de hábito que você está fazendo. Não se trata somente de perder peso, mas a alimentação equilibrada também melhora a qualidade dos espermatozoides dele, inclusive geneticamente! Portanto, será bom para a fertilidade dos dois!
  • Não encare este processo como um castigo: Comer é um prazer e não deve deixar de ser, mesmo para quem está fazendo dieta! É preciso reeducar o seu estômago e provavelmente alguns hábitos terão que mudar. Não é fácil no começo, mas uma ótima dica para este processo é comer com os olhos! Aprenda a fazer pratos bonitos e procure restaurantes que apostam em comida bonita e saudável, será uma experiência artística que quando você começar a experimentar não irá querer voltar para os velhos hábitos.
  • Sinta os benefícios da mudança que está fazendo na sua vida: Você vai perceber que a mudança de hábitos que começou por conta do projeto de ter filhos, antes mesmo da gravidez já está produzindo seus frutos. Você vai ganhar resistência, vai reduzir riscos cardíacos e vai se sentir melhor com você mesma!
  • Permita-se, mas não abuse: Se o que você quer é mudar de hábito, evite que os prêmios que você se dá por estar cumprindo com o seu compromisso de emagrecer seja justamente uma herança dos hábitos que você quer deixar para trás! Que tal reconhecer seu esforço com um assessório de moda ou um passeio especial, por exemplo?

 

Benefícios de perder peso antes de engravidar

Como dito, controlar o peso com uma dieta equilibrada e atividade física pode ajudar as mulheres a engravidar, mas os benefícios não param por aí, dentro do peso ideal você terá:

  • Risco reduzido de complicações durante a gravidez: Aborto espontâneo, parto prematuro, hipertensão e diabetes gestacional são algumas das complicações associadas à obesidade.
  • Evitará provocar doenças crônicas nos descendentes: Entre os riscos, está a diabetes e também propensão à obesidade infantil e/ou adulta.

 

Solicite a sua primeira consulta:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up