junho 10, 2014

O que são ovários policísticos?

ilustração de corte do ovário

Uma das principais dúvidas que podem ter as mulheres que recebem o diagnóstico de ovários policístico é: Afetará a minha fertilidade? – Apesar de existirem casos em que este problema efetivamente afete a fertilidade, é o menos habitual.

Mas afinal o que são os ovários policísticos e como podem afetar a capacidade reprodutiva?

ovários policísticos

Fonte: www.sogesp.com.br

Os ovários policísticos são bastante frequentes entre as mulheres. Com sua presença ocorre um aumento no tamanho dos ovários à custa da formação de múltiplos folículos (menores de 10 mm) quando comparados aos ovários sem alterações.

Ter ovários policísticos não é a mesma coisa que ter cistos no ovário

Além disso, também é diferente ter ovários policísticos (detectado através de ultrassonografia) e ter síndrome de ovários policísticos (que acompanha um conjunto de outros sintomas).

A síndrome dos ovários policísticos se trata de um transtorno endócrino que vem acompanhado dos seguintes sintomas: obesidade, menstruação irregular e hiperandrogenismo (aumento dos hormônios masculinos, resultando no aumento de pelos no corpo, acne, entre outras características masculinas).

Ovários policísticos e gravidez: Ter ovários policísticos dificulta a gravidez?

Não. As mulheres com ovários policísticos que não possuem sintomas não perdem capacidade reprodutiva. No entanto, algumas mulheres podem apresentar uma pequena dificuldade de ovulação, com certos atrasos na menstruação. Um problema resolvido facilmente através de um simples tratamento que induz a ovulação, que faz com que os ovários reestabeleçam os ciclos de 28-30 dias facilitando a gestação. O tratamento, apesar de simples, deve ser realizado com o acompanhamento médico, que receitará o medicamento mais apropriado com base específica em cada paciente.

Em alguns casos menos frequentes, os ovários policísticos podem provocar a produção de óvulos de má qualidade. Algo que não costuma ser identificado a priori, senão somente quando a paciente não consegue engravidar naturalmente ou com indução de ovulação após meses de tentativas. Então, ao realizar uma tentativa de Fertilização In Vitro é possível reconhecer a má qualidade ovocitária.

Ter síndrome de ovários policísticos dificulta a gravidez?

Depende de cada caso. As mulheres com menstruação muito irregular devido à síndrome que não apresentam outros sintomas costumam ter dificuldades na hora de conseguir a gravidez. No entanto, geralmente é simples de resolver a dificuldade por meio de um tratamento de indução de ovulação. Em outros casos, que são a minoria, a síndrome dos ovários policísticos produz a esterilidade por conta da má qualidade dos óvulos. Iniciar o tratamento o mais rápido possível reduz as chances que esta enfermidade chegue a tal ponto.

Solicite a sua primeira consulta:

2 Comentários

  • Elaine says:

    Olá, meninas!
    Tenho SOP e consequentemente meu ciclo é desregulado por conta disso. Minha menstruação só desce se eu tomar indutores, mas eu não queria continuar dependente de medicamentos para este fim, até pra não aumentar o problema, – afinal de contas tudo em excesso faz mal-, pode até aumentar o tamanho dos cistos que infelizmente eu também tenho. Meu sonho é ser mãe e estou há mais de um ano na tentativa de ser, tenho feito exames, mas por conta da desregularidade do meu ciclo, fica difícil controlar meu período fértil, minha ovulação. Sei que tudo é um processo que precisa de muita paciência e esforço. Minha médica disse que é preciso fazer exercícios regularmente, se alimentar bem, evitar certas coisas, enfim. Estou muito abalada com tudo isso, pois já estou 28 anos e queria muito viver essa experiência. Minhas amigas todas já tiveram seus filhos. Sempre me perguntam se pretendo ser avó ao invés de mãe. É duro, viu?
    Vejo na internet que chá de canela é bom para regular, porém é abortivo. Já tomei o remédio Cicloprymogina durante 3 meses, regulou direitinho nesse tempo, mas quando eu parei de tomar atrasou tudo de novo. Eu não queria ficar dependente de remédios. O que eu faço, meu Deus ?! 🙁

    • Blog.BR says:

      Ola Elaine, os indutores de ovulação são muito perigosos e não estão feitos para regular o ciclo menstrual, mas sim para serem utilizados por um curto período de tempo em um tratamento para engravidar. Converse com sua especialista em reprodução humana, ela poderá controlar por ultrassonografia o desenvolvimento e liberação dos óvulos para um namoro programado ou indicar se você precisa de um tratamento diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up