A laqueadura, também conhecida como ligadura de trompas, é um procedimento cirúrgico que consiste em cortar e ligar as trompas de Falópio para prevenir o encontro do óvulo com o espermatozoide, evitando assim a gravidez. Este método de esterilização feminina é realizado quando a mulher está segura que já não deseja engravidar. No entanto, às vezes a vida muda muito e recebemos nas nossas clínicas mulheres que querem informar-se sobre o que fazer para ter filhos novamente.
Na maioria das vezes a intenção de reverter a laqueadura vem como fruto de uma nova relação que desperta novamente o desejo da maternidade. A boa notícia é que existem duas alternativas para aquelas que se arrependeram de ter feito a cirurgia:
Opção 1: Reversão de laqueadura:
Entre os médicos especialistas, existe um consenso em que os contras de uma reversão da laqueadura são superiores aos prós. A reversão é possível dependendo de como foi feita a laqueadura e também considerando que o tempo de recuperação da mulher antes de tentar a gravidez não seja um fator de risco para a qualidade dos seus óvulos que começa a diminuir de forma mais intensa a partir dos 35 anos. No entanto a reversão da laqueadura não garante que as trompas estarão permeáveis após a cicatrização.
Para esclarecer o método de laqueadura utilizado e prever a possibilidade de sucesso da reversão o especialista pode solicitar exames como a histerossalpingografia e a laparoscopia diagnóstica. Além disso, será feita uma investigação sobre a reserva ovariana para avalizar o stock de óvulos e sua qualidade.
Opção 2: Fertilização in Vitro (FIV)
Através da Fertilização in Vitro, onde a fecundação do óvulo é feita em laboratório, quem fez laqueadura evita ter que passar por uma cirurgia novamente e como consequência, evita também os riscos que envolvem todo procedimento cirúrgico. A Fertilização in Vitro pode apresentar melhor prognóstico de êxito, além de ser a opção mais viável dependendo do tempo de recuperação da cirurgia principalmente para pacientes acima dos 35 anos, que começam a ter uma redução da reserva ovariana.
Em reprodução humana as soluções devem ser individualizadas e por isso será o médico especialista a pessoa que apresentará as vantagens e desvantagens da reversão ou da FIV de acordo com seu caso para que você tenha toda a informação que precisa na hora de tomar uma decisão.
368 Comentários
tenho 28 anos e sou operada a 8 anos e quero engravida novamente quais os procedimentos que posso fazer pra mim engravidar sem ser esceminação
Bom dia Lene, sua operação é de laqueadura? se for isso a inseminação não é indicada, deveria ser a Fertilização in Vitro.
Oi boa tarde tenho 27 anos e 2 filhos faz 8 meses q fiz laqueadura e ja me arrependi tenho chance de engravidar fazendo a reversão?
As chances da reversão ser efetiva depende da forma que a mesma foi realizada. Você precisa consultar com seu médico para ter esta estimativa. Além de analisar a recuperação cirúrgica, é preciso também fazer uma avaliação da sua reserva ovariana.
Presciso muito de ajuda !
Tudo vai dar certo Marines, mantenha a fé e dê os passos na direção do seu objetivo 🙂
Tenho 39 anos, 3 filhos e fiz laqueadura a 14 anos, Eu consigo reverter e engravidar novamente?
Boa tarde Rozana,
Normalmente aos 39 anos é indicada a Fertilização in Vitro em virtude do tempo de recuperação da cirurgia entrar em conflito com a reserva ovariana. Antes de tomar uma decisão você precisa consultar um especialista em fertilidade para ele analisar o seu caso específico.
Ola meu nome e Mirian tenho 26 anos fiz a laqueadura a 6anos queria volta a ter outro filho pois casei novamente como eu fasso moro em Belém do para tem alguma clinica próximo mim
Bom dia Mirian,
Nossa clínica está em Salvador, não conhecemos as clínicas de sua região.
Estamos à disposição!