janeiro 20, 2016

Terapias alternativas que ajudam no tratamento da fertilidade

ilustração de mulher meditando ao redor de símbolos que representam o equilíbrio

A fertilidade é um aspecto da saúde que pode ser afetado por diferentes alterações que sofre nosso corpo. Por isso, certas terapias alternativas que ajudam no tratamento da infertilidade podem ser integradas aos esforços de outras áreas médicas, compondo o que é conhecido como medicina integrativa; uma prática que vem sendo utilizada para aumentar as chances de gravidez.

Porém, é preciso deixar claro que a medicina integrativa é composta somente por técnicas seguras e cientificamente comprovadas. Por isso, cuidado com os chás para aumentar a fertilidade! Já que acontecem muitos casos de intoxicações por ervas tomadas sem o controle, dosagem ou indicação adequada.

O que é medicina integrativa?

A medicina integrativa, também conhecida por medicina integrada, é um conceito que vem sendo adotado principalmente a partir dos anos 90 com o propósito que aplicar nos tratamentos de saúde uma percepção do paciente como um todo e não especificamente da doença a ser tratada.

Sob a perspectiva de respeito e visão integral do paciente, os especialistas passam a contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar, que atua de forma personalizada em todas as áreas que a doença pode influenciar ou ter sido influenciada, inclusive indicando terapias alternativas complementares ao tratamento.

Como a medicina integrativa se aplica ao tratamento de fertilidade?

Nos tratamentos de fertilidade enfatizamos a importância do cuidado emocional e também a dieta nutricional personalizada. Dependendo da causa da infertilidade, outros especialistas ou tratamentos podem ser integrados à rede de apoio para a saúde e equilíbrio dos pacientes.

Entre as terapias alternativas para melhorar a fertilidade que são adotadas com mais frequência, a acupuntura e a meditação se destacam.

Benefício da acupuntura no tratamento de fertilidade

A acupuntura é parte de uma ciência milenar que tem efeitos comprovados por diversos estudos. Entre os benefícios da acupuntura para a fertilidade, destacamos a melhoria do fluxo sanguíneo, controle da ansiedade e apoio ao equilíbrio do sistema endócrino. Também existem benefícios da acupuntura no controle de algumas doenças que podem interferir na fertilidade como a hipertensão, obesidade, diabetes, ansiedade e ovários policísticos.

Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, defendem que quanto maior a dificuldade de gravidez, mais eficaz é a acupuntura. Eles analisaram 16 estudos com cerca de 4 mil pacientes que realizaram fertilização in vitro e observaram em seu estudo que a acupuntura funcionou apenas quando a probabilidade de gravidez era pequena, em decorrência de idade ou de fatores físicos e emocionais.

Por outro lado, uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv através da sua unidade de medicina integrativa combinou a Inseminação Artificial à terapia de acupuntura e ervas, que foram especificamente individualizadas para cada paciente e aprovadas pelo Ministério de Saúde de Israel. Como resultado, a taxa de gravidez foi 26% maior para o grupo de mulheres que utilizou esta terapia alternativa de forma complementar, comparado ao grupo que realizou somente a Inseminação Artificial.

Existe contraindicação para a acupuntura?

Existem contraindicações para a acupuntura no caso de epilepsia, de pessoas que fazem tratamentos com anticoagulante ou possuam marca passos e também para os que sofrem de hemofilia ou têm alergia às agulhas.

Benefício da meditação no tratamento da fertilidade

O benefício da meditação não está evidenciado diretamente para o tratamento da fertilidade, no entanto, pode ser útil principalmente no controle do estresse, onde diversos estudos apontam resultados positivos. A meditação, assim como outras técnicas de relaxamento e também como prática de atividades físicas, produz um aumento da dopamina, norepinefrina e serotonina, que são neurotransmissores ligados à sensação de prazer ajudando a manter o equilíbrio emocional.

Cuidado com terapias experimentais!

Entre a medicina convencional ocidental e a medicina milenar oriental de eficácia comprovada, existem algumas receitas de fertilidade e promessas milagrosas para engravidar rápido que devem ser vistas com cautela. Nem toda terapia alternativa é inofensiva para a saúde, por isso, consulte sempre um especialista.

Solicite a sua primeira consulta:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up