dezembro 23, 2015

Impacto da diabetes na fertilidade masculina

pai com diabetes beija pé de filho, conseguiu evitar a infertilidade

A diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas que não produz suficiente insulina (diabetes tipo 1) ou quando apesar de produzir, o corpo não aproveita a insulina de forma eficiente (diabetes tipo 2). Esta doença é bastante comum e seus portadores podem viver uma vida plena mantendo alguns cuidados. O que muitos desconhecem é que existe um impacto da diabetes na fertilidade. Este impacto tem sido constatado em homens e mulheres, principalmente quando presente em ambos membros do casal e não estiver sendo controlada.

No caso dos homens, a diabetes impacta negativamente na saúde dos espermatozoides podendo provocar um envelhecimento prematuro por consequência do aumento do estresse oxidativo no entorno dos espermatozoides. Além disso, os homens diabéticos podem ter a capacidade de reparação genética comprometida com o aumento da fragmentação do DNA espermático, inclusive quando os parâmetros de concentração e mobilidade dos espermatozoides são considerados normais.

Quando o homem possui diabetes e o casal não consegue a gravidez, pode estar acontecendo que os espermatozoides aparentemente normais estão com sua capacidade de fecundação diminuída ou ainda, acorrendo a fecundação, falhas na implantação do embrião no útero materno ou abortamento espontâneo devido às alterações genéticas inviabilizam a gestação. Também são maiores os riscos de transmissão de alterações genéticas aos descendentes.

Saúde dos espermatozoides

Através do espermograma a quantidade e mobilidade e morfologia do espermatozoide é analisada, porém quando existem dúvidas sobre eventuais alterações na estrutura do DNA é preciso também realizar estudos complementários de análise genética, como o estudo das microdeleções do cromossomo Y.

Outras alterações na fertilidade masculina que a diabetes pode provocar é a diminuição da produção de testosterona, algo que como consequência afeta também a qualidade dos espermatozoides e pode provocar disfunção erétil.

Mulheres e homens com diabetes podem ter filhos, por isso em caso de dificuldades o acompanhamento de um bom especialista em fertilidade, além de manter a diabetes controlada, são a chave para conseguir a gravidez.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up