A laqueadura, também conhecida como ligadura de trompas, é um procedimento cirúrgico que consiste em cortar e ligar as trompas de Falópio para prevenir o encontro do óvulo com o espermatozoide, evitando assim a gravidez. Este método de esterilização feminina é realizado quando a mulher está segura que já não deseja engravidar. No entanto, às vezes a vida muda muito e recebemos nas nossas clínicas mulheres que querem informar-se sobre o que fazer para ter filhos novamente.
Na maioria das vezes a intenção de reverter a laqueadura vem como fruto de uma nova relação que desperta novamente o desejo da maternidade. A boa notícia é que existem duas alternativas para aquelas que se arrependeram de ter feito a cirurgia:
Opção 1: Reversão de laqueadura:
Entre os médicos especialistas, existe um consenso em que os contras de uma reversão da laqueadura são superiores aos prós. A reversão é possível dependendo de como foi feita a laqueadura e também considerando que o tempo de recuperação da mulher antes de tentar a gravidez não seja um fator de risco para a qualidade dos seus óvulos que começa a diminuir de forma mais intensa a partir dos 35 anos. No entanto a reversão da laqueadura não garante que as trompas estarão permeáveis após a cicatrização.
Para esclarecer o método de laqueadura utilizado e prever a possibilidade de sucesso da reversão o especialista pode solicitar exames como a histerossalpingografia e a laparoscopia diagnóstica. Além disso, será feita uma investigação sobre a reserva ovariana para avalizar o stock de óvulos e sua qualidade.
Opção 2: Fertilização in Vitro (FIV)
Através da Fertilização in Vitro, onde a fecundação do óvulo é feita em laboratório, quem fez laqueadura evita ter que passar por uma cirurgia novamente e como consequência, evita também os riscos que envolvem todo procedimento cirúrgico. A Fertilização in Vitro pode apresentar melhor prognóstico de êxito, além de ser a opção mais viável dependendo do tempo de recuperação da cirurgia principalmente para pacientes acima dos 35 anos, que começam a ter uma redução da reserva ovariana.
Em reprodução humana as soluções devem ser individualizadas e por isso será o médico especialista a pessoa que apresentará as vantagens e desvantagens da reversão ou da FIV de acordo com seu caso para que você tenha toda a informação que precisa na hora de tomar uma decisão.
368 Comentários
olá meu nome é Fabiana tenho 38 anos tenho um sonho de ter outro filho depois de uma laqueadura de 12anos ..num novo casamento a 8anos ainda sonho com essa possibilidade ….o tempo passando e nada acontecendo …..existe algum programa do governo que possa ajudar mulheres arrependidos da laqueadura a realizar seus sonhos ?tudo em relação a reprodução humana e muito caro …desde já agradeço.
Olá Fabiana, desconhecemos que o governo tenha algum programa neste sentido.
estamos à disposição,
descobri que sou laqueada entao procurei um medico para fazer reversao nao encontrei ninguem
mesmo particuar nao encontro medico que possa fazer a reversao
Olá Li, na nossa clínica em Salvador não fazemos a reversão de laqueadura, mas sim a fertilização in vitro, que é o tratamento indicado para mulheres laqueadas sem a necessidade de cirurgia.
Fiz laqueadura a desoito anos queria engravidar de novo e possivel
Boa tarde Maria, Para engravidar após a laqueadura você precisa consultar um especialista em reprodução humana, que irá avaliar o seu caso e propor o tratamento adequado para você.
Ola bom dia! meu nome é Roselene. fui laqueada com 21 anos de idade, hoje tenho 39 anos. Já fez 18 anos, tenho 2 filhos do primeiro casamento. e me casei novamente á 5 anos atrás, meu atual esposo não é pai ainda, e meu sonho é poder dar um filho pra ele. Será que tenho chances desse milagre acontecer na minha vida? Aguardo resposta. Deixo um abraço.
Olá Roselene,
É possível engravidar após a laqueadura, no entanto antes de dar inicio ao procedimento você deve consultar um especialista em reprodução humana o mais rápido possível, pois aos 39 anos você enfrenta não apenas o obstáculo da laqueadura, mas também a qualidade dos óvulos, que naturalmente está bastante reduzida nesta idade.
ola boa tarde mim chamo:fabiana tenho 32 anos fiz a laqueadura quando tinha 24 anos vai fazer 10 anos e hj eu mim arrependo pois gostaria de ter outro filho e não sei o que fazer. qual a solução melhor . fiz a laqueadura no modo videolaparoscopia. sou de salvador.
Olá Fabiana,
Consulte nossa clínica em Salvador para que nossa equipe avalie como foi feita sua laqueadura e proponha o melhor procedimento para que você possa engravidar novamente. https://ivi.net.br/agendar-consulta/