A laqueadura, também conhecida como ligadura de trompas, é um procedimento cirúrgico que consiste em cortar e ligar as trompas de Falópio para prevenir o encontro do óvulo com o espermatozoide, evitando assim a gravidez. Este método de esterilização feminina é realizado quando a mulher está segura que já não deseja engravidar. No entanto, às vezes a vida muda muito e recebemos nas nossas clínicas mulheres que querem informar-se sobre o que fazer para ter filhos novamente.
Na maioria das vezes a intenção de reverter a laqueadura vem como fruto de uma nova relação que desperta novamente o desejo da maternidade. A boa notícia é que existem duas alternativas para aquelas que se arrependeram de ter feito a cirurgia:
Opção 1: Reversão de laqueadura:
Entre os médicos especialistas, existe um consenso em que os contras de uma reversão da laqueadura são superiores aos prós. A reversão é possível dependendo de como foi feita a laqueadura e também considerando que o tempo de recuperação da mulher antes de tentar a gravidez não seja um fator de risco para a qualidade dos seus óvulos que começa a diminuir de forma mais intensa a partir dos 35 anos. No entanto a reversão da laqueadura não garante que as trompas estarão permeáveis após a cicatrização.
Para esclarecer o método de laqueadura utilizado e prever a possibilidade de sucesso da reversão o especialista pode solicitar exames como a histerossalpingografia e a laparoscopia diagnóstica. Além disso, será feita uma investigação sobre a reserva ovariana para avalizar o stock de óvulos e sua qualidade.
Opção 2: Fertilização in Vitro (FIV)
Através da Fertilização in Vitro, onde a fecundação do óvulo é feita em laboratório, quem fez laqueadura evita ter que passar por uma cirurgia novamente e como consequência, evita também os riscos que envolvem todo procedimento cirúrgico. A Fertilização in Vitro pode apresentar melhor prognóstico de êxito, além de ser a opção mais viável dependendo do tempo de recuperação da cirurgia principalmente para pacientes acima dos 35 anos, que começam a ter uma redução da reserva ovariana.
Em reprodução humana as soluções devem ser individualizadas e por isso será o médico especialista a pessoa que apresentará as vantagens e desvantagens da reversão ou da FIV de acordo com seu caso para que você tenha toda a informação que precisa na hora de tomar uma decisão.
368 Comentários
Boa NT doutora,tenho dois casais de gênios que já estão praticamente cm 13 anos e não sei até hoje se os médicos me operaram ou não,queria saber se tem algum exame se posso fazer pra saber se sou operada ou não.Fiz duas transvaginal e a medica diz que meu útero esta limpinho pronto pra receber um bebê mais eu acho que e mentira porque até hoje não veio bebê algum,será e porque eu menstruo duas vezes no mesmo mês!!!Queria tanto saber porque meu marido fica todo dia querendo que eu arrimo um bebê o que eu faço me ajude ai.
Jaqueline é simples saber se você foi laqueada, um ginecologista poderá dizer através de um ultrassom.
Olá! Eu me chamo Márcia tenho 42 anos, medico fez minha laqueadura aos 29 anos sem minha autorização, pois ele justificou que fez pelo motivo pre-eclampse, tenho duas meninas, e quero ter mais filho! Como faço? Tem possibilidades ainda? ….. obrigado! Aguardo resposta abraços.
Provavelmente existem chances, mas é preciso que não demore para marcar uma consulta, pois aos 42 anos a reserva ovariana das mulheres costumam estar mais baixas.
Olá fiz laqueadura há 4anos queria saber se tem possibilidade de reverter…obgd
Faz sete anos que sou ligada fiz três cesária não sei se cortaram ou amarraram o que eu faço me casei e meu esposo que um filho.como que eu faço.tenho 27 anos
Olá! Consulte com um médico especialista em reprodução humana para uma avaliação personalizada da solução para o seu caso.
fiz a laqueadura, pois tive um cisto no ovário e em uma das trompas, ai o medico aproveitou e fez a laqueadura, mas não lembro se cortou ou amarrou a trompa, ainda posso engravidar,eu já pesquisei e vi que e melhor através de fertilização in vitro essa informação procede?
Sim, a Fertilização in Vitro é melhor e mais seguro, pois a reversão nem sempre funciona, além de aumentar o risco de gravidez ectópica