abril 25, 2017

Por que não consigo engravidar se menstruo normalmente?

Menstruar regularmente é um bom indicador de fertilidade por ser um sinal de que a mulher está produzindo hormônios, porém este indício não garante que a ovulação está acontecendo com normalidade, pois é possível ter ciclos menstruais completos sem que a ovulação aconteça.

O ciclo menstrual é um acontecimento complexo onde vários órgãos e glândulas participam em diferentes fases. A primeira fase tem o objetivo de desenvolver e liberar um óvulo, depois da ovulação, oferecer condições favoráveis para sua fecundação é o foco e, após a fecundação, a fase final do ciclo prepara o ambiente uterino para ajudar o óvulo fecundado a implantar-se e desenvolver-se até o nascimento do bebê.

Existem várias possíveis causas para que uma mulher com menstruação regular não consiga engravidar. Vamos citar alguns exemplos, mas a única forma de ter certeza, e mais importante, de solucionar o que quer que seja que está impedindo você de engravidar, é consultar com um especialista em reprodução humana. Caso você tenha mais de 35 anos, é recomendável procurar o especialista após 6 meses de tentativas.

Diferença entre menstruar e ovular

  • A menstruação marca o primeiro dia do ciclo menstrual. O fluxo menstrual é na verdade o endométrio – tecido que reveste o útero por dentro – onde se implanta o embrião ou, se não houver embrião, que descama em forma de menstruação.
  • Ovulação é o momento em que o óvulo rompe o folículo que lhe protegia durante o processo de desenvolvimento do óvulo. Nesse processo, vários óvulos são ativados pelo desenvolvimento folicular, mas apenas um (raramente mais de um) atinge o grau de evolução necessário para ovular, conhecido pelo nome de folículo dominante, enquanto os restantes dos folículos em crescimento irão minguar e desaparecer da reserva de óvulos da mulher.

Como dito, para a ovulação completar seu ciclo, acontece a ruptura do folículo que libera o óvulo para ir em direção às trompas onde poderá ser fecundado pelo espermatozoide. Caso não aconteça a fecundação, o óvulo irá minguar e o endométrio irá descamar novamente. Dessa forma se renova o ciclo…

A ovulação e a menstruação são reguladas pelos hormônios, porém nem sempre que um dos processos está acontecendo bem o outro também está em equilíbrio. Por esta razão, ao fazer a avaliação da fertilidade feminina, são solicitados diferentes exames.

Menstruação sem ovulação prévia

Durante o ciclo menstrual, inclusive em ciclos regulares, o folículo onde está o óvulo pode chegar a se desenvolver normalmente, mas no momento de ruptura onde o óvulo sairia em direção às trompas de Falópio, esta ruptura não acontece. Este fenômeno é tecnicamente chamado folículo não roto (LUF). Nesse caso não é possível que a fecundação aconteça e, independente da causa, o corpo entende simplesmente que não há sinal de óvulo fecundado e reinicia o ciclo a partir da menstruação, que acontecerá normalmente.

Como comprovar que a ovulação aconteceu?

A ultrassonografia no momento certo pode comprovar que houve ovulação. O ginecologista irá observar se no período de oscilação hormonal que deveria sinalizar que a ovulação aconteceu é possível identificar o folículo roto, prova que aconteceu a ruptura que liberou o óvulo para seguir o seu caminho em direção às trompas.

Outras explicações para mulheres com ciclo regular que não engravidam

  1. A explicação pode estar em um fator masculino! É bastante comum que o casal procure como primeira explicação para a dificuldade de engravidar um fator feminino. Porém as causas da infertilidade podem ter origem em fatores masculinos (40%), fatores femininos (40%), fatores combinados entre homem e mulher (20%) ou causas não aparentes, ou seja, que ainda não são desconhecidas pela ciência. Por esta razão, ao procurar uma explicação para a dificuldade de engravidar é fundamental que o parceiro faça parte do processo.

O diagnóstico da fertilidade masculina básico é um espermograma, além do cariótipo que o casal realiza a partir de uma amostra de sangue. Portanto, é bem mais fácil o processo masculino que o feminino, por conta da complexidade do aparelho reprodutor feminino.

  1. Outra possível explicação para ter um ciclo regular e não engravidar podem ser obstruções que estão impedindo o encontro entre óvulo e espermatozoide. As obstruções são facilmente detectadas pelo especialista em reprodução humana.

Solicite a sua primeira consulta:

24 Comentários

  • Carolina says:

    Estou a muito tempo tentando engravidar mais nao consigo minha mestruaçao desce todo mes oq sera que é?

    • Blog.BR says:

      Depois de um ano tentando engravidar sem sucesso é preciso consultar um especialista em reprodução humana para a avaliação do casal.

  • Grisel says:

    Tem algum especialista para recomendar em João Pessoa? E algum laboratório que faça a análise do hormônio antimulleriana?
    A contagem folicular deve-se fazer em quais dias do ciclo?
    Muito obrigada.

  • Erica Gomes Maciel says:

    Olá tenho 17 anos não consigo engravidar minha mestruação não desse todos os meses o que será que é? ?

  • Cassia says:

    Estou tentando engravidar a oito meses e não consigo … Eu não consigo segurar o esperma na vagina ele sempre acaba escorrendo isso é normal ? Tenho menstruação normal todo mês .

    • Blog.BR says:

      Olá Cassia, é normal escorrer, os espermatozoides mais capacitados não terão problemas em chegar ao óvulo. Depois de um ano tentando, procure um especialista para uma avaliação da fertilidade.

  • amanda says:

    Não consigo engravida o que acontecer que minha menstruação vem todo mês

    • Blog.BR says:

      Amanda, podem ser muitos fatores, tanto femininos, quanto masculinos, por isso é importante consultar um especialista em fertilidade para uma avaliação do casal.

  • Nathalia says:

    Ja faz um tempo que estou tentando engravida e nao consigo e minha mestruacao vem regula oq sera q esta acontecendo?

    • Blog.BR says:

      A menstruação regular é um fator positivo, mas não o único a considerar sobre a fertilidade do casal. É preciso consultar um especialista em reprodução humana para uma avaliação personalizada do seu caso.

  • Rocilda Roque De Souza says:

    não tomo nenhum anticoncepcional e nem uso camisinha…e ha tres meses q to tendo relação e não engravido minha menstruação vem todo mês so q um pouco diferente mais vem…

    • Blog.BR says:

      Rocilda, 3 meses ainda é pouco tempo para engravidar. Pessoas acima de 35 devem esperar 6 meses antes de consultar um especialista em reprodução humana e com menos de 35 podem esperar um ano, que é normal.

  • Graciete says:

    Ol eu fiz o enxame do indo vaginal constou micro policísticos nós dois lados eu não mestruava mais de um tempo Agora eu tô mestruando graça a Deus eu não tô conseguindo engravidar mim ajude.

  • Evelyn says:

    Eu menstruo todo mês não tomo anticoncepcional, e não uso caminha a quase um ano e não tenho nenhum problema de saúde meu esposo também não mas não consigo engravidar porque?

    • Blog.BR says:

      Evelyn, como viu neste post, pode ser que a menstruação acontece e a ovulação não, mas também exitem muitos outros fatores que podem afetar a fertilidade sem produzir sintomas. Você e seu esposo devem consultar um especialista em reprodução humana.

  • Erinalva says:

    Já sou mãe de um menino de 9 anos faz uns 3 anos que parei de tomar anticoncepcional pra tentar engravidar novamente mas até agora nada(mesmo parceiro) tenho a menstruação regrada todos os messes…No último papa que fiz a enfermeira disse que tenho o útero retrovertido,será que tem alguma coisa a vê por não está conseguindo engravidar,mesmo já ter passado por uma gestação tranquila?

    • Blog.BR says:

      O útero retrovertido não interfere nas chances de engravidar. Caso esteja tentando engravidar há mais de um ano, procure um especialista em reprodução humana para uma revisão da fertilidade do casal. Boa sorte!

  • Deborah says:

    Já faz três meses que parei de tomar o anticoncepcional tenho uma filha de dois anos. Quero outro bebe mais não estou conseguindo e minha menstruação vem regularmente. O que pode estar acontecendo?

    • Blog.BR says:

      olá Deborah, 3 meses ainda é pouco tempo. Se quiser ficar mais tranquila, faça uma revisão com seu ginecologista, mas um especialista em reprodução humana é recomendado apenas após 6 meses de tentativa caso você tenha mais de 35 anos ou depois de um ano, caso tenha menos de 35.

      Boa sorte!

  • Francisca santana pereira says:

    Ola tenho 20 anos estou tentando engravidar ja tem mas de ano e nao consigo, tomai anteconcepcional 5 anos o que sera??

  • silvana says:

    Ola Tenho27 anos estou tentando engravidar a anos. Nda consigo gostaria de saber qual e meu problema meu parceiro tem 19 anos estamos juntos a dois anos… Nao usamos camisinha pílula nda
    Quero mto engravidar pode me ajudar

    • Blog.BR says:

      Silvana, pela idade de ambos e pelo tempo que estão tentando engravidar, é importante que busquem uma clínica de fertilidade para ter um diagnóstico do que pode estar acontecendo. Apenas um profissional de medicina reprodutiva será capaz de dizer com precisão qual a questão que acontece para vocês ainda não terem engravidado. Acesse http://www.ivi.net.br/agendar-consulta para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up