Menstruar regularmente é um bom indicador de fertilidade por ser um sinal de que a mulher está produzindo hormônios, porém este indício não garante que a ovulação está acontecendo com normalidade, pois é possível ter ciclos menstruais completos sem que a ovulação aconteça.
O ciclo menstrual é um acontecimento complexo onde vários órgãos e glândulas participam em diferentes fases. A primeira fase tem o objetivo de desenvolver e liberar um óvulo, depois da ovulação, oferecer condições favoráveis para sua fecundação é o foco e, após a fecundação, a fase final do ciclo prepara o ambiente uterino para ajudar o óvulo fecundado a implantar-se e desenvolver-se até o nascimento do bebê.
Existem várias possíveis causas para que uma mulher com menstruação regular não consiga engravidar. Vamos citar alguns exemplos, mas a única forma de ter certeza, e mais importante, de solucionar o que quer que seja que está impedindo você de engravidar, é consultar com um especialista em reprodução humana. Caso você tenha mais de 35 anos, é recomendável procurar o especialista após 6 meses de tentativas.
Diferença entre menstruar e ovular
- A menstruação marca o primeiro dia do ciclo menstrual. O fluxo menstrual é na verdade o endométrio – tecido que reveste o útero por dentro – onde se implanta o embrião ou, se não houver embrião, que descama em forma de menstruação.
- Ovulação é o momento em que o óvulo rompe o folículo que lhe protegia durante o processo de desenvolvimento do óvulo. Nesse processo, vários óvulos são ativados pelo desenvolvimento folicular, mas apenas um (raramente mais de um) atinge o grau de evolução necessário para ovular, conhecido pelo nome de folículo dominante, enquanto os restantes dos folículos em crescimento irão minguar e desaparecer da reserva de óvulos da mulher.
Como dito, para a ovulação completar seu ciclo, acontece a ruptura do folículo que libera o óvulo para ir em direção às trompas onde poderá ser fecundado pelo espermatozoide. Caso não aconteça a fecundação, o óvulo irá minguar e o endométrio irá descamar novamente. Dessa forma se renova o ciclo…
A ovulação e a menstruação são reguladas pelos hormônios, porém nem sempre que um dos processos está acontecendo bem o outro também está em equilíbrio. Por esta razão, ao fazer a avaliação da fertilidade feminina, são solicitados diferentes exames.
Menstruação sem ovulação prévia
Durante o ciclo menstrual, inclusive em ciclos regulares, o folículo onde está o óvulo pode chegar a se desenvolver normalmente, mas no momento de ruptura onde o óvulo sairia em direção às trompas de Falópio, esta ruptura não acontece. Este fenômeno é tecnicamente chamado folículo não roto (LUF). Nesse caso não é possível que a fecundação aconteça e, independente da causa, o corpo entende simplesmente que não há sinal de óvulo fecundado e reinicia o ciclo a partir da menstruação, que acontecerá normalmente.
Como comprovar que a ovulação aconteceu?
A ultrassonografia no momento certo pode comprovar que houve ovulação. O ginecologista irá observar se no período de oscilação hormonal que deveria sinalizar que a ovulação aconteceu é possível identificar o folículo roto, prova que aconteceu a ruptura que liberou o óvulo para seguir o seu caminho em direção às trompas.
Outras explicações para mulheres com ciclo regular que não engravidam
- A explicação pode estar em um fator masculino! É bastante comum que o casal procure como primeira explicação para a dificuldade de engravidar um fator feminino. Porém as causas da infertilidade podem ter origem em fatores masculinos (40%), fatores femininos (40%), fatores combinados entre homem e mulher (20%) ou causas não aparentes, ou seja, que ainda não são desconhecidas pela ciência. Por esta razão, ao procurar uma explicação para a dificuldade de engravidar é fundamental que o parceiro faça parte do processo.
O diagnóstico da fertilidade masculina básico é um espermograma, além do cariótipo que o casal realiza a partir de uma amostra de sangue. Portanto, é bem mais fácil o processo masculino que o feminino, por conta da complexidade do aparelho reprodutor feminino.
- Outra possível explicação para ter um ciclo regular e não engravidar podem ser obstruções que estão impedindo o encontro entre óvulo e espermatozoide. As obstruções são facilmente detectadas pelo especialista em reprodução humana.
34 Comentários
Já faz três meses que parei de tomar o anticoncepcional tenho uma filha de dois anos. Quero outro bebe mais não estou conseguindo e minha menstruação vem regularmente. O que pode estar acontecendo?
olá Deborah, 3 meses ainda é pouco tempo. Se quiser ficar mais tranquila, faça uma revisão com seu ginecologista, mas um especialista em reprodução humana é recomendado apenas após 6 meses de tentativa caso você tenha mais de 35 anos ou depois de um ano, caso tenha menos de 35.
Boa sorte!
Ola tenho 20 anos estou tentando engravidar ja tem mas de ano e nao consigo, tomai anteconcepcional 5 anos o que sera??
Ola Tenho27 anos estou tentando engravidar a anos. Nda consigo gostaria de saber qual e meu problema meu parceiro tem 19 anos estamos juntos a dois anos… Nao usamos camisinha pílula nda
Quero mto engravidar pode me ajudar
Silvana, pela idade de ambos e pelo tempo que estão tentando engravidar, é importante que busquem uma clínica de fertilidade para ter um diagnóstico do que pode estar acontecendo. Apenas um profissional de medicina reprodutiva será capaz de dizer com precisão qual a questão que acontece para vocês ainda não terem engravidado. Acesse https://ivi.net.br/agendar-consulta/ para mais informações.
Oi bom dia, tenho 36 anos, e uma filha de 13 anos,estou tentando ter outro filho e não consigo engravidar, porque?
Boa tarde Viviane. Tudo bem? Como você já tem mais de 35 anos, o ideal é procurar ajuda de um médico especialista em reprodução humana. Estamos a disposição para agendamentos no telefone 71. 3014-9999.
Boa tarde. Você deve buscar um especialista em reprodução humana para realização de exames e diagnóstico.