Uma das principais dúvidas que podem ter as mulheres que recebem o diagnóstico de ovários policístico é: Afetará a minha fertilidade? – Apesar de existirem casos em que este problema efetivamente afete a fertilidade, é o menos habitual.
Mas afinal o que são os ovários policísticos e como podem afetar a capacidade reprodutiva?
Os ovários policísticos são bastante frequentes entre as mulheres. Com sua presença ocorre um aumento no tamanho dos ovários à custa da formação de múltiplos folículos (menores de 10 mm) quando comparados aos ovários sem alterações.
Ter ovários policísticos não é a mesma coisa que ter cistos no ovário
Além disso, também é diferente ter ovários policísticos (detectado através de ultrassonografia) e ter síndrome de ovários policísticos (que acompanha um conjunto de outros sintomas).
A síndrome dos ovários policísticos se trata de um transtorno endócrino que vem acompanhado dos seguintes sintomas: obesidade, menstruação irregular e hiperandrogenismo (aumento dos hormônios masculinos, resultando no aumento de pelos no corpo, acne, entre outras características masculinas).
Ovários policísticos e gravidez: Ter ovários policísticos dificulta a gravidez?
Não. As mulheres com ovários policísticos que não possuem sintomas não perdem capacidade reprodutiva. No entanto, algumas mulheres podem apresentar uma pequena dificuldade de ovulação, com certos atrasos na menstruação. Um problema resolvido facilmente através de um simples tratamento que induz a ovulação, que faz com que os ovários reestabeleçam os ciclos de 28-30 dias facilitando a gestação. O tratamento, apesar de simples, deve ser realizado com o acompanhamento médico, que receitará o medicamento mais apropriado com base específica em cada paciente.
Em alguns casos menos frequentes, os ovários policísticos podem provocar a produção de óvulos de má qualidade. Algo que não costuma ser identificado a priori, senão somente quando a paciente não consegue engravidar naturalmente ou com indução de ovulação após meses de tentativas. Então, ao realizar uma tentativa de Fertilização In Vitro é possível reconhecer a má qualidade ovocitária.
Ter síndrome de ovários policísticos dificulta a gravidez?
Depende de cada caso. As mulheres com menstruação muito irregular devido à síndrome que não apresentam outros sintomas costumam ter dificuldades na hora de conseguir a gravidez. No entanto, geralmente é simples de resolver a dificuldade por meio de um tratamento de indução de ovulação. Em outros casos, que são a minoria, a síndrome dos ovários policísticos produz a esterilidade por conta da má qualidade dos óvulos. Iniciar o tratamento o mais rápido possível reduz as chances que esta enfermidade chegue a tal ponto.
16 Comentários
Olá fiz uns exames e deu pequenos policístico, e que eu n tava ovulando por isso que eu n tava menstruando, o médico passou o anticoncepcional SELENE por 3 mês, será que depois desses 3 mês eu consigo engravidar facilmente?
A SOP deve ser tratada também com dieta balanceada, atividade física e principalmente o acompanhamento de um endocrinologista. Com a mudança no estilo de vida, é possível engravidar posteriormente, de forma geral.
Eu tenho um ovário Polly sisto e tenho 22 anos passa muito tempo sem menstruar e depois que comecei a praticar exercício físico minha menstruação desceu
Olá fiz uns exames e deu pequenos policístico, e que eu n tava ovulando por isso que eu n tava menstruando, o médico passou o anticoncepcional SELENE por 3 mês, será que depois desses 3 mês eu consigo engravidar facilmente
A SOP deve ser tratada também com mudança de estilo de vida, alimentação saudável, exercícios físicos e perda de peso.
Eu tenho ovário polícistico eu estou tentando engravidar já faz 7 anos ate agora não consegui eu sempre tenho sintomas de mulher grávida mais no final me decepcionada .. por que mestruoo
Olá Graziele, boa tarde! Se você sabe que tem a SOP, precisa fazer acompanhamento com profissionais para te ajudar a regularizar seu ciclo.. endocrinologista, nutricionista, etc…