outubro 16, 2014

Outubro Rosa e a fertilidade

Outubro Rosa é um movimento mundial que tem como objetivo chamar a atenção sobre o câncer de mama e, desta forma, aumentar as medidas de prevenção desta doença. A melhor maneira de lutar contra o câncer de mama é realizar os exames preventivos anualmente. Quando diagnosticado precocemente as chances de cura são pelo menos 80% segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

O IVI também colabora na luta contra o câncer, além de difundir informação sobre a importância da prevenção, a forma que encontramos para dar esperanças e motivação aos pacientes diagnosticados com câncer é chamar a atenção sobre um fato importante e que normalmente fica em segundo plano; após o tratamento contra o câncer e recuperação da vida normal, muitos pacientes sofrerão um dano colateral causado pelo tratamento de quimioterapia e radioterapia, que é a perda da fertilidade.

Na Espanha, o programa de preservação da fertilidade “Ser pai ou mãe depois do câncer” foi recentemente premiado nos IV Prêmios Internacionais “Puentes del Mundo” na categoria Investigação Científica. A versão brasileira deste programa consiste em oferecer condições facilitadas de acesso à preservação da fertilidade antes de iniciar o tratamento contra o câncer.

É importante contar com o suporte do oncologista para que no momento em que é diagnosticado o câncer, identificar o risco de perda de fertilidade e obter o encaminhamento para um especialista em reprodução humana, que realizará a preservação de forma prioritária.

Como é realizada a preservação da fertilidade?

Preservar a fertilidade dos homens é fácil, basta congelar o sêmen coletado através de masturbação. Para a preservação da fertilidade da mulher existem várias alternativas, a mais utilizada é a Vitrificação de óvulos (72% dos casos). A preservação da fertilidade não afeta a evolução do câncer.

Após a recuperação do câncer e a alta médica do oncologista para ter filhos, os pacientes que não conseguirem engravidar naturalmente terão a alternativa de utilizar seus gametas congelados para poderem ter filhos e continuarem normalmente com sua vida.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up