setembro 23, 2014

Responsabilidade Social do IVI garante parto seguro para 18.000 refugiadas

O IVI entregou ao Comitê espanhol da ACNUR – Agencia da ONU para os refugiados – um cheque solidário no valor de 12 mil euros (R$37.000,00) destinado a atender mulheres em situação de risco que vivem em campos de refugiados.

A contribuição do IVI consiste em kits ginecológicos completos para realizar cirurgias obstétricas. O projeto beneficia diretamente 18.000 mulheres que com esta ajuda terão garantias de um parto seguro.

A situação dos refugiados sempre é dramática, pois essas pessoas que tiveram que abandonar seu lar em busca de um local mais seguro ou para lutar contra a fome. Entre muitas carências desta população está a necessidade de acesso aos cuidados obstétricos de emergência, com o agravante de complicações geradas durante a gravidez como a desnutrição, epidemias, gravidezes indesejadas e inclusive o risco de violência sexual e práticas de mutilação genital; sem contar com o alto risco de contrair HIV, o vírus da AIDS.

Durante este ano, a ACNUR vai realizar diferentes ações relacionadas com a saúde reprodutiva nos campos de refugiados: atenção médica profissionalizada antes, durante e depois do parto com materiais que garantam serviços de qualidade, atendimento de urgências obstétricas; distribuição de alimentação suplementar para mães e bebês durante os primeiros meses de vida; aconselhamento sobre o tempo de espera entre uma gravidez e outra, educação sobre amamentação e cuidados infantis.

Estas ações têm como objetivo evitar a morte de milhares de mulheres refugiadas grávidas e seus recém-nascidos, o que representa uma redução aproximada de 3% da taxa mundial de mortalidade deste coletivo.Um número que pode parecer pouco representativo para quem analisa o resultado como simples estatística, porém estamos falando de vidas humanas, onde cada pessoa é importante e toda contribuição que ajuda a melhorar as condições de quem vive em risco significa muito.

Solicite a sua primeira consulta:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up