junho 3, 2014

Responsabilidade Social IVI – Empoderamento econômico das mulheres

Uma das prioridades do plano de Responsabilidade Social e Corporativa (RSC) do IVI é o empoderamento econômico das mulheres. Esta foi a forma que o IVI encontrou para contribuir com a igualdade de gênero, a erradicação da pobreza e o crescimento econômico inclusivo, seguindo o principio estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) “O pleno acesso em condições de igualdade à educação é um requisito fundamental para o empoderamento da mulher e um instrumento imprescindível para alcançar os objetivos de igualdade de gênero, desenvolvimento e paz”.

Com o objetivo de criar oportunidades econômicas para as mulheres, nasceu a colaboração do IVI com a associação Tusaidine que irá construir um Centro de Mulheres em Newslands (Tanzânia). Tusaidine conta com 100 membros com idade entre 18 a 75 anos. A maioria possui pequenas hortas onde trabalham e geram 80% da renda de suas famílias.

 

Responsabilidade Social IVI

Conseguir o empoderamento requer não apenas a escolarização das meninas, mas também uma educação de qualidade e um esforço integral entre a escola, a família, a comunidade e as instituições para romper com a tipificação do gênero feminino que dificulta a confiança das mulheres nelas mesmas e cria barreiras sociais e culturais que impedem sua plena participação.

Na Tanzânia o patriarcado é a base discriminação de gênero; está impregnado em todos os aspectos da vida das mulheres. O apoio do IVI fomenta que as mulheres da associação Tusaidine sejam agentes de uma mudança não apenas econômica, mas também social, pois o Centro de Mulheres será sua ferramenta para conquistar condições educativas igualitárias que irão proporcionar independência. Nele serão realizados seminários de igualdade de gênero, oficinas e será fortalecido o intercâmbio cultural para melhora a qualidade de vida das mulheres e como consequência, também de seus filhos.

O futuro Centro terá um salão para encontros, sala de aulas, um escritório, uma farmácia e um posto de atendimento. Para arrecadar fundos para a ampliação do centro e as ações da Associação, Tusaidine pretende alugar a salão para eventos como casamentos.

Estamos realizados de poder contribuir para mudar o presente e futuro destas mulheres e esperamos que esta ação multiplique-se e alcance uma mudança cultural em favor da igualdade de gênero e independência econômica.

Na nossa próxima semana, você vai saber mais sobre os ovários policísticos. Estaremos te esperando!

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up