Cerca de 30-40% das mulheres tem um sangramento leve após a transferência do embrião ao útero durante o tratamento de Fertilização In Vitro (FIV). Este sangramento ocorre no período que provavelmente está acontecendo a nidação, ou seja, o momento em que o embrião se fixa no endométrio. O nome técnico dado a este fenômeno é sangramento por implantação, que é bastante comum, porém sempre gera dúvidas e inseguranças para as pacientes. Por isso, aqui apresentamos uma série de respostas para as principais perguntas que recebemos sobre esse assunto.
Por que acontece o sangramento após a transferência do embrião?
O sangramento por implantação costuma acontecer nas primeiras semanas de gravidez quando o útero está muito irrigado e, por isso, pode sangrar com facilidade. Quando o embrião se fixa na parede interna do útero algumas veias e artérias que se conectam com o endométrio podem romper produzindo a perda de sangue.
Quando acontece o sangramento?
Aproximadamente entre seis e dez dias após a fecundação, coincidindo com período que em teoria a menstruação aconteceria se não houvesse gravidez. Isso também ocorre em casos de gravidez espontânea, no entanto, como não há certeza da existência do embrião no útero, como acontece durante o tratamento de FIV, muitas vezes o sangramento é confundido com a menstruação, razão pela qual muitos acreditam no mito de que é possível menstruar estando grávida.
Quanto tempo dura o sangramento?
Geralmente o sangramento dura de um a três dias com uma intensidade que costuma ser menor que a da menstruação normal, além disso a cor pode ser mais escura, similar à do fluxo dos últimos dias da menstruação.
O sangramento de implantação pode estar relacionado com aborto ou gravidez ectópica?
Não existe uma relação direta com o sangramento por implantação com o aborto ou gravidez ectópica, mas se quiser conhecer outras razões de sangramento na gravidez, temos um post que vai tirar suas dúvidas.
O que fazer se sangrar após a transferência do embrião?
Apesar de provavelmente ser algo normal, como comentamos anteriormente, para evitar qualquer risco e constatar que se trata da implantação, é recomendável consultar seu ginecologista e mantê-lo informado para descartar qualquer perigo para a gravidez.
Não sangrei na gravidez anterior e nessa sim, é normal?
Cada gravidez é única, por isso não existe um padrão fixo com relação a sangrar ou não no período de nidação. Pode acontecer para uma mesma mulher apenas em uma de suas gestações, em nenhuma ou em todas.
Ficou com alguma dúvida? Escreva sua pergunta nos comentários 🙂
110 Comentários
Boa tarde. Fiz uma TEC no dia 2/6 e no dia 14/6 fui fazer o primeiro teste de sangue e deu negativo. Enviei o resultado para o medico e ele mandou parar a medicacao, e entretando ja estou a menstruar. Fiquei muito desapontada pois so tinha um embriao. Estive de repouso absoluto 5 dias apos a TEC e nos dias posteriores voltei a vida normal, mas sem esforcos e sem stress. Nao consegui entender o que se passou para nao ter havido nidacao. Podia dar me alguma justificacao para o que aconteceu? Obrigada.
Bom dia Sra. Tânia. Infelizmente nem todo tratamento dá certo na primeira tentativa. Seu médico deve investigar outros fatores. Não desista!