Cerca de 30-40% das mulheres tem um sangramento leve após a transferência do embrião ao útero durante o tratamento de Fertilização In Vitro (FIV). Este sangramento ocorre no período que provavelmente está acontecendo a nidação, ou seja, o momento em que o embrião se fixa no endométrio. O nome técnico dado a este fenômeno é sangramento por implantação, que é bastante comum, porém sempre gera dúvidas e inseguranças para as pacientes. Por isso, aqui apresentamos uma série de respostas para as principais perguntas que recebemos sobre esse assunto.
Por que acontece o sangramento após a transferência do embrião?
O sangramento por implantação costuma acontecer nas primeiras semanas de gravidez quando o útero está muito irrigado e, por isso, pode sangrar com facilidade. Quando o embrião se fixa na parede interna do útero algumas veias e artérias que se conectam com o endométrio podem romper produzindo a perda de sangue.
Quando acontece o sangramento?
Aproximadamente entre seis e dez dias após a fecundação, coincidindo com período que em teoria a menstruação aconteceria se não houvesse gravidez. Isso também ocorre em casos de gravidez espontânea, no entanto, como não há certeza da existência do embrião no útero, como acontece durante o tratamento de FIV, muitas vezes o sangramento é confundido com a menstruação, razão pela qual muitos acreditam no mito de que é possível menstruar estando grávida.
Quanto tempo dura o sangramento?
Geralmente o sangramento dura de um a três dias com uma intensidade que costuma ser menor que a da menstruação normal, além disso a cor pode ser mais escura, similar à do fluxo dos últimos dias da menstruação.
O sangramento de implantação pode estar relacionado com aborto ou gravidez ectópica?
Não existe uma relação direta com o sangramento por implantação com o aborto ou gravidez ectópica, mas se quiser conhecer outras razões de sangramento na gravidez, temos um post que vai tirar suas dúvidas.
O que fazer se sangrar após a transferência do embrião?
Apesar de provavelmente ser algo normal, como comentamos anteriormente, para evitar qualquer risco e constatar que se trata da implantação, é recomendável consultar seu ginecologista e mantê-lo informado para descartar qualquer perigo para a gravidez.
Não sangrei na gravidez anterior e nessa sim, é normal?
Cada gravidez é única, por isso não existe um padrão fixo com relação a sangrar ou não no período de nidação. Pode acontecer para uma mesma mulher apenas em uma de suas gestações, em nenhuma ou em todas.
Ficou com alguma dúvida? Escreva sua pergunta nos comentários 🙂
110 Comentários
Fiz uma transferência dia 05/10, no 12º fiz um teste de sangue deu negativo, porem ontem começou a sair um sangue bem pouquinho, so que ja parou, sera que fiz o exame cedo de mais?
Olá Ivana,
O 12º dia pode ser muito cedo para o hormônio ser detectado no sangue. Você precisa ao menos esperar duas semanas.
Estaremos torcendo por você!
Eu fiz o exame de sangue com 12 que era dia 17 dias de negativo ,mas fiz outro dia 19 deu positivo deu 0,95.,mas depois veio um sangramento marrom preciso me preocupar com isso ou e normal?
Olá, boa tarde! Só o médico pode dar o diagnóstico preciso. O ideal é agendar uma consulta.
Oi doutor,
No dia 14/10 eu lhe enviei uma mensagem falando que eu ainda não havia sangrado.
E agora 9 dias após a transferência de embriões tive o tal sangramento estilo uma borra preta, sai pouquinho mais sai, meu médico pediu para manter o Ultragestan de 8/8.
Agora minha pergunta é normal sair essa borra mesmo?
É meu 3 tratamento que faço é nos 2 primeiros não tive sangramento nenhum, porém tb não tive gestação o que vc pode me dizer?
Olá Vanessa,
Você conversou com a equipe médica da clínica? Eles são as pessoas indicadas a responder esta pergunta porque estão acompanhando seu caso. Por aqui posso apenas dizer de forma genérica que pode existir o sangramento após a transferência por conta do processo de fixação do embrião no útero, e além disso, que o sangramento aconteça em uma gravidez, não significa que acontecerá em todas e vise-versa.
É importante que neste momento você esteja em contato com a equipe médica, ok? Com certeza eles poderão esclarecer muito melhor, já que estão acompanhando seu tratamento.
Boa sorte!
Ola Dr !
estou na minha 2 FIV….estou hoje no meu 10 dia após a transferência de 2 embriões. E somente hoje houve um corrimento tipo borra de café….é possível que a nidação ocorra após 10 dias da transferência dos embriões? Leio em muitos artigos que a nidação / implantação ocorre por volta do 7 dia após a transferência.
Obrigada pela ajuda.
Att
Ana
Olá Ana, o período pode variar um pouco estando os 10 dias dentro dessa variação. No entanto também é importante sempre manter a equipe que acompanha seu tratamento informada quando ocorrer o sangramento ligando para a clínica.
Estamos à disposição!
Boa tarde Dr. hoje faz nove dias após minha implantação, no sexto, sétimo e oitavo dia veio pouco sangramento na coloração escura, mas hoje completando quatro dias eu ainda continuo sangrando, não é o mesmo fluxo de uma menstruação normal, mas hoje é parece que está mais avermelhado. Estou muito agoniada, pq li a respeito da nidacão e vi q o período é de tres dias. Sei q não tem oq eu fazer a não ser esperar. Mas estou preocupada pq ja é o quarto dia e ainda continuo sangrando.
Maria, você precisa informar a equipe médica, a melhor forma de tranquilizar-se é informar tudo que está acontecendo nesse período para que os especialistas possam te orientar sobre como proceder. Procure não fazer esforços neste período.
Dr. quantos dias após a transferência de de embriões de D3 acontece a nidação e quantos dias após o hCG é detectado em exame? Fiz teste de farmácia clear blue q dizem ser bem sensível no D9 Eder negativo. Será q fiz cedo demais?
Olá Carla, é possível que você tenha feito cedo demais. É importante esperar duas semanas após a transferência para fazer o texte.