Cerca de 30-40% das mulheres tem um sangramento leve após a transferência do embrião ao útero durante o tratamento de Fertilização In Vitro (FIV). Este sangramento ocorre no período que provavelmente está acontecendo a nidação, ou seja, o momento em que o embrião se fixa no endométrio. O nome técnico dado a este fenômeno é sangramento por implantação, que é bastante comum, porém sempre gera dúvidas e inseguranças para as pacientes. Por isso, aqui apresentamos uma série de respostas para as principais perguntas que recebemos sobre esse assunto.
Por que acontece o sangramento após a transferência do embrião?
O sangramento por implantação costuma acontecer nas primeiras semanas de gravidez quando o útero está muito irrigado e, por isso, pode sangrar com facilidade. Quando o embrião se fixa na parede interna do útero algumas veias e artérias que se conectam com o endométrio podem romper produzindo a perda de sangue.
Quando acontece o sangramento?
Aproximadamente entre seis e dez dias após a fecundação, coincidindo com período que em teoria a menstruação aconteceria se não houvesse gravidez. Isso também ocorre em casos de gravidez espontânea, no entanto, como não há certeza da existência do embrião no útero, como acontece durante o tratamento de FIV, muitas vezes o sangramento é confundido com a menstruação, razão pela qual muitos acreditam no mito de que é possível menstruar estando grávida.
Quanto tempo dura o sangramento?
Geralmente o sangramento dura de um a três dias com uma intensidade que costuma ser menor que a da menstruação normal, além disso a cor pode ser mais escura, similar à do fluxo dos últimos dias da menstruação.
O sangramento de implantação pode estar relacionado com aborto ou gravidez ectópica?
Não existe uma relação direta com o sangramento por implantação com o aborto ou gravidez ectópica, mas se quiser conhecer outras razões de sangramento na gravidez, temos um post que vai tirar suas dúvidas.
O que fazer se sangrar após a transferência do embrião?
Apesar de provavelmente ser algo normal, como comentamos anteriormente, para evitar qualquer risco e constatar que se trata da implantação, é recomendável consultar seu ginecologista e mantê-lo informado para descartar qualquer perigo para a gravidez.
Não sangrei na gravidez anterior e nessa sim, é normal?
Cada gravidez é única, por isso não existe um padrão fixo com relação a sangrar ou não no período de nidação. Pode acontecer para uma mesma mulher apenas em uma de suas gestações, em nenhuma ou em todas.
Ficou com alguma dúvida? Escreva sua pergunta nos comentários 🙂
110 Comentários
Dr, não me contive e fiz um teste farmácia, tem 9 dias que fiz a transferia e só apareceu um listrinha?
Será que fiz muito precoce o teste ou teste de farmácia pra FIV não funciona?
#superansiosa?
Olá Michela, o teste de farmácia funciona para FIV, mas talvez ainda seja cedo para ter o resultado. Quando o teste é feito antes os níveis do hormônio ainda não são altos suficiente para serem detectados.
É difícil esperar, mas neste momento é preciso.
Fiz minha FIV dia 28/11. No dia 07/12 comecei sangrar, fiquei apavorada pensando que tinha perdido meus bebês. No dia 12/12 fiz o exame beta e deu positivo ???❤️. Liguei para meu médico e ele pediu para ficar de repouso deitada o máximo que eu conseguir, pois desde o dia 07/12 não parou de sangrar. Bom, estou de repouso e irei fazer outro exame beta na próxima segunda. Que Deus abençoe que corra tudo bem e os meus bebês estejam aqui bem quietinhos. ??
Olá Ariane, parabéns!!! Siga direitinho as instruções de repouso e tudo vai dar certo! Estamos feliz por você!!
Oii Ariane sou uma tenta te, gostaria de saber se deu certo sua gravidez.
Dr. Boa tarde. Estou no d8 após a transferência embrionária e desde o d6 estou com sangramento. No primeiro dia foi bem fraquinho, ontem senti MTA cólica e hj a cólica está mais fraca, mas percebi q o sangramento está mais vermelho. Pode ser sangramento de nidação ou indica algo mais grave? Comuniquei ao meu médico e ele me mandou continuar a medicação para cólica e repousar, mas só vai fazer a ultrassom quarta feira. Estou preocupada q seja algo mais grave e demore demais para diagnosticar.
Olá Rachel, você precisa seguir as instruções do médico, o repouso nessa situação e continuar com a medicação costuma ser a melhor solução mesmo. Estamos torcendo por você!
Olá Ddr,
Fiz transferência embrionária no dia 15 de dezembro e amanhã farei o exqmw sanguíneo para verificar se estou grávida ou não. No entanto, hoje veio um corrimento vermelho, será menstruação? Já fiz uma transferência e deu negativo, mas na altura tive mesmo a certeza que não estava grávida, pois tive aquilo a que posso chamar os meus sinais habituais de menstruação.
Obrigado pela atenção disponibilizada.
Bom dia doutor,
Fiz minha transferência dia 19 de dezembro 2016, beta para fazer em 28 de dezembro..
Fui receptora de óvulos, fiz a biopsia dos embriões transferi dois uma menina e um menino, já sou mãe de um menina de 19 anos, tenho 40 anos e meu atual marido tem translocação robertsoniana, por isso a biopsia e o fato de ter 40 anos optei pela ovodoação, no dia da FIV senti cólicas mas até agora nenhum sangramento, não sinto nada….por ansiedade ja fiz dois testes de famacia e negativam os dois…O FATO DE TER FEITO A BIOPSIA PODE AJUDAR NA IMPLANTAÇÃO? É NORMAL NAO SENTIR NADA?
Olá Jacqueline, nesta altura você já deve ter o resultado do seu tratamento. Sim que é normal não sentir nada, é o que acontece na maioria dos casos.
O fato de ter feito a biopsia não interfere, mas se a biópsia foi feita para analisar o embrião geneticamente, então as chances de engravidar são maiores por conta de ter sido feita uma análise mais profunda da saúde do embrião.