Cerca de 30-40% das mulheres tem um sangramento leve após a transferência do embrião ao útero durante o tratamento de Fertilização In Vitro (FIV). Este sangramento ocorre no período que provavelmente está acontecendo a nidação, ou seja, o momento em que o embrião se fixa no endométrio. O nome técnico dado a este fenômeno é sangramento por implantação, que é bastante comum, porém sempre gera dúvidas e inseguranças para as pacientes. Por isso, aqui apresentamos uma série de respostas para as principais perguntas que recebemos sobre esse assunto.
Por que acontece o sangramento após a transferência do embrião?
O sangramento por implantação costuma acontecer nas primeiras semanas de gravidez quando o útero está muito irrigado e, por isso, pode sangrar com facilidade. Quando o embrião se fixa na parede interna do útero algumas veias e artérias que se conectam com o endométrio podem romper produzindo a perda de sangue.
Quando acontece o sangramento?
Aproximadamente entre seis e dez dias após a fecundação, coincidindo com período que em teoria a menstruação aconteceria se não houvesse gravidez. Isso também ocorre em casos de gravidez espontânea, no entanto, como não há certeza da existência do embrião no útero, como acontece durante o tratamento de FIV, muitas vezes o sangramento é confundido com a menstruação, razão pela qual muitos acreditam no mito de que é possível menstruar estando grávida.
Quanto tempo dura o sangramento?
Geralmente o sangramento dura de um a três dias com uma intensidade que costuma ser menor que a da menstruação normal, além disso a cor pode ser mais escura, similar à do fluxo dos últimos dias da menstruação.
O sangramento de implantação pode estar relacionado com aborto ou gravidez ectópica?
Não existe uma relação direta com o sangramento por implantação com o aborto ou gravidez ectópica, mas se quiser conhecer outras razões de sangramento na gravidez, temos um post que vai tirar suas dúvidas.
O que fazer se sangrar após a transferência do embrião?
Apesar de provavelmente ser algo normal, como comentamos anteriormente, para evitar qualquer risco e constatar que se trata da implantação, é recomendável consultar seu ginecologista e mantê-lo informado para descartar qualquer perigo para a gravidez.
Não sangrei na gravidez anterior e nessa sim, é normal?
Cada gravidez é única, por isso não existe um padrão fixo com relação a sangrar ou não no período de nidação. Pode acontecer para uma mesma mulher apenas em uma de suas gestações, em nenhuma ou em todas.
Ficou com alguma dúvida? Escreva sua pergunta nos comentários 🙂
110 Comentários
Olá Dr,
Fiz transferência embrionária no dia 15 de dezembro e farei o teste sanguíneo amanhã, mas hoje apareceu um corrimento vermelho, será menstruação? Terei ainda hipótese de estar grávida? Já tinha feito outra tentativa in vitro e a dois ou três dias de fazer o teste veio o período menstrual. Aí tive mesmo a certeza de que não estava grávida, pois estava com todos os sintomas habituais anteriores ao período menstrual, mas agora não tive sintomas nenhuns e além disso, fiz transferência de 2 embriões e tinha algums esperança que pelo 1 embrião fixasse. Será ainda possível isto acontecer? Obrigada pela atenção disponibilizada.
Olá Paula, Estávamos de férias no BLOG. Como você está? espero que bem, nessa altura imagino que suas dúvidas já foram solucionadas.
Te desejo muita luz nesse ano novo!
Boa tarde Dr.
Por favor, precisamos de uma resposta um pouco urgente para acalmar nossos corações. O Dr. pode nos ajudar?
Minha esposa fez a FIV e o dia da Implantação foi dia 05/12 esse mês mesmo e no D11 descobrimos que felizmente, ela engravidou! Porém hoje, 26/12, ou seja, 21 dias após a transferência ela está com bastante cólicas e com corrimento em cor escura, sangue marrom.
Vi o Dr. falar que esse sangramento é normal considerando o tempo de nidação, ou seja, o dia que o embrião fixa no endométrio que na verdade são 9 ou 10 dias após a implantação, mas o que está nos deixando preocupados demais é o fato de que esse sangramento está acontecendo já no dia 21, ou seja, muitos dias após a implantação, inclusive muitos dias já da data em que minha esposa deveria ter menstruado.
Isso é preocupante Dr.??? É normal o sangramento após 21 dias? ou somente nos dias iniciais?
Aguardamos sua resposta ansiosamente. (O médico de minha esposa está nos Estados Unidos). =\
Aguardamos,
Muito obrigado Dr.
Olá Marcelo,
Peço desculpas pela demora, o blog esteve em período de férias. Espero que nesta altura já esteja tudo tranquilo com vocês. Nos casos de sangramento, mesmo que normalmente pode não ser nada, sempre é preciso informar a equipe médica sobre o ocorrido.
Olá Dr. Eu fiz a transferência dia 13/12. O sangramento de nidação aconteceu de 22 a 25/12. Mas já tive um pequeno sangramento, leve, algo que notei apenas no absorvente (pois estou usando ultrogestan e primogina). Não há presença de coágulos na urina, nem cólicas. Só um leve desconforto as vezes. Minha dúvida é se é normal esse sangramento após o período da nidação e o que pode estar provocando isso? Meu ultimo beta estava em 3069 ontem. Sei que é difícil um diagnostico assim, mas como ainda não tenho um(a) obstetra, só preciso de alguma orientação. Tenho consulta dia 10/01 na clinica para ecografia e mais um beta. Agradeço a atenção.
Olá Silvana, desculpe a demora em responder! Estávamos em período de férias no atendimento do BLOG. Sua consulta é amanhã! Espero que esteja tudo bem com você! Boa sorte
gostaria de saber se é possível fazer uma inseminação artificial, já estando gravida bem no começo ,e sem saber.
obrigado
Olá Sandra, não, se você já está gravida não é possível fazer um tratamento de inseminação artificial.
Boa tarde doutor.Eu estou no nono dia após a transferência de 3 embriões,tenho 36 anos e a minha indicação da fertilização foi devido a uma endometriose avançada . Hoje ao acordar (nono dia após FIV) por volta de 7 h da manhâ eu senti fortes dores no baixo ventre como se tivesse perdendo alguma coisa. Foi um pequeno sangramento tipo uma gota e se repete a cada vez que eu vou ao banheiro. Não me parece escuro e veio meio que misturado com o Utragestan.meu médico foi informado imediatamente e passou um comprimido de Buscopan composta e outro de 500 miligramas de Novalgina. Eu estou muito preocupada e triste com medo de ter perdido. A minha dúvida não é nem sobre o sangramento Porque eu conheço a nidação. É sobre a cólica intensa que senti cedo e agora estou aliviada após ter tomado a medicação, sentindo pequenos latejamentos. Tenho chances que dê tudo certo no dia do Beta e eu fique gràvida comk tanto sonhamos? Obrigada pela atenção
Bom dia Renata, o importante é que você fez o correto em consultar o seu médico. A indicação para você é continuar seguindo as instruções deles e não fazer esforços neste período.
Te desejamos muita sorte!