agosto 17, 2023

Scratching endometrial (Procedimento da Injúria Endometrial)

Scratching endometrial (Procedimento da Injúria Endometrial)

Comitê Editorial IVI Salvador

Scratching endometrial, ou procedimento de injúria endometrial, nada mais é do que um procedimento realizado no consultório, com uma cânula de biópsia de endométrio ou por Histeroscopia. O termo em inglês pode soar estranho ou até assustar, mas não precisa de nada disso! Na tradução literal do termo, seria mesmo uma “coçadura” endometrial. Ou seja, uma espécie de raspagem endometrial realizada de forma calculada e proposital.

O que é o scratching endometrial?

De acordo com os estudos e as técnicas da medicina, injúria caracteriza-se como um trauma causado por um fator externo ao organismo da pessoa. Nesse caso, a injúria endometrial se caracterizará por essa leve raspagem da camada mais interna do útero, o endométrio, gerando uma delicada lesão, por isso recebe esse nome.

O objetivo do procedimento é, através dessas micro lesões provocadas, fazer com que o endométrio trabalhe para se recompor, criando um espessamento mais volumoso.

“O procedimento de Scratching endometrial tem sido realizado com bastante frequência em pacientes que estão em tratamentos de reprodução assistida. Isso porque, com o melhor espessamento da parede endometrial, segundo os estudos, as taxas de sucesso de implantação são maiores”, explica o Dr. Fábio Vilela, do IVI Salvador.

Como é realizado?

Para que o objetivo esperado tenha chances maximizadas, o procedimento de Scratching endometrial (Procedimento da Injúria Endometrial) preferencialmente precisa ser realizado no ciclo anterior ao da transferência embrionária, entre o 21º e 26º dia do ciclo.

O procedimento pode ser realizado dentro do consultório médico, com um catéter flexível fino. Em alguns casos, também pode ocorrer durante a histeroscopia (um exame ginecológico de imagem feito com o objetivo de ver o interior do útero e canal endocervical), com uma pinça de biópsia especial.

Por ser praticamente indolor, de modo geral, as pacientes não precisam de sedação para se submeterem ao procedimento da injúria endometrial. Em casos bem mais raros e específicos, algumas mulheres necessitam de anestesia.

Este é um procedimento simples e seguro. Portanto, não são esperados efeitos adversos. A complicação mais comum que normalmente pode se verificar é um pequeno sangramento durante e após o procedimento. Podem ocorrer dor pélvica e cólica, que, no geral, melhoram após administração de analgésicos por via oral.

Em casos muito raros, pode ocorrer infecção (chamada endometrite) após o exame, devido à ascensão de bactérias presentes na flora vaginal para o útero.

Quem deve se submeter ao Scratching endometrial

A injúria endometrial é indicada para as pacientes que já apresentaram falhas de implantação em ciclos de Fertilização In Vitro (FIV) anteriores. Mas também é uma técnica que pode ser realizada por todas as mulheres que ainda irão se submeter aos tratamentos de reprodução assistida.

“A indicação e a opção por qual o melhor caminho a seguir nessa busca pelo sonho da maternidade, é sempre fruto do diálogo do médico com a paciente e leva em conta o contexto, os dados pessoais daquela mulher, a idade, se já houve tentativas. Não existe um procedimento padrão. Cada paciente é diferente e cada tratamento será individualizado”, conta Dr. Fábio.

Resultados do procedimento

Embora o Scratching endometrial (Procedimento da Injúria Endometrial) não deva ser indicado como um padrão (afinal, quem vai definir a melhor conduta para cada caso é o médico especialista), estudos já publicados na literatura médica mostram a sua eficiência.

Se realizado corretamente, no momento correto, no ciclo anterior ao da transferência, os resultados são animadores. Mas fica o alerta: a injúria não deve ser realizada no mesmo ciclo da transferência do embrião, pois os estudos mostraram que a taxa de gravidez foi nula.

Entretanto, seguindo o protocolo, as datas e o passo a passo, a injúria endometrial tem sido considerada a técnica que oferece os melhores resultados quando o assunto é a implantação, chegando a aumentar em até 70% as taxas.

Como surgiu o Scratching endometrial (Procedimento da Injúria Endometrial)

A hipótese de que a injúria endometrial tenha alguma influência sobre a taxa de implantação surgiu a partir da publicação de um artigo com 12 mulheres submetidas a biópsia endometrial em um ciclo anterior ao ciclo de preparo endometrial para transferência de embrião congelado, que apresentaram um aumento expressivo das taxas de gravidez. Os primeiros estudos relacionados ao tema foram publicados em 2003 pelo pesquisador Narash.

Surgiram, então, diversos estudos comparando o desfecho do tratamento, quanto às taxas de implantação embrionária, o número de nascidos vivos, de gravidez bioquímica, de gravidez múltipla, entre as pacientes com repetidas falhas de implantação embrionária submetidas à biópsia endometrial e as que não realizaram o procedimento.

Como ocorre a implantação embrionária?

De fato, o processo de implantação embrionária é um dos temas mais estudados na medicina reprodutiva. O endométrio, que é a camada que reveste o útero internamente e onde ocorre a implantação, apresenta diversas particularidades e se modifica intensamente de acordo com a fase do ciclo menstrual.

De todo modo, o mecanismo pelo qual a injúria endometrial aumenta a taxa de implantação do embrião parece permanecer obscuro. O que se acredita, é que essa pequena lesão produzida, provoca a produção de diversos mediadores químicos, que favorecem ao sucesso da implantação.

“A medicina reprodutiva tem se beneficiado de tantos estudos e atualizações que melhoram a vida das mulheres que sonham aumentar a família. Não só o Scratching endometrial, mas tantas outras técnicas surgem e passam a fazer parte das opções viáveis para um tratamento. É animador ver sonhos se tornando realidade”, conclui o Dr. Fábio Vilela. O IVI Salvador realiza este e outros procedimentos. Ligue e agende a sua consulta.

Seja qual for o seu caso, na IVI somos especialistas em medicina reprodutiva e cada tratamento é personalizado de acordo com o diagnóstico de cada paciente. Graças a isso, ajudamos no nascimento de mais de 250.000 bebês. Se você deseja realizar o seu sonho de ser mãe, você pode entrar em contato ligando ou preenchendo o formulário para agendar uma consulta na IVI, e nossa equipe entrará em contato com você.

Solicite informação sem compromisso:

Comentários estão fechados.

Solicite informação sem compromisso

A IVI trata seu banco de dados de forma confidencial e não o compartilha com outras empresas.

Enviando
Obrigado por nos contatar
Voltar ao topoarrow_drop_up