Com o objetivo de conscientizar as mulheres da importância de incorporar a avaliação da fertilidade a partir dos 30 anos dentro da rotina de exames ginecológicos estamos em campanha no BLOG do IVI junto com os blogs Almanaque dos Pais, Mamy Antenada, Mãe à Flor da Pele e Trocando Fraldas. É fácil prevenir complicações de fertilidade, pois a partir de uma amostra de sangue é realizado um dos exames mais comuns para a avaliação da fertilidade, o FSH. Esse exame mede os níveis do hormônio folículo-estimulante e normalmente está coberto pelos planos de saúde.
O FSH é um hormônio produzido na glândula hipófise. O exame que leva o nome do hormônio indica a dosagem de FSH para auxiliar no diagnóstico de distúrbios que influenciam na fertilidade. Apesar de conhecido por ser solicitado para avaliar a fertilidade feminina, a dosagem de FSH também pode ser útil para avaliar casos de infertilidade masculina, auxiliando na determinação de causa da baixa contagem de sêmen.
Nas mulheres o exame FSH é realizado entre o 3º e o 5º dia do ciclo menstrual, sendo que o primeiro dia do ciclo é considerado o primeiro dia da menstruação. Tecnicamente o objetivo é auxiliar na avaliação da reserva ovariana, ou seja, a qualidade e quantidade de óvulos. Valores menores indicam melhor reserva.
Tabela de indicador FSH
Resultado | Indica |
Até 5 | Excelente reserva ovariana |
5 – 10 | Boa reserva ovariana |
10 – 15 | Reserva ovariana diminuída |
+ 15 | Baixa reserva ovariana |
Obs. Quando a mulher atinge a menopausa, os níveis de FSH aumentam.
Como é realizado o exame FSH?
A avaliação do FSH é realizada a partir de uma amostra de sangue e pode ser solicitada pelo ginecologista. Os resultados desse exame podem variar dependendo do momento do ciclo menstrual, por isso existe uma recomendação do período ideal de realizá-lo e, é possível que para confirmar os resultados, o ginecologista solicite repetir o exame.
O que fazer se os resultados indicam baixa reserva ovariana?
O FSH é o primeiro passo para investigar se existem alterações hormonais. Por isso ao detectar indícios de uma baixa reserva ovariana, o ginecologista irá encaminhar a paciente a um especialista em reprodução humana.
Quais são as causas dos problemas ovulatórios mais frequentes?
- Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
- Idade avançada, que para sistema reprodutivo é considerada a partir dos 35 anos
- Problemas de tireoide
- Obesidade, que pode provocar irregularidades hormonais
- Cigarro, que diminui 3 vezes a capacidade reprodutiva e provoca a menopausa precoce
15 Comentários
Quando or resultado da progesterona da 2190 o quer ciguinifica er prolactina30.00 da 30.00
A pílula do dia seguinte interfere no resultado do FSH? Deve fazer o exame após quanto tempo de uso?
Bom Dia. Recomendamos que você faça consultas com um médico especialista que possa responder às suas perguntas médicas. Se você estiver interessado pode ligar para 71 3014 9999. Atenciosamente
MEU RESULTADO DEU 141,55mUI/ML
Bom dia. O ideal é fazer uma avaliação médica.
Bom dia. O ideal é fazer uma avaliação médica.
O meu resultado foi 3,23 tenho 38 anos
Se não pensa em engravidar por enquanto, o ideal é o congelamento de óvulos para vocês ser mãe no futuro.