Solicite mais informações

Período fértil: Quando estou ovulando?

período fértil

Ter o conhecimento do próprio ciclo menstrual é fundamental e forma mais confiável de calcular seu período fértil, pois não é possível adotar uma calculadora da fertilidade de forma padronizada já que cada mulher é diferente. Para saber quando está ovulando primeiro é preciso saber a duração completa do ciclo menstrual e diminuir 14 dias. Por exemplo, se o ciclo dura 30 dias, o dia da ovulação seria aproximadamente o dia 16, se o ciclo é de 24 dias, a ovulação estaria em torno do dia 10 e assim sucessivamente.

No entanto, ter menstruado não necessariamente significa ter ovulado, por isto após um ano de tentativas de engravidar, é importante procurar um especialista em reprodução humana para uma investigação completa dos fatores que estão afetando a demora em conseguir a gravidez.

 

Entendendo as fases do ciclo menstrual

Cada ciclo menstrual o corpo da mulher se prepara para engravidar e oferecer boas condições para o embrião se instalar no útero e evoluir à feto e finalmente nascer. Primeiro os óvulos se desenvolvem e se preparam para serem fecundados.

O inicio de cada ciclo é o primeiro dia da menstruação e o final é o dia anterior do inicio da próxima menstruação.

O mais comum é o ciclo menstrual que dura 28 dias, mas também são considerados normais os ciclos de 24 a 35 dias. Apesar dos ciclos poderem variar com relação à quantidade de dias, sempre está composto de 3 fases:

 

  • Fase folicular ou proliferativa: Entre o primeiro e o décimo terceiro dia do ciclo ocorre o crescimento folicular, muitos folículos crescem sendo que cada um contém um óvulo. No final deste processo apenas um deles é “escolhido” para completar sua evolução e ser liberado, enquanto os folículos restantes vão minguar. Enquanto isso acontece o engrossamento ou proliferação do endométrio, que é a capa interna do útero onde o embrião será instalado. O corpo está se preparando para oferecer as condições adequadas para a gravidez.
  • Ovulação: Entre os dias 14 e 15 do ciclo, o folículo se rompe e libera o óvulo para seu amadurecimento. A fecundação acontecerá se o óvulo estiver maduro e durante este período um espermatozoide que chegue pela trompa de Falópio conseguir penetrá-lo.
  • Fase lútea ou secretora: A última fase do ciclo tem uma duração aproximada de 12-14 dias, onde o aumento da produção do hormônio progesterona provoca mudanças no endométrio para que o mesmo esteja receptivo ao embrião.
Compartilhar Facebook Twitter Google +